14 de maio de 2007

Vit. Setúbal 0-1 SL Benfica

Estádio: Estádio do Bonfim
Espectadores: 6.352
Árbitro: Jorge Sousa

Vit. Setúbal: Milojevic, Janício, Aurí, Hugo, Verissímo e Bruno Ribeiro, Binho, Rui Dolores, Amuneke e Varela, Ayew.
Treinador: Carlos Cardoso. Jogaram ainda: Kim e Mádior.

SL Benfica: Quim, Nelson, Anderson, David Luiz e Léo, Petit, Katsouranis, Karagounis e Rui Costa, Dérlei e Miccoli.
Treinador: Fernando Santos. Jogaram ainda: Mantorras, Paulo Jorge e João Coimbra.

Apesar de uma exibição fraquinha por parte do Benfica, a vitória foi justa. Mais uma vêz Miccoli foi fundamental no resultado e rebate assim os rumores que o colocam no FC Porto.

O engenheiro voltou a apostar no onze que venceu a Naval, para este jogo frente ao Vit. Setúbal, apenas operando uma alteração: o regresso de Anderson ao eixo defensívo após castigo, e a subida de Katsouranis para o miolo, formando assim o losango, com Dérlei na frente ao lado de Miccoli. Do lado do Setúbal, onde só a vitória interessava, Carlos Cardoso, apresentou uma equipa ultra-defensiva, com três centrais e dois trincos, Binho e Rui Dolores. Por isso, o jogo foi fraquinho do príncipio ao fim.
Ainda assim, foi o Vit. Setúbal a dispôr de uma excelente oportunidade para marcar, logo aos 6 minutos, quando Varela conseguiu passar por David Luiz e Léo, mas depois atirou ao lado. Num jogo lento e sem criatividade de parte a parte, o Benfica respondeu com a cabeça de Dérlei aos 8 minutos, mas a bola saíu por címa da trave da baliza sadina. O jogo era vivido longe das balizas, com mais luta no centro do terreno, onde Petit não deu um centímetro de espaço a Amuneke, uma das unidades mais perígosas do conjunto setubalense. Ainda assim, o Setúbal afigurou-se ligeiramente mais perígoso nos minutos iníciais, e David Luiz teve que se esforçar ao minuto 11, para não permitir o golo a Ayew, que já se preparava para marcar.
Numa primeira parte cinzenta, a contrastar com a necessidade de ambas as equipas terem que vencer para manterem intactas algumas esperanças, no caso do Benfica de ainda chegar ao título, no caso do Setubal, de alcançar a manutenção, os encarnados tiveram o seu primeiro remate á baliza de Milojevic, ao minuto 26, e por intermedio de Miccoli, mas a bola saíu á figura do guardião sádino. A melhor oportunidade de golo de toda a primeira parte, surgiu para o Benfica, no minuto seguinta, com Dérlei a ganhar a bola, depois de Rui Costa ter visto bem a sua desmarcação, mas depois de entrar na área, o brasileiro permitiu a defesa de Milojevic, que foi rápido a sair, fazendo bem a mancha. Até ao intervalo, o jogo continuou no mesmo rame-rame, e com a conjuntura de resultados que se verificavam ao intervalo, o Vit. Setúbal tinha alguma vantagem na luta pela permanência, pois Beira-Mar e Desp. Aves estava a perder, o que favorecia os setubalenses, pois em caso de igualdade pontual entre os três clubes, o beneficiado será a equipa de Carlos Cardoso, por causa do confronto directo entre os três emblemas. No que dizia respeito ao título, as coisas ainda assim estava baralhadas, com o Sporting líder, devido ao golo de vantagem em Coimbra, e devido á derrota do FC Porto em Paços de Ferreira.

Miccoli: golo que ainda pode valer o título


No segundo tempo, as equipas entraram iguais, mas a disposição foi algo diferente. Mais perto das balizas agora, o Setúbal foi o primeiro a criar perígo, tendo mesmo a melhor oportunidade de golo de todo o jogo ao minuto 52, depois de Kim, que tinha entrado um minuto antes, ter rematado na sequência de um canto, com Quim em grandes dificuldades, e Léo a afastar já em cima da linha de golo. Este lance parece ter acordado os jogadores do Benfica que começaram a imprimir mais velocidade ao jogo, e a encostar o Vit. Setúbal ao seu meio campo. Dérlei deu o seu lugar a Mantorras ao minuto 59, mais uma vêz debaixo de um enorme coro de assobíos, devido ás oportunidades desperdiçadas no primeiro tempo.
A melhor oportunidade de golo para o Benfica surgiu ao minuto 63, e pelos pés de Miccoli, que depois de ganhar bem a bola e conseguir-se isolar, bateu ao lado da baliza de Milojevic. O treinador setúbalense, alterou um pouco o esquema de jogo, fazendo sair Hugo e entrando Mádior, e o Setúbal criou algumas situações de embaraço para a defesa encarnada, com Amuneke, agora mais adiantado, no centro das atenções, primeiro com David Luiz a roubar-lhe uma bola in extremis, atirando para canto, depois de bem desmarcado por Varela, e na sequência do canto, a cabecear sozinho, depois de assistência de Binho. O Benfica não baixou os braços e retomou o domínio do jogo. Katsouranis deu o seu lugar a Paulo Jorge, passando o Benfica a jogar em 4x3x3, e com mais velocidade. Miccoli voltou a ter uma excelente oportunidade de golo, depois de tornear a defesa setubalense, mas voltou a rematar ao lado.
E tantas vezes o cântaro vai a fonte, que acaba por partir. A dez minutos do fim do jogo, Miccoli responde a um passe de grande qualidade de Karagounis a rasgar a defesa setubalense e depois de sentar Janício na esquerda, atirou para o fundo das redes de Milojevic, com a bola ainda a bater no guardião setubalense. Com este golo, as coisas alteravamse para o Vitória, que passava assim a ser o último classificado, e o Benfica aproximava-se do FC Porto, que já tina chegado ao empate em Paços de Ferreira. O Setúbal ainda tentou uma resposta, com Varela a furar pela defesa benfiquista, mas o centro não encontrou ninguém na área para encostar. Minutos depois o jogo chegou ao fim, com a vitória a ser feliz para o Benfica, embora justa por tudo aquilo que se passou num dos jogos mais fracos da equipa de Fernando Santos.
As decisões, tanto do título como da descida de divisão, ficaram assim adiadas para a última jornada.

O Melhor em Campo.

* Dentro de tanta insipidêz em ambos os conjuntos, volto a destacar a acção do "pequeno bombardeiro" Fabrizio Miccoli. Depois dos rumores que davam como certa a sua ida para o FC Porto, por troca com Pepe, o italiano deu mais uma prova de benfiquismo e voltou a assinalar o golo da vitória, atingindo os 10 golos no campeonato, sendo já o segundo melhor marcador encarnado. Numa segunda parte melhor que a primeira, Miccoli dispôs de duas excelentes ocasiões para marcar, e á terceira foi de vez, deixando o Benfica com o sonho de ainda ser campeão na última jornada.

* Gostava também de destacar dentro do conjunto encarnado, as exibições de Petit, Rui Costa e Karagounis, que foram essenciais no meio campo. Petit segurou Amuneke de forma exemplar nos primeiros 45 minutos, tendo inclusivé lançado o ataque por diversas situações. Rui Costa, por sua vez pautou bem o jogo e deu a Dérlei a melhor oportunidade de golo do primeiro tempo. Karagounis é um excelente jogador para guardar a bola, pois protege muito bem o esférico com o corpo. Se, aliado aos excelentes recursos técnicos, tivesse rapidez de execução sería melhor do que já é. Esteve em bom plano no lance do golo, com excelente visão de jogo, desmarcando Miccoli no espaço vazio.

O Positivo do Jogo.

* Com esta vitória o Benfica ainda pode sonhar com a conquista do título. Com a conjuntura de resultados que se verificaram no término da ronda, os encarnados ficaram a dois pontos do FC Porto e mantiveram a diferença de um ponto para o Sporting. A última ronda, no Estádio da Luz, frente á Académica, pode ser de festa.

* São já 20 os jogos sem perder desta equipa liderada por Fernando Santos. A última derrota para o campeonato aconteceu a 18 de Novembro em Braga. Daí até ao momento verificaram-se 14 vitórias, contando com a vitória frente ao Belenses em jogo em atraso da primeira ronda, e 6 empates, estes sim, a penalizar o conjunto benfiquista, princípalmente os três empates verificados contra FC Porto, Sp. Braga e Beira-Mar.

O Negativo do jogo.

* A abordagem ao mesmo por ambas as equipas. Numa partida de grande importância para ambos os clubes, a atitude não foi a melhor. O Benfica fez ligeiramente mais que o Setúbal para vencer, mas ainda assim muito pouco para uma equipa que ainda pode ser campeã. Do lado do Setúbal, depois de o seu treinador ter dito durante toda a semana ser possível vencer o Benfica, jogar em numa espécie de 5x4x1, é significativo. O empate era o único objectivo, e já se sabe, quem joga para o empate....

O Árbitro.

Joge Sousa, esteve bem no jogo de ontém, um jogo fácil de arbitrar, sem casos e com a completa colaboração dos atletas. Nada a apontar ao árbitro portuense.

Sem comentários: