17 de setembro de 2010

Comentário da Jornada - Fred (ex-treinador do Arcozelo)

Este fim-de-semana arrancou o campeonato da Divisão de Honra da A.F.Porto, com apenas 3 equipas do concelho de Vila Nova de Gaia, algo raro uma vez que em anos anteriores esta divisão era maioritariamente composta por clubes de Gaia. É evidente que ninguém pode passar ao lado da grave crise financeira que se abateu não só no futebol mas também na sociedade, mas não é a razão de tudo, penso que os clubes devem fazer uma reflexão de forma a conseguir uma gestão e estratégia que lhes permita uma solidificação não só desportiva como financeira. Receio que nos próximos 2 anos a Divisão de Honra apenas vá ter uma equipa de Gaia, o que seria demasiado preocupante e desprestigiante não só para os clubes, mas também para o próprio concelho. E tudo isto que resumi vai de encontro ao que se passou na 1ª jornada, onde Avintes, Arcozelo e Grijó, perderam os seus encontros. Começando pelo Arcozelo que perdeu por 3-0 com o Nogueirense em casa, não é nenhuma surpresa, esta equipa do Arcozelo é uma equipa bastante jovem, muito limitada e com muita falta de qualidade, e o resultado até poderia ser outro caso o Nogueirense aproveita-se metade das oportunidades que teve nos últimos 20 minutos. Prevejo um ano muito complicado para o Arcozelo. O Avintes perdeu no promovido Nun’Alvares por 2-1, apesar de ao intervalo estar a vencer por 1-0 através de um golo de livre directo. Não conseguiu segurar essa vantagem e acabou por perder os 3 pontos. Pensava que o Avintes neste jogo pudesse trazer pelo menos um empate. Apesar desta derrota acredito que este ano o Avintes voltará a fazer um campeonato muito idêntico ao da época passada. O Grijó surpreendeu pela negativa. É verdade que dominou o jogo por completo, inclusive falhou uma grande penalidade com o resultado de 1-0 a seu favor, o que poderia permitir outro resultado, e nos últimos 10 minutos permitiu a reviravolta no marcador por parte do Ataense, que na minha opinião é uma equipa mais fraca do que na época transacta. Apesar desta derrota acredito que será capaz de lutar pelos lugares cimeiros da tabela, atendendo ao facto de jogar no seu próprio estádio nos jogos a efectuar em casa, algo que não acontecia à muitos anos e por ter construído um excelente plantel, fruto de uma excelente gestão da Direcção do clube, e que poderia e deveria servir de exemplo para grande parte dos clubes de Gaia.
Na 1º Distrital, a 2ª jornada, só duas equipas é que conseguiram vencer: Canidelo e Dragões Sandinenses. Ambas as equipas venceram os seus respectivos jogos realizados fora de casa, assumindo-se como principais candidatos à subida de Divisão nas suas respectivas séries. O único derby realizado nesta jornada deu empate 2-2 entre o Gulpilhares e o Serzedo. Num jogo bastante emotivo, com incerteza no resultado, onde o Gulpilhares teve e vencer por duas vezes e não conseguiu segurar essa vantagem, conseguindo o Serzedo empatar por duas vezes ainda na 1º parte. Este resultado penaliza mais o Serzedo, porque acabou por ser a melhor equipa ao longo do jogo e premeia o Gulpilhares, sobretudo pelo que fez em termos ofensivos, uma vez que esta equipa comete ainda muitos erros na sua organização defensiva. O S. Félix obteve um excelente empate no terreno do Foz, equipa que na jornada anterior tinha ido vencer a Perosinho, dando assim seguimento à vitória conseguida na 1ª jornada, e colocando-a neste momento no 2º lugar. É bem visível que este ano o S. Félix esta mais forte, principalmente no ataque com aquisição de 2 experientes pontas de lança, o Nelson e o Avelino, que podem ser uma dupla mortífera nesta divisão. Já o Valadares não conseguiu vencer o Castelo, o jogo ficou empatado 2-2. Apesar de ter estado a vencer por 2-0 , o Castêlo é sem sombra de dúvidas uma equipa mais experiente e tem um jogador muito jovem que vai ser uma das grandes revelações deste campeonato, de seu nome Tonel, e foi ele um dos grandes causadores de o Valadares não ter conseguido os 3 pontos.
Na série 2, nova derrota do Crestuma em casa, que continua assim sem somar qualquer ponto neste campeonato, e o Leverense empatou novamente, agora a jogar em sua casa perante o Marco, um dos grandes candidatos à subida de Divisão.
Começou também o campeonato da 2ª Divisão, com o Pedroso a entrar muito forte e a vencer em sua casa por 3-0 o Cerco do Porto. Desejo que este ano o Pedroso consiga em definitivo a obtenção da subida de Divisão, porque é com muita pena que vejo este clube com excelentes condições mergulhado na 2ª Distrital.



Boa sorte a todos para o próximo fim-de-semana.

4 comentários:

Anónimo disse...

Comentário ao comentário...
Ao ler este "comentário à jornada, não posso deixar de tecer algumas considerações:
1º) Quando faz futurismo ao dizer que daqui a 2 anos apenas deve existir uma equipa de Gaia na Honra e pela forma como escreve, relaciona isso com a má gestão dos clubes gaienses, quero apenas referir que uma das razões para neste momento apenas existirem 3 equipas gaienses nesta divisão, é porque nos últimos 4 anos subiram 3 equipas de Gaia à 3ª divisão nacional (não me parecia nada desprestigiante para o concelho que daqui a 2 anos não estivesse nenhuma equipa na Honra e estivessem 6 nos nacionais). Ainda em relação a este ponto, apesar de referir que antevê apenas 1 equipa de Gaia na Honra daqui a 2 anos, refere (e na minha opinião, bem)que o Canidelo e o Sandinenses são 2 dos principais candidatos à subida à Honra e refere tamb+em que o Avintes deve fazer um campeonato como na época passada e o Grijó ainda melhor...o que é um contracenso ao que referiu anteriormente...
2º) Na análise que faz às equipas da Honra, parece-me no mínimo deselegante referir-se à sua ex-equipa nos termos em que se referiu...dá ideia de estar ressabiado com o clube que lhe deu a hipótese de começar a sua carreira como treinador de futebol...além do mais, parece-me pouco ético singir a sua análise apenas aos últimos 20min do jogo, porque pelo que me foi dado saber, até aí a jovem equipa do Arcozelo, em nada foi inferior a um adversário que é um dos candidatos á subida e com um orçamento que provavelmente será 15 ou 20 vezes mais elevado que o do Arcozelo. Também acho estranho que refira que o Grijó é um exemplo de gestão (não quero pensar que é graxa, até porque me parece que o lugar do treinador do grijó não estará em causa, aconteça o que acontecer) e não diga o mesmo do Avintes, que tem vindo a ter um orçamento realista e não muito muito elevado, mas que ainda assim manteve o plantel quase todo da época passada e ainda se reforçou...
3º) Em relação à análise dos jogos das diferentes divisões, dá-me a ideia pela forma como escreve, que se baseou nas informações que lhe foram transmitidas por um dos intervenientes nas partidas...com toda a subjectividade que isso acarreta...

Mas sendo esta a 1ª crónica do ano, espero que as próximas sejam melhores...
Votos de um bom ano e felicidades desportivas...

Anónimo disse...

Ao ler este comentario sobre o comentario da-me vontade de rir e mostra que deve ser de alguem que se doeu de algum lado.
A realidade do nosso concelho é mesmo esta que o Grande Fred quis mostrar.
As más gestoes dos clubes cocelhios esta a provocar um caos no nosso futebol distrital e nada que se possa controlar nestes proximos anos.
Ninguem precisa de Graxa basta, basta o valor mostrado que se teve á freente de uma equipa que passou pelas mais diversas dificuldades nos meses finais da epoca e so que esta por dentro é que sabe.
Nao é disprimor dizer o que disse, esteja ele enganado mas o que é certo e apesar de termos equipas que tanto nos orgulham como gaienses de gema(COIMBROES; OLI DOURO), ha outrs que nao podemos dizer o mesmo.
Em relaçao ao jogo do Arcozelo pelos vistos realmente nao foram os ultimos 20 min mas sim o jogo todo. Que deus ajude os Dragoes, leverense e crestuma na outra serie e que nao se esqueça dos deste lado.
Aos conhecimentos alargados das equipas de gaia ele nao se enganou em nada.
Com o trabalho conquista-se posiçoes e respeito. E falta de respeito e ingratidao faltou no SR Anonimo.

Anónimo disse...

Sou adepto do Arcozelo e gosto de visitar este site e não tenho por costume comentar, mas depois de ler "Em relaçao ao jogo do Arcozelo pelos vistos realmente nao foram os ultimos 20 min mas sim o jogo todo", não poderia deixar de vir aqui dizer que quem fez este comentário não viu o jogo, e por fim quero dar uma palavra aos jogadores do Arcozelo, eu so vi o primeiro jogo não consegui ir ver o segundo mas eu acredito nesta equipa que de LIMITADA NÃO TEM NADA!!! E o arcozelo vai acabar a época num lugar tranquilo, neste momento podem dizer o que quiseres do Arcozelo, o importante não é como os campeonatos começam, mas sim como acabam.

Anónimo disse...

nao faço ideia quem seja este senhor ex-treinador do arcozelo, mas de uma coisa está certa, em relação ao Tonel é sem duvidas um jovem revelação de grande potencial, ja está a dár muito que falar por vários clubes.
foi um dos melhores jogadores do campeonato de juniores o ano passado mas já jogava pelos seniores.
este ano já se afirmou e esperem para ver melhor dele.