24 de maio de 2011

Esclarecimento sobre Regulamentos

Têm chegado vários e-mails à caixa de correio do blog A Bola é Redonda, pedindo alguns esclarecimentos sobre os regulamentos da AF Porto, no que concerne às subidas e descidas dos clubes nas divisões distritais.
Convém explicar que, segundo os regulamentos da AF Porto, da Divisão de Honra à 3ª Divisão Nacional apenas um clube sobe, sendo que qualquer outro que acompanhe o campeão dessa divisão numa subida, fá-lo-à sempre por via administrativa ou vulgarmente designada ‘através da secretaria’. Isto é claro no artigo 113.04 do Regulamento de Provas da AF Porto, que diz que “Sobe à III Divisão Nacional o clube primeiro classificado”. E isto baseia-se ainda na circular Nº 170 de 9 de Maio (clicar para ver documento), onde são discriminados o número de clubes das diversas divisões distritais que terão acesso à 3ª Divisão Nacional e onde é visível que apenas um clube da AF Porto tem direito a disputar o dito campeonato, no caso o Infesta. Todos os outros que eventualmente possam vir a ter o mesmo direito dos matosinhenses, consegui-lo-ão pela via administrativa.
Já no que concerne à 1ª Distrital, é visível também que são quatro clubes a terem direito à subida, dois por série, salvo algumas excepções, como sendo o caso da temporada 2008/2009, onde a Divisão de Honra foi composta por 20 clubes e onde o regulamento é bem explícito, referindo que neste caso apenas subirão na época seguinte os clubes necessários para que esta divisão volte a ter 18 clubes, o que de facto se verificou. Contudo e salvo essas excepções, o artigo 113.06, do Regulamento de Provas da AF Porto, diz o seguinte relativamente às subidas de clubes da 1ª Distrital para a Divisão de Honra: “Sobem automaticamente a esta Divisão o primeiro, segundo, terceiro e quarto classificados - dois de cada série - do Campeonato Distrital da I Divisão, salvo os casos previstos nos números 113.07, 113.08 e 113.09”, que se referem então ao acerto do número de clubes na Divisão de Honra.
Assim, penso ter esclarecido as dúvidas a quem me solicitou este esclarecimento.

Sem comentários: