29 de setembro de 2008

Candal 3-2 Canidelo

Derbi bastante intenso, este que se realizou no Complexo Desportivo Rei Ramiro, na tarde de ontem. O resultado acaba por ser um pouco injusto, sendo que o Candal apenas conseguiu a vitória a quatro minutos do fim e apontanto os golos em lance de bola parada. O Canidelo mostrou um futebol bastante melhor, enervando os candalenses que entraram com vontade de resolver as coisas cedo. No entanto ao minuto 11, Fábio abriu a contagem, na recarga a um pontapé de Hugo que foi isolado por Vilas Boas, defesa da casa, na tentatíve de atrasar a bola ao seu guarda-redes. Ainda antes do intervalo, Hugo voltou a surgir isolado, frente a João, que lhe voltou a negar o golo. Lourenço empatou mesmo antes do apito final, depois de antecipar a Phill Walker, na cobrança de uma falta. No segundo tempo, o Canidelo voltou a ganhar vantagem, por Hugo, que desta vez não perdoou e depois de ter sido lançado em pronfundidade pela esquerda, passou or três defesas e já em zona frntal bateu João. O treinador Candal mexeu bem na equipa e reforçou o ataque. Seria um jogador acabdo de entrar, Ivo, que empatou a partida na sequência de um canto. O Canidelo quebrou e permitiu o avanço da equipa da casa, que a quatro minutos do fim, estabeleceu o resultado final. Ivo cobrou mais uma falta e Carlos desviou a bola do seu guarda-redes, marcando na própria baliza. O resultado é injusto por aquilo que o Canidelo jogou, uma vez que o Candal nunca conseguiu superar a melhor organização defensíva do Canidelo com a bola no chão.
Tozé, no final, referí que "foi a vitória da alma candalense", enquanto que Rui Amorim disse "quem não mata morre e nós morremos". A arbitragem esteve em bom plano.

Ficha de jogo

Estádio: Complexo Desportivo Rei Ramiro
Árbitro: João Lamares (AF Porto)
Espectadores: 1500
Candal: João, Tiago Valente, Vilas Boas, Cesar e Pedro Pereira, Claudio, Vitor Fonseca e Vitinha, Lourenço, Miguel e Serginho.
Treinador: Tozé. Jogaram ainda: Zé António, Bruninho e Ivo
Canidelo: Phill Walker, Delfim, Sérgio e Elisio, Vinagre, Carlos, Kruss, Bruninho e Ricardinho, Fábio e Hugo.
Treinador: Rui Amorim. Jogaram ainda: Couto, Miguel e Nuninho.

Divisão de Honra AF Porto - 4ª Jornada

A Divisão de Honra continua ao rubro. O Ataense goleu o Perafita e chega a liderança isolada com 10 pontos. O Rio de Moinhos não conseguiu vencer em Arcozelo e caiu para a 6ª posição. O Candal totaliza agora 9 pontos e ocupa a 4ª posição, mercê da vitória de ontem frente ao candidato Canidelo, que ainda não venceu esta temporada.



Na próxima jornada, mais alguns derbis gaienses, com o Cannidelo a a viajar até Avintes, o Grijó a receber o Arcozelo e o Drag. Sandinenses a receber o Perosinho. O Ataense vai defrontar o Vilarinho.

27 de setembro de 2008

II Distrital arranca amanhã


A segunda divisão dos distritais da AF Porto, arrancam amanha. Por volta das 15h, as duas séries dão o pontapé de saida e quanto a clubes de Gaia, o Pedroso integra a série 1 desta divisão.
A equipa gaiense vai abrir o campeonato em casa, frente ao Cruz. Para Manuel Rocha, treinador da equipa, o objectivo passa apenas por "ganhar jogo a jogo. Este campeonato é difícil, o Pedroso tem dificuldades, mas vamos tentar melhor que na temporada passada". A equipa classificou-se na 4ª posição, com 45 pontos. Manuel Rocha recebeu 16 novos atletas, alguns que já representaram a extinta AD Pedroso, outros provenientes dos juniores, mas confia na equipa, dizendo ter "um excelente grupo de trabalho".
Nesta série, está também englobado um outro clube histórico do nosso futebol, o Salgueiros, que jogara sob o nome de Salgueiros 08, e pretende voltar o mais rápido possível aos nacionais.

26 de setembro de 2008

Vilanovense não joga este fim-de-semana


O Vilanovense continua a braços com a grave crise, que tem impedido o clube de inscrever jogadores. Como consequência disso, o clube não tem conseguido jogar ainda este campeonato. Tendo já uma falta de comparência, frente ao Castêlo da Maia, o clube já se viu forçado a adiar três jogos, frente ao Valadares, Serzedo e agora o Desp. Portugal.
À partida, o jogo frente ao Valadares será dia 1 de Outubro, frente ao Serzedo, dia 8 e frente ao Desp. Portugal, no dia 15.
Relembre-se que, em relação as faltas de comparência, o clube pode ter apenas duas consequtivas e três intercalas, antes de ser eliminado da competição. A direcção do clube tem-se mostrado indisponivel para esclarecer a situação, mas a apreensão aumenta no seio da equipa e staff tecnico, que anseiam por jogar.

Serzedo-Castêlo da Maia é amanhã

O jogo entre o Serzedo e o Castêlo da Maia, referente à 4ª jornada da I Divisão distrital, Série 1, disputa-se amanhã às 15h e não domingo, como estava inicialmente agendado. Os motivos prendem-se com as obras no Estádio do Serzedo, para a instalação do piso sintético.
O jogo será no Estádio do Gulpilhares, as 15h

25 de setembro de 2008

Leverense 7-1 Caíde Rei


O Leverense acertou o jogo que tinha em atraso ontem, defrontando uma equipado Caíde Rei que apenas tinha 11 jogadores para disputar o jogo. Relativamente ao jogo, obviamente que a equipa de Rui Avelino foi superior, o resultado mostra isso, e mais poderíam ter sido, se Joel tivesse a pontaría mais acertada. Ainda assim o avançado do Leverense, apontou dois golos, assim como joão e Emanuel, enquanto que o outro golo foi apontado por Rubén. O Caíde Rei apenas rematou por uma vez, apenas no fim do jogo e foi golo. Assim, o Leverense ocupa agora a 6ª posição, com 6 pontos.


Ficha de jogo

Leverense: Faria; Fabio II, Pinho, Fernando, Marco; Nelinho, Ruisinho, Ruben; Vidal, Joel e João.
Treinador: Rui Avelino. Jogaram ainda: Camy, Chalana e Emanuel

Caíde Rei: Bruno, Pedro, Quim, André e Grilo, Nuno Leite, Jorge Alves, Foguete e Bruno Leite, Filipe e Toni.
Treinador: Rui Sequeira

24 de setembro de 2008

Camadas jovens - Nacional de juvenis

No Nacional de juvenis, a única equipa que participa, pertence também ao Candal. Este fim-de-semana não houve jogos devido a paragem para jogos da selecção sub-18. Na primeira jornada, a equipa candalense acabou derrotada pelo Ac. Viseu, por uma bola a zero. Na próxima ronda, já este domingo, a equipa desloca-se à Figueira da Foz, para defrontar a Naval.






Camadas jovens - Nacional de juniores

No nacional de juniores, o Candal, única formação gaiense em competição, continua a senda de bons resultados. A formação de Mário Henrique, com um início de campeonato de fogo (defrontou o FC Porto no primeiro jogo, saindo derrotado, depois venceu o Vit. Guimarães e empatou em Braga) Apenas perdeu na primeira ronda. No último fim-de-semana, a equipa empatou a zero com a Académica. O líder, Leixões, cedeu um empate em casa frente ao FC Porto.

Na próxima ronda, o Candal visita o Gil Vicente, equanto que o Leixões recebe o Famalicão

1ª Distrital AF Porto - 3ª Jornada Série 2

Este ano a série 2 da 1ª divisão distrital, tem duas equipas de Gaia, o Leverense e o Crestuma. Ambas perderam esta semana, o Leverense com o Baião, em casa, por 2-3 e o Crestuma, na viagem a S. Martinho, por 4-0. O Baião lidera a classificação em igualdade pontual com o Águias de Eiriz, ambos com 9 pontos em três jogos. O Leverense acerta hoje o calendârio, uma vez que na primeira jornada, o Caíde Rei solicitou o adiamento da partida.


Na próxima ronda, o Baião vai receber o Salvadorense, enquanto que o Crestuma recebe o Gens e o Leverense viaja até ao Ac. Felgueiras.

1ª Divisão Distrital AF Porto - 3ª Jornada Série 1


Na terceira jornada da 1ª Divisão distrital, Série 1, o Vilanovense ainda não conseguiu fazer a sua estreia no campeonato. Impedido de escrever jogadores, o clube tenta a todo custo adiar os jogos, o que não conseguiu fazer na jornada anterior, com o Castêlo da Maia, averbando assim a primeira falta de comparência. Relembre-se que ao fom de duas faltas de comparência seguidas ou três intercaladas, o clube fica arredado da competição. O Serzedo adiou o jogo deste fim de semana, impedindo esse cenário. Relativamente ao campeonato, o Progresso lidera a tabela a par do Lavrense, com 9 pontos em três jogos. O Valadares é melhor clube gaiense na classificação, aparecendo no 7º lugar com 4 pontos e menos um jogo.



Na próxima jornada, o Progresso recebe o S. Félix enquanto que persiste a dúvida se o 'Vila' irá jogar com o Dep. Portugal. O Valadares viaja até Ermesinde, enquanto que o Gulpilhares recebe o Folgosa Maia.

23 de setembro de 2008

Divisão de Honra AF Porto - 4ª Jornada


Na 3ª Jornada da Divsão de Honra da AF Porto, As equipas de Gaia tiveram sortes diferentes. Nos dois derbis deste fim de semana, o Candal venceu em Avintes e o Perosinho empatou em casa do candidato à subida, o Canidelo. Jáo Drag. sandinenses voltou a perder em casa, frente ao Ataense, por 2-4 e o Arcozelo perdeu no terreno do Sousense por 1-0. O promovido Grijó, empatou em casa a uma bola, frente ao Custóias. O líder é o Rio de Moinhos.


Na próxima ronda, há mais um derbi, com o Candal a receber o Canidelo.




3ª Divisão - Série B 3ª Jornada



A terceira jornada da Série b da 3ª Divisão, aquela que inclui as equipas de Gaia, trouxe a primeira vitória do estreante Coimbrões, que recebeu e venceu o Padroense, por expressívos 3-0, dando assim seguimento à boa exibição conseguida frente ao Fátima, para a Taça de Portugal, apesar da eliminação. Um dos candidatos, o Paredes, não foi além do empate em Moncorvo e o Vila Meã, outro dos candiatos acabou derrotado em casa, frente ao Vila Real. O Serzedelo lidera, com 9 pontos fruto de três vitórias noutros tantos jogos.



Na próxima jornada, o Coimbrões visita o Rebordos, enquanto que o Oliveira do Douro desloca-se até Alpendorada.

Oliveira do Douro 0-0 Oliveirense

No passado fim-de-semana, o Oliveira do Douro, clube gaiense que milita na 3ª divisão nacional, recebeu a Oliveirense, em jogo a contar para a 3ª jornada do campeonato. O resultado pautou-se numa igualdade a zero, mas o jogo até teve várias oportunidades de golo para as duas equipas, com os gaienses a desperdiçarem três boas ocasiões de golo, por parte de Edivan, o melhor em campo. Do lado da Oliveirense, também houve boas ocasiões para marcar, sendo que a mais flagrante pertenceu a Pedro fidalgo, com Castro a estirar-se e a defender para canto. O jogo decorreu no Estádio do Canelas, com um relvado em péssimas condições, assim como as condições para a comunicação social também serem muito más. O jogo teve um domínio repartido de ambas as equipas, superiorizando-se uma a outra a espaços. O empate aceita-se pela combatividade dos dois conjuntos. O arbitro, Daniel Cardoso, veio de Aveiro e realizou um bom trabalho, sendo que já nos descontos, fica a dúvida sobre um lance dentro da área do Oliveira do Douro, em que a bola bate na mão do defesa, o que daría origem a uma grande penalidade. De resto, uma exibição segura.
Já no fim, o treinador do Ol. Douro referiu ter sido "um jogo bastante difícil, contra um candidato à subida", enquanto que Mário Jorge destacou a "entrega das duas equipas num excelente espectaculo de futebol".

Ficha de jogo

Estádio: Estádio do Canelas
Árbitro: Daniel Cardoso
Espectadores: Cerca de 1000

Oliveira do Douro: Castro, Ricardo, Ferraz, Alex, Pedro Oliveira, Tonel, Nuno Cardoso, Pilhas, Edivan, Hugo Paiva e Dani.
Treinador: António Pedro. Jogaram ainda: Alexandre, Roberto e Patrik
Oliveirense: Rui Forte, Luís Miguel, João Duarte, China, João Dias, César Marques, Meira, João Cruz, Pedro Fidalgo, Carvalhinho e Arturinho.
Treinador: Mário Jorge. Jogaram ainda: Nuno Cavaleiro, Leal e Hélder Araújo

Novo rumo do Blog...

Tendo em conta que neste momento, embora não da forma que quero ainda, estou a exercer a minha profissão de jornalista, penso que sería interessante dar a conhecer um pouco do futebol distrital e daquilo que se passa no concelho de Gaia.
Embora não deixe de abordar o futebol a nível nacional, a maior incidência será voltada para o futebol distrital. Assim, posso continuar a manter o blog, dando a conhcer um pouco da realidade do futebol gaiense. Espero que haja receptividade por parte dos leitores, uma vez que é uma forma de manter o blog no activo, com temas actuais e com interesse.

Johnny Lino