24 de fevereiro de 2008

Bwin Liga - 20ª Jornada

Já se realizaram metade dos jogos da 20ª ronda do nosso campeonato, e até ao momento ainda não se verificou nenhuma surpresa de maior. É certo que Benfica e Sporting apenas hoje entram em acção, com jogos de grau de dificuldade moderado. Os encarnados recebem o Sp. Braga no rescaldo de mais uma jornada europeia para ambas as equipas, com sortes diferentes. O Sporting viaja até Setúbal para defrontar o Vitória local, que está a realizar uma excelente prova.
Mas falando do que já se jogou, o Vit. Guimarães retomou, embora á condição, o terceiro lugar na tabela, após vitória sobre a Naval, em jogo realizado na sexta feira passada. Os vimaranenses foram sempre superiores e apenas falharam na concretização, tendo o golo sido apontado de livre directo, por Desmarets. A Naval nunca mostrou argumentos para incomodar o guardião vitóriano.
Ontém, o Estrela da Amadora acabou por vencer a U. Leiria, por 4-2, mas esteve a perder por 0-2. A União de Leiria mostrou querer sair do último lugar e abandonar o turbilhão que tem acompanhado a equipa desde o início do campeonato. Paulo Cesar abriu o activo, e depois Ferreira ampliou ainda no primeiro tempo. O Estrela respondeu já na última meia hora, com enorme qualidade e depois de um jogador da União ter sido expulso logo na reabertura da partida. Mendonça, aos 60 minutos reduziu. A um quarto de hora do fim, Pedro Pereira, que tinha assistido Mendonça no primeiro golo, fez a igualdade. Já nos últimos cinco minutos, bis de Anselmo a dar a vitória aos da casa.
No Restelo, o Belenenses tinha tudo para vencer esta partida frente ao Marítimo e fazer pressão sobre o Sporting, actual 4º classificado. O jogo começou algo equilibrado, com os insulares a dispôr de algumas ocasiões para marcar, mas Kanu não conseguiu emendar. Á passagem do quarto de hora, Silas deu vantagem ao Belenenses, aproveitando desconcentração da defesa do Marítimo. Mas o arbitro, num minuto, deu a volta ao texto. Ao minuto 25, não viu entrada dura de Bruno sobre Marco Ferreira, que ditaría a expulsão do criativo do Maritimo, e momentos depois assinalou grande penalidade inexistente de Costinha sobre Kanu, com expulsão do guardião da casa. Bruno apontou o castigo máximo e fez a igualdade. A partir daqui, foi o Marítimo a dominar e a marcar. No reatamento, Marcinho fez o 1-2 e já nos últimos 20 minutos, Mossoró ampliou a vantagem.
No Dragão, o FC Porto teve um jogo longe de ser fácil, principalmente no primeiro tempo. Entrou mal na partida, muito permissívo e lento, a deixar o Paços de Ferreira jogar e criar perígo junto da baliza de Helton. Só perto do intervalo é que se começou a ver um esboço do que sería a segunda parte, muito por culpa do trio argentino, Lucho, Lisandro e Farías, que foram desbaratando a defesa pacense. Primeiro foi Farías a dar o mote, aos 39 minutos, com remate potente a beijar a barra. Mas sería Lisandro a abrir a contagem, depois de excelente passe de Lucho, já perto do minuto 45. No início do segundo tempo, Lisandro, quem mais, fechou a partida e permitiu a FC Porto dominar a seu belo prazer. Jogada mais uma vez protagonzada por compatriotas, com Farías a servir Lisandro e este a não enjeitar e a fazer o seu 18 golo na liga. Já perto do final da partida, sería Mariano Gonzales, também argentino a fechar a contagem em 3-0. Com esta vitória, o FC Porto vê o tri mais perto: Faltam agora 7 vitórias para o conseguir. A jornada prossegue hoje, com o Nacional-Leixões, Benfica-Braga e Vit. Setúbal-Sporting. Termina amanhã com o jogo entre a Académica e o Boavista.

Sem comentários: