15 de março de 2006

Hoje é dia de Taça.

Hoje jogam-se os quartos de final da Taça de Portugal. Esta eliminatória, já só apresenta clubes da I Liga e os jogos são os seguintes:

Benfica-Vit. Guimarães
Maritimo-FC Porto
Académica-Sporting
Vit.Setúbal-Boavista

Os campeões nacionais vão ter um difícil embate frente ao Vit. Guimarães. Estes dois clubes encontraram-se recentemente para o campeonato e a equipa de Vítor Pontes venceu por 2-0. Este jogo é diferente e o Benfica tráz a moral da Champions, mas na última ronda do campeonato, cedeu um comprometedor empate frente à Naval, em pleno Estádio da Luz. Por seu turno, os vimaranenses, tambem empataram na última ronda em casa do Paços de Ferreira, adversário directo na luta pela permanência. Ambas as equipas estão desfalcadas de elementos preponderantes. O Benfica não vai poder contar com Léo, que sofreu uma contusão no tornozêlo, no jogo com a Naval, assim como Alcides, que tambem se lesionou no mesmo jogo. Estão de regresso a equipa, Nelson, Luisão que recuperou da lesão que o afastou do jogo de Domingo, Petit e prevê-se que seja Quim a ocupar a baliza encarnada. Do lado do Vitória, vão estar ausentes quatro dos habituais titulares: Geromel, Svard, Wesley e Banachour. O jogo realiza-se as 20:45 e tem transmissão em directo na RTP1 e será arbitrado por Jorge Sousa.

Os líderes do Campeonato, têm uma difícil deslocação aos Barreiros, para defrontar o Marítimo. O FC Porto vem fazendo um campeonato tranquilo e vai querer tambem vencer esta competição. Para isso tem que afastar a equipa maritimista, que estão a passar por uma fase conturbada, em termos de campeonato e em termos de treinador: Paulo Bonamigo foi demitido do cargo de treinador depois do empate caseiro frente ao Rio Ave e o seu substituto, para já, é João Abel, que já esta habituado a estas situações. O Maritimo tambem recentemente defrontou o FC Porto, no Dragão e saiu derrotado por 1-0, golo de Raúl Meireles, que não vai poder dar o contributo a equipa hoje. No jogo da primeira volta, nos Barreiros, terminou com um empate a 2 bolas. O Marítimo não vai poder contar com o goleador Zé Carlos que não recuperou de uma lesão e Sergipano que ficou de fora por opção tecnica. Quanto ao FC Porto, vai estar com a artilharia toda, apenas não podendo contar com o já referido Raúl Meireles e Diego que continua ausente das convocatórias, Helton e Jorginho que não recuperaram das lesões que os apoquentam. De regresso ao onze deve estar o eslovaco Marek Cech, para ocupar a vaga de Raúl Meireles no meio campo e Alan que tambem foi convocado por Adriaanse. O jogo realiza-se as 18:30h e será dirigido por Lucílio Baptista.

O Sportig desloca-se a Coimbra para defrontar uma Académica moralizada pelos últimos resultados. Os estudantes querem seguir em frente na Taça, mas os leões têm o mesmo objectivo. Mas o jogo não será fácil, como não foi o jogo para o campeonato. Na altura os leões venceram por 0-3, mas o resultado não demonstra aquilo que foi o jogo. Paulo Bento vai fazer algumas alterações, umas por castigo outras por devido a lesões. Assim Tonel e Sá Pinto, não vão jogar, devido ao quinto amarelo, que lhes deu um jogo de suspensão, Caneira tambem fica de fora por lesão e Carlos Martins e Koke, completam o rol de ausências. Nos seus lugares deverão entrar Hugo, que regressa assim ao onze leonino e formara dupla com Polga, Romagnoli tambem deve ser titular para ocupar a vaga de Sá Pinto, Tello deverá voltar a posição de defesa esquerdo, Nani entrará para o lugar de Carlos Martins e Deivid deverá voltar a fazer dupla com Liedson na frente de ataque. Do lado dos estudantes, Nelo Vingada tambem tem algumas ausências de vulto no plantel. Assim Pedro Roma fica de fora por opção tecnica e no seu lugar jogará Dani, como tem sido hábito. Filipe Teixeira fica de fora por castigo, depois de ter visto o quinto amarelo no jogo com o Penafiel, Dionattan fica de fora tambem por opção tecnica, mas N'Doye, Sarmento e Nuno Luís, são jogadores que ficam de fora devido a lesões, das quais não recuperaram. O jogo terá lugar as 20:30 e terá a arbitragem a cargo de Paulo Paraty.

Por último, Vit. Setúbal e Boavista, defrontam-se hoje no Bonfim, no jogo que reedita a meia final da última época, em que os sádinos sairam vencedores por 2-1, com golos de Meyong e Bruno Ribeiro, tendo Zé Manuel apontado o golo dos axedrezados. Nesta época as coisas estão um pouco diferentes para os dois lados. O Boavista vem com um registo impressionante nesta segunda volta tendo um pecúlio de sete vitórias, um empate e uma derrota, na última ronda frente ao Sporting, com 13-3 em golos. E foi precisamente no Bonfim que o Boavista deu ínicio a esta fase, com uma vitória por 2-0 com golos de Zé Manuel e Manuel José, no último quarto de hora da partida. O Vitória, depois da saida de Norton de Matos, nunca mais foi a mesma equipa, e vai coleccionando maus resultados por onde passa. Nesta segunda volta já foi goledo duas vezes, em Barcelos por 5-0 e mais recentemente em Guimarães por 4-0. O pecúlio sádino cifra-se em 3 vitórias e 6 seis derrotas com 7-17 em golos. Muito mau mesmo. Na última ronda os sádinos receberam o FC Porto, equipa que já não vencem em casa a 22 anos, com a particularidade de terem somado derrotas nos últimos seis anos. O Vitória no entanto, é o detentor do trofeu e tudo fará para voltar a estar presente na final e voltar, se possivel, a vencer. Adalto e Fábio são as principais ausencias do Setúbal devido a lesões e Nandinho esta de regresso depois de ter estado ausente, devido a uma amigdalite. Do lado Boavista, João Pinto Cadú e Tiago estão de regresso depois de terem cumprido um jogo de castigo. O único ausente continua a ser Helder Rosario. O jogo será as 15h e será arbitrado por Pedro Proença.

Sem comentários: