10 de março de 2006

Antevisão da 26ª Jornada

A jornada 26 do nosso campeonato começa hoje e logo com o lider FC Porto a deslocar-se ao terreno do Vit. Setúbal. Os sádinos já não vencem os dragões à algumas decádas no Bonfim, mais precisamente 22 anos, tendo saido derrotados consecutivamente nas últimas cinco épocas. O FC Porto, da início em Setúbal a um rol de saidas difíceis até ao fim do campeonato. Tem ainda Coimbra, Alvalade, Penafiel e Boavista, este na última ronda. Os dragões levam dois pontos de vantegem sobre o segundo classificado e não se podem dar ao luxo de desperdiçarem pontos, até porque neste momento não possuem vantagem directa sobre nenhum dos outros dois adversários directos, sendo que em caso de igualdade pontual com o Benfica, o FC Porto sairá sempre a perder. O Vitória quer apagar a má imagem deixada a semana passada em Guimarães, onde foram copiosamente goleados, pelo Vitória local por 4-0. Marco Tábuas é já uma baixa confirmada e no seu lugar jogará o reforço de inverno Rubinho. Do lado dos azuis e brancos, Paulo Assunção volta aos convocados depois de um jogo de castigo por ter visto o quinto amarelo e Diego continua de fora, dando cada vez mais a entender que no final da época rumará a outras paragens. O reforço de inverno Anderson, que fez a sua estreia no campeonato, na passada ronda frente ao Nacional, volta a estar entre os eleitos para o Bonfim.

O Sporting vai amanha defrontar a melhor equipa desta segunda volta, o Boavista. Com um saldo de 7 vitórias e 1 empate os comandados de Carlos Brito querem trazer os três pontos de Alvalade. Mas pela frente vão encontrar um Sporting moralizado pelo facto de poder alcançar ou ultrapassar o FC Porto na tabela e que tambem tam feito um trajecto em tudo igual ao dos axedrezados, 7 vitórias e 1 empate, este em Alvalade frente ao Marítimo. O leão Koke, poderá estrear-se nos titulares depois dos dois golos apontados ao Gil Vicente na última ronda. Tambem Liedson e Caneira estão de volta aos convocados, e possivelmente ao onze. Carlos Maritns é a única dúvida. Do lado do Boavista, Carlos Brito tem algumas baixas de vulto, começando na defesa, onde Cadú e Helder Rosário não vão poder dar o contributo à equipa, assim como João Pinto que viu o quinto amarelo no jogo com o Braga. Esta será talvêz a baixa mais importante dos axedrezados, tanto mais que João Pinto é o melhor marcador do Boavista com 9 golos. O Boavista joga tambem o seu futuro no que a competições europeias diz respeito, não querendo atrasar-se na luta por um lugar na Taça UEFA.

O Benfica tem talvêz o desafio mais fácil dos três grandes. Vai receber na Luz a Naval, que vem procurar pontos para garantir a permanência. O Benfica vem do rescaldo da Liga dos Campeões, onde eliminou com categoria o Liverpool, e não quererá perder pontos para o primeiro classificado, pois este ainda tem jogos difíceis pela frente. Os encarnados não se apresentam na maxima força, pois Petit continua lesionado e não sabe se consegue recuperar a tempo de defrontar o Vit. de Guimarães para a Taça de Portugal. Os figueirenses continuam a sualuta incessante pela permanência e na última ronda conseguiu uma excelente vitória frente ao Marítimo, em jogo de estreia de Rogério Gonçalves no banco. Vamos vêr como se comporta as equipas, pois nesta fase do campeonato, embora com objectivos muito diferentes, nenhuma pode escorregar, por forma a ver hipotecados os objectivos.

No resto da jornada, a Académica recebe o condenado Penafiel. Os durienses têm o destino traçado, enquanto que os estudantes procuram respirar melhor na luta pela manutenção. Depois da vitória da última ronda, em Leiria, a Académica saltou algumas posições, mas mesmo assim não pode estar descançada, pois basta um deslize para cair em zona proibida.

O Gil Vicente vai receber a União de Leiria. Os gilistas são uma das cinco equipas que neste momento têm 27pts, e se o campeonato terminasse hoje, desceriam de divisão, pois perdem no confronto com Estrela e Paços de Ferreira, que são as equipas que se situam acima da linha de agua. Por isso não podem ter mais nenhum deslize e em semana conturbada, que originou a demissão de Ulisses Morais do comando tecnico, depois de uma desavença com o Presidente antes do jogo de Alvalade, as coisas não estão nada calmas para esses lados, o que pode pesar no comportamento em campo da equipa. A União continua tranquila no oitavo lugar, mas tambem não pode baixar já os braços, pois apenas cinco pontos a separam da zona de descida.

Marítimo e Rio Ave são duas equipas aflitas neste momento. No ínicio da época nada pazia prever que estas equipas lutassem para não descer. O Rio Ave viaja para a Madeira, sob o signo da vitória sobre o Belenenses na última ronda, o que fez a equipa passar de penúltimo para 10º classificado, mas apenas com dois pontos a mais que um lote de cinco equipas que seguem no seu encalço. Portanto qualquer deslize pode ser tambem fatal para os vilacondenses. Os madeirenses por seu lado, querem apagar o mau resultado que trouxeram da Figueira da Foz na ronda passada, até porque os 30 pontos alcançados tambem não dão azo a descanços e podem ser insuficientes, para garantir uma posição tranquila no final desta ronda em caso de derrota.

Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães vão tambem jogar mais uma cartada importante nesta luta incrivel pela permanência. Ambas as equipas possuem neste momento 27 pontos, mas os pacençes ocupam o 13º lugar, enquanto que os vitorianos o 17º. Vítor Pontes tem feito um trabalho de reabilitação notável e espera-se nova vitória vimaranense no domingo. Benachour é a única baixa para este jogo.

Nacional e Estrela da Amadora vão defrontar-se na Madeira. Os estrelistas são a quinta equipa do lote que tem 27 pontos e podem, em caso de vitória, sair beneficiados com os outros resultados das equipas que os acompanham na tabéla. Quanto ao Nacional, não quererá ver-se cada vez mais afastado do principal objectivo da época, que é a classificação para uma competição europeia. Para isso necessita de vencer e esperar queo Boavista não pontue em Alvalade, por forma a poder ultrapassar os axedrezados. O Nacional tem vindo claramente a perder gás e desde a altura em que o seu presidente disse que o clube ao nível do Sporting, em termos de objectivos para esta época o maximo que conseguiu foi uma vitória frente ao último classificado, o Penafiel, e um empate frente ao Vitória de Guimarães a uma bola. De resto três derrotas, frente ao Sporting, U. Leiria e FC Porto, duas delas bem pesadas: 1-4 em casa, frente à União e 3-0 no Dragão, na passada semana. Nestes conco jogos, o Nacional conseguiu marcar 4 golos e sofrer 10. Pelo meio mais uma derrota, esta frente ao Benfica na Taça de Portugal, nas grandes penalidades. De facto muito pouco, para quem se queria elevar ao patamar leonino.

Por último, Belenenses e Sp. de Braga jogam apenas na 2ª feira. Os azuis do Restelo, tambem jogam muito da época neste jogo, pois estão logo acima do lote de equipas com 27pts, o que pode fazê-los cair algumas posições, em caso de um resultado menos positivo. O Sp. de Braga, continua na luta por um lugar na Champions da proxima época. Para isso têm que vencer e esperar que o Benfica não vença no Domingo. Vai ser um jogo emocionante, por tudo aquilo que o envolve.A Sport Tv, vai transmitir hoje o Vit. Setúbal-FC Porto, as 21:30, amanha o Marítimo-Rio Ave, as 19h, no Domingo o Benfica-Naval as 19:45h e na segunda feira, o Belenenses-Sp. de Braga as 20:30h. A cargo da TVI está o Sporting-Boavista de Sábado, as 21:15h.

1 comentário:

Anónimo disse...

Venha a Naval! Neste momento é mais importante que o Barcelona...

Saudações