25 de julho de 2013

Divisão d'Elite reduzida para 20 clubes

AF Porto volta a mexer no organigrama dos Campeonatos Distritais
As alterações na AF Porto continuam. Na passada sexta-feria teve lugar na sede da AF Porto uma Assembleia Geral, que entre outros assuntos, determinou que a Divisão d'Elite passaria de 22 para 20 clubes, em virtude das desistências de Leixões, Paços Ferreira e Rio Ave na inscrição das equipas B. Apenas o Varzim acabou por inscrever a equipa B e com a subida do Perafita ao Campeonato Nacional de Seniores confirmada pela FPF, São Martinho e Barrosas acabaram promovidos à Divisão d'Elite Pro Nacional, para que esta pudesse ter os 20 clubes. Domingos Santos, Secretário Geral da AF Porto, explicou isso mesmo ao blog, começando por dizer que a AG não teve como intenção principal a redução de clubes: "Na  Assembleia da última sexta-feira não foi tratado esse  assunto mas tão só  o Orçamento e um Regulamento das Equipas B no Campeonato de Elite. Abordou-se o caso mas de forma sucinta", disse, explicando de seguida os contornos que levaram à redução: "Como dos 22 clubes previstos, quatro eram B e só havendo apenas um, o Varzim SC;  os lugares destinados às B não são preenchidos. Com a subida do Perafita, e como sempre foi nesta Instituição sobe sempre mais um clube, neste caso o São Martinho. Como estávamos perante um quadro de 19 equipas, o que prejudicava de certa forma os clubes, entendeu esta Associação fazer subir mais um clube, o Barrosas, para que a prova tenha numero par", concluiu o dirigente associativo.
Não é só na Divisão d'Elite Pro Nacional que haverá subidas administrativas. Sobem também à Divisão de Honra o Gens e o Leverense, para que esta divisão possa ficar com 16 clubes e também subirão à 1ª Distrital o Arcozelo e o Rio Moinhos para que esta possa ficar com 32. Em aberto está ainda uma vaga, que deverá ser ocupada pelo Ferreira, caso se confirme a desistência do Aldeia nova, visto que o Ermesinde, clube que fechou portas no final da época, recomeçará com novo nome, Ermesinde 1936, e irá disputar a 2ª Distrital.
O inicio da Divisão d'Elite Pro Nacional fica assim adiado para Setembro, com a primeira jornada a disputar-se no dia 15, não só pela redução de clubes, mas também pela realização da Taça Distrital - Brali, uma competição nova, que terá inicio a 25 de Agosto.

Sem comentários: