1 de maio de 2011

Oliveira do Douro de regresso aos distritais cinco anos depois


Terminou a aventura do Oliveira do Douro na 3ª Divisão Nacional. A derrota de hoje em casa frente ao Rebordosa por 2-3 confirmou aquilo que já era esperado há algum tempo, ou seja, o Oliveira do Douro consumou a descida à Divisão de Honra da AF Porto, cinco temporadas depois de ter saído. Na época 2005/2006 a formação oliveirense então treinada por António Pedro, acabou por conseguir a subida através do segundo lugar, após ter conquistado 73 pontos, menos um que o campeão desse ano, o Amarante que somou 74 pontos. A temporada seguinte foi a melhor em termos de classificação, uma vez que equipa acabou a prova em quinto lugar, somando 46 pontos. Depois, as coisas começaram a ficar mais complicadas, com os oliveirenses a garantirem a permanência a muito custo e apenas nas últimas jornadas do campeonato.
Esta temporada, a equipa pagou caro alguns erros cometidos na construção do plantel no início da temporada, com a maioria dos jogadores sem experiência de 3ª Divisão aliados a uma crise directiva que terminou com a demissão de Mário Paulo aos microfones de um programa de televisão da estação Regiões TV (RTV) bem como a passagem de três treinadores pelo banco de suplentes: José Cardoso, António Pereira e Francisco Heitor, todos eles sem grande sucesso. Ao fim de 27 jogos - 22 da fase regular e cinco da Fase Manutenção - a equipa somou a primeira vitória, na recepção ao Candal, já muito tarde para alterar o rumo dos acontecimentos. De referir que depois das entradas de Pedro Farinha para a presidência e de Francisco Heitor para o comando técnico, coadjuvado pelo filho Mário Heitor, o futebol do Oliveira do Douro transfigurou-se e apenas por manifesta falta de sorte a equipa não conseguiu amealhar mais pontos.
Termina assim uma aventura que durou cinco temporadas, apesar de ainda faltarem quatro jornadas para o final do campeonato.

Sem comentários: