27 de junho de 2013

Regulamentos da Divisão d'Elite e Divisão de Honra já foram publicados

A AF Porto já publicou o documento onde exibe os regulamentos da Divisão d'Elite Pro Nacional e na Divisão de Honra, em conformidade com o que foi deliberado na Assembleia Geral Extraordinária de 31 de Maio.
Na Circular nº 201 de 19 de Junho de 2012, pode ler-se que os clubes que irão compor a Divisão d'Elite Pro Nacional serão os clubes da 2ª Nacional que não alcançaram a classificação necessária para participar no Campeonato Nacional de Seniores, mais os clubes da 3ª Nacional que não alcançaram classificação para subir ao CNS, as equipas B e ainda os clubes da Divisão de Honra necessários para garantir os 22 participantes, à excepção do campeão, que sobe ao CNS. 
No referido documento diz ainda que nesta fase transitória descerão quatro clubes no final da temporada 2013/14 e subirão apenas dois, para que a Divisão d'Elite venha a ser então composta por 20 clubes nas temporadas seguintes.
Já para a Divisão de Honra, que será composta por 16 clubes, os participantes serão os clubes que não alcançaram a classificação necessária para subir ao CNS e ainda os clubes da 1ª Distrital necessários para que sejam garantidos os 16 participantes. O documento na integra pode ser consultado aqui
Noutro âmbito, o Leixões informou no seu site, em comunicado, que não irá ter equipa B a disputar a Divisão d'Elite Pro Nacional. Assim, será certo que o São Martinho irá ocupar a vaga deixada pelos matosinhenses, sendo necessário promover mais um clube à Divisão de Honra e, por conseguinte, mais uma equipa será promovida à 1ª Distrital. As desistências podem não ficar por aqui e, inclusive, pode até nem haver equipas B, já que fala-se da possibilidade de Paços de Ferreira e Rio Ave também desistirem do projecto, apesar de ainda não haver confirmação oficial desta situação. Sobra o Varzim, que no seu Site promoveu as captações para este escalão. Em caso de desistências por parte do Paços de Ferreira e Rio Ave, Barrosas e Canidelo deverão ser promovidos à Divisão d'Elite.

26 de junho de 2013

Projecção dos Campeonatos Distritais da AF Porto


A AF Porto reformulou os seus quadros competitivos, como é do conhecimento geral e foi sendo noticiado aqui no A Bola é Redonda. Porém, foi sempre dada maior relevância à Divisão d'Elite Pro Nacional e à Divisão de Honra, em prejuízo da 1ª e 2ª Distrital. 
Assim e com as alterações que foram determinadas na Assembleia Geral da AF Porto no passado dia 31 de Maio, que alargou a Divisão d'Elite para 22 clubes, foi necessário acertar todos os restantes escalões, que ficarão apenas com 16 equipas.
Porém, ainda há muitas dúvidas relativamente à constituição dos diversos escalões distritais. Ainda assim, o blog elaborou um trabalho onde prevê, em conformidade com as alterações que foram efectuadas e aprovadas, qual será a constituição de cada uma das divisões da AF Porto.
Isto não deve ser entendido como uma certeza, é apenas uma projecção, que carece ainda de confirmação.

DIVISÃO D'ELITE PRO NACIONAL

A Divisão d'Elite Pro Nacional foi alargada para 22 clubes, para poder reparar um lapso administrativo, segundo o presidente da AF Porto Lourenço Pinto, ao colocar as equipas B e as equipas da 3ª Nacional que se classificassem nos últimos quatro lugares da Fase Manutenção desse escalão.
Contudo, existem já rumores que afinal o Paços de Ferreira não terá equipa B, o que abrirá uma vaga nesta divisão que poderá ser ocupada pelo São Martinho. Ainda existem dúvidas relativamente à participação do Perafita neste escalão, pois ao que tudo indica será promovido ao Campeonato Nacional de Seniores, em virtude das desistências de outros clubes, de outras associações, o que proporcionaria ao Barrosas a possibilidade de também integrar a Divisão d'Elite.
No entanto, todas estas situações estão ainda no plano teorico, sendo que as certezas virão mais à frente. Assim, o aspecto que a divisão d'Elite Pro Nacional terá, é este:


DIVISÃO DE HONRA

Em virtude do alargamento da Divisão d'Elite, tiveram que subir à Divisão de Honra mais clubes que o previsto. Assim sendo, das duas séries que compõem a 1ª Distrital, subiram todos os clubes até ao sexto classificado. 
A constituição que a Divisão de Honra terá será a apresentada, salvo se as referidas subidas de São Martinho e Barrosas, se venham a verificar. Nesse caso, serão necessárias mais uma ou duas equipas, dependendo das equipas que subirem, e na calha estarão Leverense e Gens, que precisarão ou não, de disputar um jogo entre si para determinar quem sobe.


1ª DISTRITAL

Na 1ª Distrital, que será composta por 32 equipas divididas por duas séries de 16, ainda poderão existir mais alterações do que aquelas que já existiram. Em virtude do alargamento da Divisão d'Elite foi necessário repescar mais clubes da 1ª Distrital, logo, também foi necessário repescar mais clubes da 2ª Distrital, para além daqueles que efectivamente subiram, compondo assim as séries com 16 equipas cada. Assim, ao Canelas 2010, Sp. Campo, Penamaior e Livração, deverão juntar-se o Os Lsuitanos, Melres, Caíde Rei e Sobrosa. Caso seja necessário subirem mais clubes, será também necessário repescar mais clubes da 2ª Distrital. 
Mas até se ter essas certezas, as séries da 1ª Distrital deverão ser assim constituídas:


2ª DISTRITAL

Na 2ª Distrital existem ainda mais dúvidas, pois não se sabe quantas equipas serão inscritas. Já se constou que o Aldeia Nova não irá participar no campeonato do próximo ano, mas ainda não há certezas disso. Há equipas que ainda esperam subir de divisão, casos do Arcozelo e do Rio Moinhos, mas tudo depende dos casos pendentes na Divisão d'Elite, que quando resolvidos, ajudarão a clarificar tudo o resto nos restantes escalões.
Ainda assim, o aspecto das séries da 2ª Distrital deverá ser este. Tendo em conta que o Leões Seroa desistiu com o campeonato em andamento, o clube pacense será punido com dois anos sem poder competir, logo na Série2, que deveria ser a série onde a equipa participaria, ficará apenas com 14 clubes, caso todos os participantes da época anterior garantam a sua inscrição.






Á partida, o aspecto de todas as diviões dos Campeonatos Distritais deverá ser este. No entanto, isto é apenas uma projecção que nada tem de concreto, apesar de haverem fortes possibilidades de se confirmarem estes alinhamentos, podendo haver ainda mais algumas alterações.

Tozé continua no Dragões Sandinenses

Tozé vai continuar em Sandim por mais uma época
Tozé, técnico que esteve ao serviço do Dragões Sandinenses na última temporada, acertou a continuidade no clube de Sandim para a próxima temporada.
Depois de já ter passado pelo clube como atleta, o agora treinador afirmou que foi fácil chegar a acordo com a direcção de Joaquim Monteiro, que foi reeleito presidente: "Vou ficar mais uma época no Dragões Sandinenses. Depois de um ano muito dificil, com um campeonato muito competitivo e equilibrado, foi com muito gosto que aceitei mais um grande desafio que o clube me propõe. As pessoas sempre demonstraram grande vontade, desde que o campeonato terminou, de dar continuidade ao trabalho que estava a ser feito. A partir do momento em que as coisas se começaram a defenir em termos directivos, existiu de imediato uma conversa e como houve convergência de ideias em relação á próxima época, não havia motivo para não continuar e aceitei o convite com todo o prazer", revelou o treinador.
Relativamente aos objectivos para a próxima época, Tozé revela que passam por um lugar na primeira metade da tabela: "Os objectivos vão passar obrigatoriamente por tentar lutar pela primeira metade da tabela classificativa, tendo a noção que apesar de algumas equipas se estarem a reforçar muito e com qualidade, somos o Dragões Sandinenses e temos a responsabilidade de defender aquele que é, provavelmente, o clube com mais historial da competição. Espero que tenhamos uma palavra a dizer neste campeonato, na certeza que não teremos receio de ninguém e acreditamos que a qualidade, a vontade e a determinação que vamos colocar em campo, pode superar qualquer adversário", disse.
Relativamente ao plantel, Tozé adiantou que este será praticamente o mesmo do último ano, já que transita a sua maioria, registando apenas três entradas, mas sem adiantar nomes: "O plantel está  praticamente fechado. Apenas entrarão três jogadores novos, mais os juniores que vão subir ao escalão sénior, continuando a aposta nos jovens formados na casa. A base da equipa será praticamente a mesma, dado que vão continuar 18 jogadores da época passada. São jogadores que deram e vão continuar a dar tudo pelo clube, jogadores que merecem o respeito de toda a massa associativa do Dragões Sandinenses pelo orgulho que sentem em vestir uma camisola que, com toda a certeza, continuará a ser dignificada por todos", concluiu o técnico.
A única saída confirmada, para já, é a de Jesus, que irá integrar o Oliveira do Douro da Divisão d'Elite Pro Nacional. 

25 de junho de 2013

Vila FC com quatro caras novas

O Vila FC vai construindo o plantel que na próxima temporada irá disputar a Divisão de Honra da AF Porto.
Até ao momento são conhecidos quatro reforços que estarão às ordens de Gonçalo Silva: Clemente, ex-Valadares, para a baliza, Napoleão, ex-Oliveira do Douro e Ruizinho, ex-Serzedo, para o meio campo e Josué, ex-Valadares, para a frente de ataque. Estes quatro nomes juntam-se assim aos atletas que transitam da época passada: Marcos, Nico, Ivo, Diogo César, Andrezinho, Miguel Borges, Marco, Jorginho, Teixeira e Maicon.

Divisão d'Elite arranca a 25 de Agosto

São já conhecidas as datas de início dos campeonatos distritais da AF Porto. A Divisão d'Elite Pro Nacional terá o seu início a 25 de Agosto ao passo que os restante campeonatos apenas terão o seu início no mês de Setembro. A Divisão de Honra dá o pontapé de saída a 15 de Setembro, a 1ª Distrital a 22 e a 2ª Distrital a 29 do mesmo mês de Setembro. 
Os sorteios serão realizados até meados de Agosto, com a Divisão d'Elite a ser sorteada a 23 de Julho, a Divisão de Honra e a 1ª Distrital a 2 de Agosto e a 2ª Distrital seis dias depois, a 8 de Agosto.
Ainda reina alguma indefinição na constituição dos vários escalões da AF Porto, sendo que a situação terá que estar resolvida, pelo menos, até à altura dos referidos sorteios.

Pedro Domingues mantem-se no Arcozelo

Pedro Domingues irá dar continuidade ao seu trabalho no Arcozelo
Pedro Domingues, técnico que abordou o projecto do Arcozelo na fase final da época em substituição de Alfredo Mendes, irá continuar ao serviço dos verde-e-brancos na próxima temporada. 
Ao blog, o técnico confirmou esse cenário: "Trabalhamos juntos no final da época passada e entenderam que fazia parte do projecto que a direcção tem para o futuro do clube. Daí ter surgido o convite para continuar", revelou.
Apesar da continuidade do técnico, ainda não houve evolução quanto a entradas e saídas do clube, visto que ainda não há certezas de que divisão o Arcozelo irá disputar, se a 2ª ou a 1ª distrital: "Neste momento sei tanto como toda a gente. Existe a possibilidade de sermos repescados. É óbvio que seria melhor para o clube, mas teremos que aguardar. Relativamente à equipa ainda é prematuro falar sobre isso. Na próxima semana talvez tenhamos mais novidades", concluiu o técnico.

Oliveira do Douro a ganhar forma

O plantel do Oliveira do Douro começa a ganhar forma, tendo em vista a participação na Divisão d'Elite Pro Nacional na próxima temporada. 
No plantel que estará às ordens de Augusto Mata, são já conhecidos três reforços: Jesus, ex-Dragões Sandinenses, João Reis, ex-Serzedo e Luís, ex-Gulpilhares, que se juntam assim a Ricardo, Tiago Oliveira, João Pinto, Rómulo, Pereira, Isidro, Tiago Almeida, Dani, Gui, Bruninho, Pedrinho e Raul, jogadores que transitaram da época passada. Serão também promovidos quatro juniores ao plantel principal: Paulo, Aires, Lázaro e Canedo.
O plantel ainda não está fechado e os oliveirenses contam ainda com mais duas entradas a anunciar nos próximos dias.

Valadares apresenta 15 novos jogadores na Gala de Aniversário


São 15 as caras novas do Valadares 2013/14

Decorreu no passado sábado, no auditório dos Bombeiros Voluntários de Valadares, a 2ª Gala de Aniversário do Valadares-Gaia, que coincidiu com o encerramento da época desportiva 2012/13 e também com o pontapé de saída da época 2013/14.
João Ricardo Pateiro animou a noite
A festa contou com o salão completamente cheio e teve a presença de Emanuel, cantor que representou Gaia na Operação Triunfo e que é oriundo de Valadares. Mário Fontemanha, vereador do Desporto da Câmara de Gaia, Lourenço Pinto, presidente da AF Porto, Artur Gandra, presidente da junta de Valadares, também marcaram presença, assim como João Ricardo Pateiro, jornalista da TSF, que proporcionou à plateia momentos de humor com as suas histórias do mundo da rádio, bem como ao relembrar o golo de Dani Veloso na final da Taça de Portugal de Futebol Feminino, que as gaienses perderam para o Boavista, fazendo um relato imaginário do lance do golo, assim como também dedicou um a Rooney, avançado do plantel sénior. O jornalista foi ainda agraciado com uma camisola do clube gaiense. 
Carla Couto e Edite Fernandes
ficam mais um ano em Valadares
A Gala serviu também para homenagear os atletas das diversas categorias do clube, desde a Academia de Futebol Feminino aos séniores tanto masculinos como femininos, com especial enfoque nos juvenis, pois subiram à 1ª Distrital da categoria.
Foram também anunciadas as renovações de Edite Fernandes e de Carla Couto por mais uma temporada, acrescentando qualidade ao plantel que irá disputar a 1ª Divisão Nacional. 
José Manuel Soares, presidente do Valadares-Gaia, anunciou que irá ficar mais um mandato, visto que o anterior já está à beira do fim: "Continuamos a nossa caminhada. Vamo-nos candidatar a mais um mandato. Os sócios devem estar orgulhosos do que tem sido feito pelo clube. Não houve um único director que quisesse deixar de colaborar neste segundo mandato", disse, agradecendo a ajuda de todos: "Juntos somos mais fortes. Hoje é um dia de festa e não esquecemos aqueles que nos ajudaram. Quero também agradecer a todos os atletas, de todas as camadas do clube, por escolherem este clube para jogar", afirmou, dando a conhecer alguns objectivos alcançados neste primeiro mandato: "Fizemos uma bancada nova, compramos um autocarro, subimos em dois anos no masculino, subimos logo na época de estreia no feminino e fomos à Final da Taça de Portugal no Jamor", relembrou.
Salão cheio de valadarenses
Já Mário Fontemanha, vereador do Desporto da Câmara de Gaia, afirmou que "estamos a fazer de tudo para que o campo antigo não seja entregue ao senhorio", aludindo ao antigo estádio do Valadares, em terra batida, depois de Lourenço Pinto ter chamado a atenção para esse facto. Esta declaração do vereador recolheu uma enorme salva de palmas no auditório. O presidente da AF Porto, Lourenço Pinto, afirmou que o Valadares precisa de mais condições para expandir o seu raio de acção, relembrando o antigo campo do clube, como possibilidade para a Academia de Futebol Feminino, "única no país", afirmou, dando os parabéns ao presidente do clube: "O Valadares é um exemplo flagrante da senda vitoriosa e pelo lançamento de jovens com valor. Parabéns presidente", deixando de seguida mais elogios: "Valadares é um ponto de referência nas conversas e não é por acaso. O clube deu uma imagem grandiosa da AF Porto pois é a esta associação que pertence, ao estar presente no Jamor pela primeira vez", deixando também os parabéns aos juvenis pela promoção à 1ª Distrital.

Cinco caras novas no plantel
de Mara Vieira
Por seu turno, Artur Gandra, presidente da junta de Valadares, elogiou o trabalho realizado: "Queria uma salva de palmas para o Futebol Feminino, pois conseguiu um feito inédito no futebol gaiense. Nunca imaginei estar no Jamor para ver jogar o Valadares. Uma salva de palmas também para a equipa sénior que subiu à Divisão de honra e para os juvenis que subiram à 1ª distrital. Vocês levam o nome do Valadares por todo o país e fazem desta freguesia uma das mais importantes do Concelho de Gaia", rematou na sua intervenção.
Já na parte final da Gala foram apresentados os novos equipamentos do clube em todas as camadas e também os reforços no feminino: Catarina Sousa e Micas, ex-Boavista, Cristina e Rafaela, ex-Pasteleira e Susy, ex CP Martim, estarão às ordens de Mara Vieira na próxima temporada, juntamente com a grande maioria do plantel.
Foram três os juniores promovidos
Já no masculino, uma pequena revolução teve lugar no plantel a cargo de Paulo Alexandre: Valente, Serginho, Carvalho, Silva, Juliano, Daniel e Rooney ficam no clube, juntando-se-lhes 15 novos atletas: Hélder Costa, ex-Canidelo e Romeu, ex-Crestuma para a baliza, Nuno Miguel, ex-Candal, Oliveira, ex-Canidelo e Gomes, ex-Crestuma para a defesa. Para o meio campo chegam Vitinha, ex-Infesta, Serginho II, ex-Canidelo, Fabinho, ex-Gulpilhares e Paulo Figueiredo, ex-Oliveira do Douro. Já na frente de ataque Hugo Figueiredo, ex-Oliveira do Douro, Bruninho, ex-São Félix, Joel, ex-Canidelo e o regresso de Avelino, ex-Avintes, ao clube são as novidades. Sobem também três juniores à equipa principal: Hugo Pinheiro para a baliza, Edu para a defesa e Bruno para a frente de ataque foram os atletas escolhidos.
A 2ª Gala de aniversário terminou com o hino do clube a ser cantado pela primeira vez ao vivo, sendo depois cantados o 'Parabéns a Você' ao clube pelo seu segundo aniversário.

Serzedo com quatro reforços

Ricardinho vai voltar a Serzedo
O Serzedo começa a dar vida ao novo plantel que irá disputar a Divisão d'Elite Pro Nacional, na próxima temporada.
Depois do anúncio do nome do técnico, Filipe Ribeiro, chegam agora os nomes dos primeiros quatro reforços para a equipa azul e branca: Filipe Cunha, ex-Perosinho, para a baliza, Daniel Araújo, ex-Infesta, para o meio campo, João Alves, ex-Nogueirense, para a frente de ataque, juntamente com o regresso de Ricardinho, proveniente do Pedras Rubras.
São também já conhecidos os nomes dos atletas que transitam da época passada: César, Hélder, Tiago Dias, Luís Silva, Hélder Moreira, Joãozinho, Vítor Almeida e Vitinha. 
Relativamente às saídas, Miguel Guedes rumou ao Coimbrões, Diogo já se sabia que iria abandonar o clube. André, João Reis, Ruizinho, Ricardo Dominguez, Nuno Velha, Veiga, Ricardo, Gerson, Jorginho, Rui Franco e Nuno Sousa também não ficam no clube.

20 de junho de 2013

Coimbrões com plantel praticamente definido

Miguel Guedes dá o salto do Serzedo
para o Coimbrões
O Coimbrões prepara a noa época, onde irá disputar o novo Campeonato Nacional de Séniores, antiga 2ª Divisão B.
O plantel verde e preto está praticamente encerrado, transitando da época passada a grande maioria dos jogadores: Ivo, Fábio Carvalho, Flávio, Joel, Diogo Costa, Brandão, Nando, Sardinha, Carlos Sousa, Ricardinho, Paulinho Teixeira, Paulinho Penantes, Luís Paulo, Dani, Tiago Penantes, Paulinho Moreira, Pedro Tavares, Nuno Pinto e Fábio Rola são os 19 atletas que renovaram com os gaienses, aos quais se juntam apenas três reforços: Miguel, ex-Padroense, para a extrema esquerda, Joca, ex-Sp. Espinho, para a frente de ataque e Miguel Guedes, ex-Serzedo, para a baliza coimbroense. Serão também promovidos três juniores: Filipe Cardoso, Diogo Morgado e Bruno Basílio. 
Só ainda não é conhecida a equipa técnica do Coimbrões, nem se Paulo Lima continuará à frente dos destinos dos verde e pretos.

Paulo e Hugo Figueiredo estão de saída do Oliveira do Douro

Hugo (esq.) e Paulo Figueiredo (dir.)
voltam a jogar juntos no Valadares
Paulo Figueiredo e Hugo Figueiredo estão de saída do Oliveira do Douro, soube o A Bola é Redonda.
Contactado pelo blog, Paulo Figueiredo explicou os motivos que levaram os dois irmãos a deixarem os azuis e brancos: "Já tínhamos quase tudo acordado com o Oliveira do Douro, mas sempre sentimos que não estavam a fazer tudo para que nos quisessem lá", começou por contar o extremo, que apontou de seguida os principais motivos: "Depois de tentar melhorar o acordo, soubemos que jogadores com menor valor iriam ter melhores condições que nós. Fomos dos únicos que não fomos aumentados, ele foi o melhor marcador da equipa e eu o segundo, pelo segundo ano consecutivo e nem sequer fomos convidados para ir á Gala do clube. Sentimos que não nos davam o merecido valor e nós queremos estar onde nos querem, onde sentimos que exista confiança em nós e, sobretudo, um projecto, situação que no Oliveira do Douro não existe", referiu o atleta.
Habituados a jogar juntos, foi assim no Avintes e também no Oliveira do Douro, os dois atletas são garantia de golos. Esta temporada Hugo Figueiredo foi o melhor marcador com 13 golos apontados, enquanto Paulo Figueiredo apontou cinco. Relativamente ao futuro, Paulo Figueiredo revela o clube que se segue nas suas carreiras: "Já estávamos em conversas com o Valadares e chegamos a um acordo fácil. Posso dizer que em termos de valor é igual ao Oliveira do Douro mas sentimos por parte dos responsáveis que falaram connosco, confiança em nós e vontade de fazer historia no Valadares. Têm um projecto ambicioso e decidimos aceitar", revelou o extremo.
Para Hugo Figueiredo este será o quinto clube na carreira, depois de passagens por Alpendorada, Avintes, Oliveira do Douro e Coimbrões. Já Paulo Figueiredo teve passagens pelo Celoricense, Avintes e Oliveira do Douro. 

19 de junho de 2013

Solução à vista para o Lixa

Realizou-se esta terça-feira uma Assembleia Geral no Lixa para encontrar uma solução para o vazio directivo em que o clube poderia cair, caso Paulo Leal mantenha a decisão de não continuar a presidir o clube felgueirense.
Porém parece ter sido encontrada uma solução. Segundo a Página do clube no Facebook, Paulo Leal e rui Pita, presidente e director desportivo respectivamente comprometeram-se, juntamente com mais duas pessoas, a formar uma direcção no prazo de oito dias. 
Quem manteve a convicção em não continuar foi Hélder Ribeiro, que na sua Página no Facebook deixou os motivos que o levaram a deixar o Lixa: "(...) Falta de transparência em certas e determinadas situações que ocorreram ao longo do ano vão contra os meus princípios. Assim, a partir de hoje escuso-me de qualquer responsabilidade ligada ao clube (...)" pode ler-se.
Pode estar assim encontrada a solução que permita ao Lixa participar no Campeonato Nacional de Seniores na próxima época, neste regresso dos felgueirenses ao escalão de onde desceram em 2007/2008.

José Ribeiro deixa o Infesta

Ao fim de 27 anos, José Ribeiro está de saída do Infesta
Há dias o A Bola é Redonda noticiou a possível saída de José Ribeiro do Infesta, possibilidade essa que se tornou real, conforme o próprio anunciou na sua página pessoal no Facebook.
O blog chegou à fala com o técnico, que explicou os motivos que o levaram a terminar uma ligação aos matosinhenses que ia já na casa dos 27 anos, os últimos três como treinador principal: "O clube queria que eu continuasse e fez me uma proposta, mas entendo que ao fim de três anos e com tudo o que aconteceu nestes mesmos três anos, quero novos desafios. É tudo uma questão de novas motivações, querer conhecer novos clubes, querer desafios diferentes. Saio a bem do clube do qual sou sócio faz em Setembro 30 anos", disse. O clube apresentou uma proposta de continuidade ao técnico, mas este não aceitou: "Nada me desagradou porque conheço bem a realidade do clube. Sei que as pessoas fizeram uma proposta realista mas esta ideia de sair, estava na minha cabeça desde que acabou o campeonato", confessou, confirmando o fechar de ciclo: "Acima de tudo é um ciclo que se fecha", concluiu.
José Ribeiro deixa assim o Infesta, clube que representa há 27 anos, 15 deles como jogador onde desempenhou as funções de defesa direito, nove como treinador adjunto e três como técnico principal. Pelo meio uma época parado por lesão e duas repartidas pelo Senhora da Hora e pelo Guia do Algarve, a primeira motivada pelos estudos, a segunda por questões profissionais. 
Agora, José Ribeiro espera que o telefone toque com uma proposta que vá de encontro aos seus objectivos: "Acima de tudo um clube que tenha condições para ganhar, onde se possa apostar em jovens valores e que eu possa desenvolver as minhas ideias de jogo", concluiu.
O Infesta vai realizar uma Assembleia Geral no próximo dia 28 de Junho, com o intuito de eleger uma nova direcção, já que Manuel Ramos, há 39 anos na presidência do clube, não pretende continuar.

Allen - "Eu sou o responsável por esta descida de divisão"

Apesar da descida, Allen irá para a sua sexta temporada à frente do Perosinho
Allen, treinador do Perosinho, abordou a época dos gaienses que culminou com uma descida de divisão, um ano apenas depois do regresso à Divisão de Honra. 
Em jeito de balanço, o técnico refere que a época foi má: "Foi uma época muito desgastante e muito má em quase todos os aspectos", começou por dizer, apontando depois os principais erros: "Começou mal logo na constituição do plantel. Sabia que ia perder jogadores importantes, como o Hélder Costa por exemplo, mas nunca contava perder já na primeira semana da pré-época, jogadores como o Marques, o Luís e até o próprio Filipe, que depois acabaria por regressar em Dezembro. Foram perdas que, já quase com a época a começar, foram impossíveis de colmatar", confessou. As partidas em casa também não ajudaram: "Principalmente em nossa casa foi uma época desastrosa. Tudo nos acontecia, falhávamos golos escandalosos e sofríamos golos caricatos. Não quero com isto atribuir qualquer tipo de responsabilidade aos meus jogadores, eu assumo todo o nosso insucesso, e só eu e apenas eu sou o responsável por esta descida de divisão", atestou o técnico. No entanto, o técnico ainda acreditou na manutenção até não ser mais possível matematicamente: "Não tenho a menor dúvida que se a minha equipa tivesse conseguido uma série de três resultados positivos, ganharíamos a confiança necessária para sair do fosso, aliás aconteceu isso ao Valonguense. Fizemos uma primeira volta má mas nunca pensei que a segunda fosse pior. Foi uma autentica desilusão a nível pessoal", confessou Allen, que revelou também que irá ficar mais uma época em Perosinho: "Na última semana do campeonato anunciei aos meus jogadores que seria o meu último jogo como treinador do Perosinho, porque depois de uma época como esta não achava que tivesse condições para continuar. No entanto, falei com o Presidente que aceitou as minhas condições e eu as do clube e irei continuar mais uma época", revelou, adiantando que o plantel irá sofrer imensas alterações: "Falei diversas vezes com o Presidente e disse-lhe o que pensava. Sei que por minha vontade e por vontade de alguns jogadores, esta equipa vai sofrer uma grande revolução. Eu vou querer dispensar muita gente e também vão haver muitos jogadores a querer sair por vontade própria", revelou, dizendo também que já está nas mãos da direcção a lista de dispensas: "A direcção tem a lista para falar com esses jogadores".
Sobre a próxima temporada, de regresso à 1ª Distrital, Allen não esconde a ambição: "Sou ambicioso por natureza e irei fazer de tudo para que o Perosinho consiga andar no grupo da frente e depois logo se verá", revelou, referindo que já começou a trabalhar com o plantel e que este será ainda mais jovem do que os últimos: "Comecei à pouquíssimo tempo a preparar o plantel. Posso dizer que ainda será uma equipa mais jovem do que as duas ultimas épocas", concluiu.

Bruninho fica mais um época no Oliveira do Douro

Bruninho vai continuar a vestir
a camisola do Oliveira do Douro
Bruninho, atleta do Oliveira do Douro, revelou ao blog que irá ficar mais uma época no clube agora treinado por Augusto Mata: "Sim, vou ficar mais uma época. Tive propostas para sair, mas vou ficar e já assinei por mais um ano", revelou o técnico.
Sobre a época passada, o jogador afirma não estar totalmente satisfeito com a mesma, apesar do principal objectivo da época ter sido atingido: "Em relação a época passada, foi uma época onde conseguimos atingir os objectivos mínimos, mas não nos podemos sentir felizes e realizados pelo 10º lugar de maneira nenhuma", disse, afirmando que a equipa tinha qualidade para mais: "Com todo o respeito que tenho pelas equipas que terminaram o campeonato na nossa frente, penso e acho que podíamos e devíamos ter terminado o campeonato onde andamos grande parte da segunda volta, nos cinco primeiros classificados".
Apesar do modesto 10º lugar, a equipa vai disputar a Divisão d'Elite Pro Nacional na próxima época. Bruninho acredita que será uma experiência motivante: "Só o nome diz tudo. Vai ser com toda a certeza um campeonato bastante competitivo, com muita qualidade onde emoção não vai faltar. O nosso objectivo passa por fazer uma época bastante tranquila, segurar a manutenção o mais cedo possível e depois logo se vê. Não é por falta de ambição que dizemos isto, mas temos consciência da dificuldade e da competitividade desta divisão", concluiu o jogador.

18 de junho de 2013

Martins dos Santos - Condenado a 18 meses de prisão com pena suspensa

Martins dos Santos volta a estar envolvido num caso de corrupção
Martins dos Santos, director desportivo do Crestuma, foi condenado esta segunda-feira a 18 meses de prisão, com pena suspensa, pelo Tribunal de Gondomar, notícia a imprensa nacional.
Os motivos da condenação remontam a 2011, quando na altura Martins dos Santos foi apanhado com um envelope que continha 1.110€ pela Polícia Judiciaria do Porto. O envelope foi entregue por Vítor Silva, presidente do São Pedro da Cova na altura, num encontro entre ambos. Por altura dos acontecimentos, Vítor Silva afirmou que Martins dos Santos o contactou prometendo-lhe que a sua equipa não descia de divisão caso este pagasse 5 mil euros. Vítor Silva terá alertado a PJ que em conjunto delinearam a operação  policial que deu na detenção do ex-juiz.
Em tribunal, Martins dos Santos disse desconhecer o conteúdo do envelope, ao que Vítor Silva contrapôs afirmando que "Era tudo em notas de 50€. É óbvio que a gente vê que aquilo é dinheiro, não são papéis".
Perante os factos, o tribunal deu como provada a entrega do dinheiro e condenou o ex-árbitro, que para além da pena suspensa, terá ainda que doar 3 mil euros a uma instituição de caridade. 
O advogado de Martins dos Santos, Carlos Duarte, ainda não decidiu se avança com o recurso desta decisão.

Guilherme Baldaia - "A segunda fase foi simplesmente soberba"

Guilherme Baldaia irá continuar em Grijó
Guilherme Baldaia, treinador que substituiu Óscar Nogueira no Grijó, abordou a época dos gaienses que culminou com a subida ao Campeonato Nacional de Seniores, bem como com o título de Campeão de Nacional ao vencer a Série c da 3ª Nacional.
Ao A Bola é Redonda, o técnico disse que foi bem recebido em Grijó: "Fui extremamente bem recebido por toda a gente em Grijó. Foi uma experiência inesquecivel e bastante enriquecedora, tanto no aspecto desportivo como comprovam os resultados e o sucesso alcançado, como no aspecto pessoal onde trabalhei com pessoas fantásticas, começando pela direcção superiormente liderada pelo presidente Manuel Gomes até ao plantel, onde criei laços de amizade para toda a vida". Já sobre o desempenho desportivo, Guilherme Baldaia avalia a época grijoense desde que assumiu a equipa, em Janeiro: "Ao longo da segunda volta da primeira fase, fizemos uma recuperação fantástica e então a segunda fase foi simplesmente soberba, acabando invenciveis e com seis vitórias consecutivas, numa série com muita qualidade principalmente dos nossos adversários directos Salgueiros e Estarreja, o que ainda mais valorizou o nosso titulo de Campeão. O mérito é essencialmente dos jogadores", atirou. 
Para a próxima temporada, já no Campeonato Nacional de Seniores, Guilherme Baldaia continuará a orientar a equipa, com o objectivo de conseguir garantir a manutenção o mais rápido possível: "A minha continuidade em Grijó é um facto. Procuraremos desde o inicio fazer um campeonato sem sobressaltos para atingir o objectivo que passa pela manutenção tranquila, conscientes das dificuldades de um campeonato extremamente competitivo", concluiu.

17 de junho de 2013

Filipe Ribeiro é o próximo treinador do Serzedo

Filipe Ribeiro é o homem que se segue
no banco do Serzedo
Filipe Ribeiro, jovem técnico que orientou os juniores do Penafiel esta temporada, será o próximo treinador do Serzedo, sucedendo assim a Edmundo Duarte no cargo, anunciou em comunicado a direcção do Serzedo.
Filipe Ribeiro tem 38 anos e destacam-se as passagens pelo Gil Vicente, como treinador adjunto de Rui Quinta e posteriormente de Paulo Alves na época 2009/10 na altura na Segunda Liga e na época seguinte como treinador principal do Leça na 3ª Nacional. Com bastante experiência nos campeonatos nacionais, Filipe Ribeiro passou ainda pelo Paredes, Aliados Lordelo e também pelo Penafiel, sempre como adjunto de Rui Quinta, treinador que coadjuvou Vítor Pereira no FC Porto. Conta também com passagem pelo Joane e pelo Fafe, também como treinador adjunto. A nível de camadas jovens, Filipe Ribeiro passou pelo Paços Ferreira, Paredes e Penafiel, também como técnico adjunto.
No comunicado a que o A Bola é Redonda teve acesso, a direcção do Serzedo agradece a Edmundo Duarte e a Luís Bessa, seu adjunto, tudo aquilo que fizeram pelo clube na época que agora terminou.
Filipe Ribeiro terá como treinador adjunto Óscar Rodrigues e Vítor Lima será o treinador de guarda-redes. 

Gonçalo deixa Padroense e aguarda por contactos


As lesões impediram a afirmação
de Gonçalo no Infesta
Gonçalo Borges, avançado que representou o Infesta e o Padroense esta temporada, está de saída do clube do Padrão da Légua. 
Em declarações ao A Bola é Redonda, o jogador que foi eleito pelos leitores do blog o Melhor Jogador da Divisão de Honra 2011/12, explicou como foi esta experiência nos campeonatos nacionais, mais concretamente na 2ª Divisão B: "Foi o ano em que cresci mais como atleta e como homem. O meu objectivo no início da época era tentar afirmar-me nesta divisão mas, por várias razões, não consegui. O facto de ter tido três paragens por lesões condicionou sobremaneira a minha época. Acabou por ser uma surpresa, no sentido em que nunca tive lesões que me impedissem de jogar. Além disso, quando se volta de uma lesão nunca se está a 100%. Os meus colegas tinham sempre um ritmo superior ao meu. Não foi fácil mas ajudou-me a perceber que estas contrariedades acontecem e temos que ser fortes para continuar a trabalhar", disse o goleador. 
Os 19 golos que apontou ao serviço do Candal fizeram o Infesta contrata-lo, mas em Dezembro Gonçalo acabou por rumar ao Padroense, segundo o próprio, para poder jogar mais: "Enquanto lá estive, não tenho nada a apontar às pessoas que fazem parte do Infesta. Antes pelo contrário, na maior parte das vezes, sempre fui bem tratado. Embora quando tenha chegado tivesse sido opção para jogar a titular, após as lesões não fui tendo tantas oportunidades. Eu entendo que não estava ao meu melhor nível mas queria ajudar e só com ritmo competitivo conseguia voltar à minha forma. Foi por isso que decidi mudar", referiu.
Gonçalo está de saida
do Padroense
Relativamente à sua saída do Padroense, esta foi por vontade própria: "Foi-me dado um prazo para dizer à direcção do Padroense se pretendia continuar ou não. Durante esse prazo, entendi que seria mais benéfico para mim esperar por uma outra proposta", afirmou Gonçalo, que explicou o que falhou para que os matosinhenses não tivessem conseguido a manutenção no agora denominado Campeonato Nacional de Seniores: "Sobretudo o que falhou foi não termos conseguido a manutenção. Estávamos todos comprometidos com esse objectivo mas infelizmente não conseguimos. Éramos uma equipa muito jovem mas também com muita qualidade. Acho que essa juventude trouxe-nos alguma ingenuidade em certos jogos fulcrais. No final do campeonato, tivemos algumas "finais" que tínhamos de ganhar", concluiu o ponta de lança, que disse ainda ter já propostas em carteira: "Tenho algumas propostas mas ainda não assinei por nenhum clube. Espero resolver a minha situação nas próximas semanas".

14 de junho de 2013

Rui Leite com futuro indefinido no Perosinho

Rui Leite ainda não sabe se fica em Perosinho
Rui Leite, guarda-redes que está há duas épocas no Perosinho, não sabe ainda se irá continuar no clube gaiense: "Para já não sei responder a isso. Ainda é cedo e existem muitas coisas a ser resolvidas e outras pensadas", referiu o guardião, que disse também já ter recebido outras propostas: "Felizmente sim, mas ainda é muito cedo e tudo ainda é muito vago. Mas por norma não saio quando o barco afunda. Fico para ajudar a compor, mas não depende só de mim", revelou.
Relativamente à temporada dos azuis e brancos, Rui Leite refere alguma falta de experiência e também de sorte, como factores-chave para o regresso à 1ª Distrital: "Foi uma época atípica e ingrata. O plantel tinha mais qualidade do que o último lugar o demonstra e em casa, salvo algumas excepções, ficou provado em campo que poderíamos sempre fazer melhor. A juventude e a falta de experiência em algumas ocasiões fizeram com que caíssemos no buraco, e quando estas lá tudo corre mal, é aquela bola que bate no ferro e não entra, e ao contrario da sempre certo", referiu o guarda-redes, que também não faz um balanço totalmente positivo a nível individual: "Sou um jogador de equipa. Quando corre mal a todos, corre a mim também. Talvez tenha ficado mal no foto mais vezes do que o normal e se calhar defraudei algumas pessoas no clube. É claro que não foi uma época positiva, depois da subida no ano anterior, era esperado mais de nós e claro que ninguém pode ficar satisfeito", concluiu o atleta.

António Gaiteiro ruma ao São Martinho

António Gaiteiro foi Campeão Distrital
pelo Perafita em 2011/2012
António Gaiteiro, técnico que nas duas últimas épocas esteve ao serviço do Perafita, vai orientar o São Martinho na próxima temporada. Segundo o técnico que fez do clube matosinhense Campeão Distrital há duas temporadas e que brilhantemente levou a equipa até ao segundo lugar na Divisão de Honra, fechou-se um ciclo: "Achei que era a altura de terminar um ciclo de dois anos muitos bons, embora o presidente Santana fizesse tudo para que eu continua-se, mas não chegamos a acordo", revelou o técnico ao blog. O Perafita chegou esta temporada à Divisão de Honra e logo assumiu-se com um sério candidato ao título de campeão, disputando praticamente até ao final do campeonato com o Lixa essa conquista. Porém, os lixenses foram mais fortes e o Perafita acabou na segunda posição. 
A próxima paragem do técnico será o São Martinho, 11º classificado na Divisão de Honra na última temporada, conforme o próprio confessou, admitindo que os objectivos dependem da divisão em que o clube jogar: "Vou treinar o São Martinho. Se for na Divisão de Honra, o objectivo é a subida à Divisão d'Elite. Se formos para a Elite vamos pensar jogo a jogo para andar lá em cima", disse. Esta indefinição deve-se à possibilidade do Perafita ainda poder ser promovido, mas também agora com a possibilidade do Lixa não poder competir no Campeonato Nacional de Seniores devido à indefinição directiva. Quanto a reforços, António Gaiteiro já passou aos directores do clube as suas preferências: "As referências foram dadas e os directores estão a tratar disso. Duma coisa podem ter a certeza, o São Martinho vai ter uma equipa de qualidade e muito competitiva", rematou o experiente técnico.

Entrevista Com - Milton Ribeiro (Treinador do Gondim)

Milton Ribeiro é o técnico convidado do Entrevista Com. Depois de subir o Progresso à 1ª Distrital, o técnico acabou por não acompanhar a equipa e assumiu mais um projecto aliciante, no Gondim-Maia. A turma maiata acabou promovida de forma administrativa à 1ª Distrital e depois de uma época brilhante, apesar de nova subida administrativa, o Gondim ascende pela primeira vez à Divisão de Honra da AF Porto. Apesar de ser de forma administrativa, foi preciso conquistar um lugar que possibilitasse essa situação, mas nem por isso, o quarto lugar deixou de ser surpresa para o técnico, que sempre acreditou no grupo, mesmo quando tinha as bancadas vazias. Com o passar do tempo foram-se enchendo até festejarem todos em conjunto, um objectivo que não era o inicial. 
Para ler com atenção mais um exclusivo do A Bola é Redonda.

Gondim-Maia chegou em dois anos à Divisão de Honra da AF Porto


A Bola é Redonda (ABR) - Milton Ribeiro, chegou ao Gondim no início da época pensando que iria disputar a 2ª Distrital. Como recebeu a notícia de que jogariam na 1ª Distrital?

Milton Ribeiro (MR) - Efectivamente quando fui convidado para treinar o Gondim em meados de Junho, aquilo que me foi dito pelo Presidente Mário Freitas, foi que a equipa iria disputar a 2ª Distrital, no entanto ainda haveria a possibilidade de disputarmos a 1ª Distrital, visto que a subida do Pedras Rubras à 3ª Nacional, para ocupar a vaga deixada por uma desistência, levaria o Perosinho a subir à Honra e o Gondim a subir da 2ª para a 1ª. No entanto apenas tivemos a confirmação já perto do inicio de Agosto, altura em que iríamos começar a pré-época. Foi com muito agrado que recebemos esta noticia, sabendo que teríamos de fazer alguns ajustes e que teríamos de trabalhar de forma diferente para que a adaptação fosse rápida e com resultados, visto que a 1ª divisão é muito diferente da 2ª! Senti-me preparado e sem qualquer receio. Acreditando no meu trabalho e ciente que se os jogadores fizessem aquilo que lhes seria pedido que poderíamos ser bem sucedidos.


ABR - Foi de alguma forma difícil preparar a equipa para este escalão?

MR - Os jogadores foram contratados para disputar a 2ª divisão, mas como havia a possibilidade de disputarmos a 1ª, tive o cuidado de escolher jogadores que me dessem garantias que, se fosse para jogar na 2ª iríamos lutar para sermos campeões, mas se caso acontecesse, o que acabou por acontecer, a promoção administrativa à 1ª divisão, podermos fazer um campeonato tranquilo. A equipa que começou foi aquela que tínhamos pensado para a segunda e, apenas na reabertura das inscrições, é que reforçamos a equipa nos pontos que achamos que estaríamos mais debilitados ou com algumas lacunas. Não sendo dissociável a média de idades do plantel, que se centra nos 21 anos, sendo que apenas seis dos 23 jogadores que compõem o grupo têm experiência de 1ª divisão. Quanto à preparação técnico-táctica para este escalão as coisas também eram diferentes, porque a 2ª disputa-se mais na base da força, sem desprimor para quem a disputa. Já nesta divisão os jogos têm mais qualidade, tenta-se praticar melhor futebol. A dificuldade existiu, mas com todos os intervenientes a tentarem dar o seu melhor, as dificuldades foram sendo ultrapassadas.


ABR - Para uma equipa recém-chegada da 2ª Distrital, acabar em quarto lugar deixa-o surpreendido?

MR - Sei que vai parecer um cliché aquilo que vou dizer, mas sinceramente o quarto lugar não me deixa nada surpreendido. A nossa série foi muito competitiva, as equipas andaram sempre muito juntas até ao ultimo terço do campeonato, apenas aí é que começou a existir alguma clivagem entre a primeira metade da tabela e a segunda. O plantel foi todo escolhido por mim, desde os jogadores que se mantiveram em Gondim, assim como todos aqueles que vieram antes e depois do campeonato começar, logo eu sabia aquilo que tinha em mãos, ou melhor, aquilo que tenho em mãos. Assim sendo, sabia também como retirar o máximo de cada jogador. Nem tudo correu como esperávamos, houve jogadores que não renderam aquilo que estávamos à espera, mas a grosso modo todos conseguiram dar o seu contributo para que este quarto lugar fosse possível, sendo que acabamos a época apenas com dois jogadores a não terem sido utilizados como titulares, já que todos os outros tiveram a sua oportunidade de jogar na equipa inicial. A direcção pediu-nos a manutenção folgada, objectivo que conseguimos atingir a 10 jornadas do final da prova. Devido ao facto de termos andado a maior parte do campeonato dentro dos cinco primeiros lugares, entendemos que devíamos querer algo mais e, juntamente com a equipa, decidimos colocar um objectivo a nós próprios e decidimos que apontaríamos a luta pelos primeiros lugares. Sabíamos que teríamos dificuldades, primeiro pela falta de experiência da quase totalidade do plantel na 1ª divisão e, mais ainda, pela falta de experiência de lutarem para subir de divisão neste escalão. É certo que houve jogos onde se notou esse handicap, assim como houve muita desconfiança por parte de adeptos do nosso clube e de outros, e também de alguns elementos de dentro do próprio clube, em relação à capacidade da equipa se manter na frente até ao final. Fomos a segunda melhor defesa, o quarto melhor ataque, a equipa que teve mais jogos consecutivos sem perder e a equipa com mais goleadas dadas. Mas conseguimos e a trabalhar da maneira que trabalhamos, sinceramente não me deixa surpreendido.


ABR - Ao abrigo da reformulação dos quadros competitivos da AF Porto, o Gondim acabou por ser promovido à Divisão de Honra. Como foi que recebeu esta notícia?

MR - De forma tranquila, sendo que foi uma noticia que nos deixou muito contentes. Ainda antes do inicio do campeonato fomos sendo informados, até por elementos de dentro da AF Porto, que a manutenção nos cinco primeiros lugares nos poderia dar a subida de divisão. Assim sendo, e como andamos a maior parte da época dentro dos primeiros cinco classificados, fomos acreditando que era possível conseguir a tal subida de divisão. Depois com as constantes mudanças de informação, centra-mo-nos no terceiro lugar, visto que esse daria subida directa, sem termos de andar a pensar nas alterações que pudessem surgir. Partimos para o último jogo a não depender apenas de nós, fizemos o nosso trabalho, vencemos, mas o Maia, a quem aproveito para endereçar os parabéns pela conquista da série e do campeonato, conseguiu vencer e assim passar de quarto para primeiro relegando-nos para fora do tal lugar que queríamos. Depois veio a informação que teríamos de disputar o jogo com o Foz (4º da Serie 1) e que em caso de vitoria nos daria a subida, mas com as alterações efectuadas na Assembleia Geral de 31/05, soubemos que subiríamos mesmo sem ter de vencer esse jogo. No entanto mentalizei os jogadores que a subida já estava conquistada, mas que teríamos de vencer para dignificar a camisola e podermos festejar a subida. Isso aconteceu, vencemos por 2-1 e assim podemos dar asas aos festejos que duraram até altas horas.


Milton Ribeiro irá continuar a
treinar o clube maiato
ABR - Qual será o seu futuro no Gondim. Vai continuar a treinar a equipa na próxima temporada?

MR - Sim, irei continuar a ser o treinador do Gondim na próxima temporada. A continuidade no comando técnico da equipa foi acertada na passada segunda-feira, numa reunião que durou pouco tempo, visto que as ideias, quer da direcção, quer da equipa técnica por mim liderada, são convergentes naquilo que ao futuro do clube diz respeito. Assim sendo, estamos já a preparar a próxima época sabendo que será um campeonato diferente daquele que disputamos este ano, mas com a noção que temos todas as condições para conseguir desempenhar um bom trabalho. Aproveito para agradecer a confiança reiterada pela direcção na pessoa do Presidente Mário Freitas e como é apanágio da minha parte, tudo farei para continuar a corresponder e conseguir ajudar a que a ARDC Gondim-Maia continue a crescer.


ABR-  Quais são as expectativas do clube para a Divisão de Honra, uma divisão bastante competitiva?

MR - A Divisão de Honra é, como o nome indica, uma Honra. Acredito que a divisão irá ser muito competitiva devido, primeiro, à qualidade dos clubes que a compõem, segundo, pela quantidade de dérbis que acontecerão e, terceiro, pela vontade que todas as equipas têm em se afirmar. As expectativas do clube são as melhores possíveis.


ABR - Poderemos ter uma nova surpresa proporcionada pelo Gondim na próxima temporada?

MR - Aquilo que posso garantir é que a equipa será preparada para proporcionar bons espectáculos de futebol e vencer o maior numero de jogos possível. Todas as épocas são diferentes, o Gondim está nesta divisão pela primeira vez e como é óbvio, o principal objectivo passará por conseguir a manutenção o mais rapidamente possível. Só depois disso pensaremos em algo mais. Não posso prometer a subida de divisão, mas posso garantir que trabalharemos para que isso possa ser possível, entrando em campo apenas com um pensamento, a vitoria, sem com isto estar aqui a dizer que vamos proporcionar uma surpresa ou não. Estamos a montar uma equipa competitiva, mantendo a base da época passada e acrescentando qualidade e competitividade à mesma, desta forma pretendemos ter uma equipa que possa entrar em campo, domingo a domingo e dar-nos aquilo que pretendemos que são os três pontos.


Milton Ribeiro não esquece
a equipa tecnica no momento
dos agradecimentos
ABR - Mister, deixe uma mensagem aos adeptos do Gondim e também aos leitores do blog.

MR - Em primeiro lugar quero agradecer ao A BOLA É REDONDA, por se lembrar dos treinadores de clubes das distritais da AF Porto e por nos dar a palavra para falarmos sobre aquilo que realmente gostamos.
Em segundo lugar quero agradecer aos leitores do blog o facto de o lerem, porque assim fazem com que ele se mantenha no ar e que possamos estar sempre actualizados em relação aos campeonatos onde estão presentes equipas do concelho de Gaia, mas não só. Dizer-lhes ainda que este desporto é fantástico e que todos podemos contribuir para que ele seja ainda melhor.
Em terceiro lugar quero agradecer à minha equipa técnica, ao meu adjunto Tiago Margarido, ao meu treinador de guarda-redes Tiago Brito, ao nosso scout Jorge Margarido e ao meu grande amigo José Leitão, pelo trabalho que têm desempenhado com seriedade, honestidade, empenho e com muito amor à modalidade. O sucesso é em grande parte vosso.
Em quarto lugar quero agradecer a todos os meus jogadores, que fizeram com que aquilo que eu idealizei fosse transportado para dentro do campo e assim conseguirmos criar este cenário. O sucesso é deles porque acreditaram nos métodos de treino, no modelo e estratégia de jogo e tentaram cumprir sempre os pressupostos que pensamos para a equipa.
Em ultimo lugar, mas não menos importante, para os adeptos do Gondim. Começamos a época com poucas pessoas nos jogo em casa, com muito poucas no jogos fora, mas com o decorrer do tempo fizemos com que vocês acreditassem nesta equipa, naquilo que nós podíamos fazer, mesmo sabendo que muitos dos que estavam na bancada preocupam-se mais em criticar do que em apoiar. No entanto crescemos com todos, aprendemos com todos e, também, por esses motivos estamos como estamos. No ultimo jogo da época tínhamos a bancada cheia, os aplausos que ouvimos foram muito bem recebidos e fizeram-nos trabalhar ainda mais. Só temos a agradecer, sem personalizar ninguém, todas as criticas, todas as vaias, todos os aplausos, todas as vezes que gritaram golo. Mais uma vez muito obrigado e espero que tenham orgulho no que esta equipa fez esta época, também vencemos por vós.

13 de junho de 2013

Ricardinho - "Acima de tudo foi uma época positiva"

Ricardinho ainda tem o futuro incerto
Ricardinho, avançado que no início da época deixou o Serzedo para jogar no Pedras Rubras, fez um balanço positivo da época dos maiatos. A nível colectivo, o jogador afirma que foi uma época bastante positiva: "A nível colectivo foi pedido a todo o grupo para não ficar nos últimos quatro lugares. A época começou quase a correr, porque o clube decidiu jogar a 3 divisão. Começamos a época a jogar a Taça de Portugal onde fomos até a 4ª eliminatória", onde caiu frente ao Belenenses, no Restelo, não sem antes ter eliminado a União da Madeira numa eliminatória época, onde os maiatos recuperaram de uma desvantagem de dois golos, vencendo por 3-2. Já no campeonato, as coisas foram algo intermitentes: "No campeonato tivemos altos e baixos mas conseguimos ir a fase de subida, porque tínhamos uma grande equipa, em qualidade, em quantidade e, acima de tudo, muito bem orientada", disse. Porém, na Fase Subida, as coisas não correram como esperado: "A Fase Subida não nos correu como queríamos. É verdade que em alguns jogos por culpa própria e, noutros, com muita influência da parte da arbitragem. Mas acima de tudo foi uma época positiva", catalogou o avançado.
Já a nível pessoas, Ricardinho diz-se satisfeito com o seu desempenho: "Foi uma experiência boa sem duvida. Voltei aos nacionais, a nível sénior pela primeira vez, e adorei trabalhar com o mister António Pedro, que é um profissional de muita qualidade. Fiz cinco golos e agradeço a todo o plantel que foram, sem dúvida, a chave do sucesso", rematou.
Relativamente à sua continuidade no clube, Ricardinho diz ter ainda todas as possibilidades em aberto, inclusive, um regresso a Gaia: "Para já ainda não sei, porque ainda não falamos. Já tive alguns convites, mas sem falar com o Pedras Rubras não decido nada. Só depois e, quem sabe, até pode haver um regresso a Gaia", concluiu.
Ricardinho realizou 21 partidas pelo Pedras Rubras, 13 como titular, e apontou cinco golos durante toda a época.

Lixa pode não participar no Campeonato Nacional de Seniores

A participação do Lixa no Campeonato Nacional de Seniores da próxima época está em risco. O anúncio é feito na página do Lixa do Facebook e prende-se com a possível saída da actual direcção do clube felgueirense, liderada por Paulo Leal, criando-se assim um vazio directivo no clube.
Campeões da Divisão de Honra da AF Porto esta temporada, o Lixa ganhou o direito de disputar o Campeonato Nacional de Seniores, antiga 2ª Divisão B, de onde havia descido em 2007/08. Caso se confirme a não participação dos lixenses, poderá haver mais algumas modificações nas divisões distritais da AF Porto no que às subidas diz respeito, com o Perafita a poder beneficiar com essa desistência, podendo assim ser convidado a disputar o Campeonato Nacional de Seniores e abrindo mais uma vaga na Divisão d'Elite Pro Nacional.
No próximo dia 18 de Junho irá ter lugar a realização de uma Assembleia Geral, que terá como único ponto de ordem a eleição de uma nova Comissão Administrativa.

12 de junho de 2013

Valadares irá jogar novamente com o FC Porto

O Valadares irá voltar ao Olival para defrontar o FC Porto, no primeiro jogo-treino da temporada para as duas equipas. A notícia foi dada na página do Facebook do clube gaiense, onde pode ler-se o agradecimento da Direcção do clube por novo convite: "Honra, orgulho muito grande em podermos estar presente novamente neste jogo treino. Agradeço em nome do Valadares Gaia F.C. ao F.C.Porto o facto de se terem lembrado de nós novamente, estamos gratos por mais esta oportunidade. Este é um bom prenúncio de época 2013-2014", pode ler-se.
Relembre-se que no jogo que se realizou no início desta época, o FC Porto bateu o Valadares por 7-0, a 7 de Julho do ano passado. 
O jogo tem já hora e data marcada: 6 de Julho, às 10h30.

Óscar Nogueira é o treinador do Perafita

Óscar Nogueira sucede a António Gaiteiro no comando do Perafita
Óscar Nogueira, que na época anterior esteve ao serviço do Grijó e Oliveira do Douro, será o novo treinador do Perafita na próxima temporada, confirmou o técnico ao A Bola é Redonda, adiantando que foi fácil chegar a acordo: "Essencialmente foi a forma simpática como me  abordaram, mostrando vontade e confiança em trabalhar comigo e acreditando que todos juntos podemos fazer um trabalho positivo", disse.
Já relativamente aos objectivos para o próximo ano, o treinador prefere aguardar para saber em que divisão irá o Perafita jogar: "Para já temos de ter a certeza que campeonato vamos disputar. Depois, com calma, formar um plantel competitivo e ambicioso para dignificar o clube em todos os jogos", concluiu.
Óscar Nogueira passou cinco épocas e meia no Grijó e esteve ao serviço do Oliveira do Douro desde Janeiro. O Perafita será o terceiro clube orientado pelo técnico na sua carreira, e conta já no seu curriculo  com um título de Campeão Nacional pelo Grijó, alcançado precisamente esta temporada, apesar de não a ter terminado com os grijoenses. O técnico sucede assim a António Gaiteiro que deixou o clube após ter recolocado os matosinhenses na Divisão de Honra e de ter conquistado o título de Campeão da 1ª Distrital na última época para além de ter conseguido a promoção à Divisão d'Elite Pro Nacional esta temporada.

11 de junho de 2013

Entrevista Com - Paulo Alexandre (Treinador do Valadares)

Paulo Alexandre, treinador do Valadares, é o convidado do 'Entrevista Com' desta semana.
Com um início de carreira como técnico principal carregado de sucesso, Paulo Alexandre conta já com duas subidas de divisão, um título de Campeão Distrital e já pôde, ainda que numa partida amigável, defrontar o Tri-Campeão Nacional, o FC Porto. E tudo isto em apenas duas épocas. Com um currículo já invejável, o jovem treinador do Valadares ameaça tornar-se num caso sério de sucesso no mundo futebolistico e, quem sabe, poderá vir a conseguir atingir um dos seus objectivos pessoais. Qual é? Tem que ler este exclusivo até ao fim e ficará a saber!. 

Paulo Alexandre (esq.) conta já com um curriculo invejável


A Bola é Redonda (ABR) - Paulo Alexandre, fazendo uma retrospectiva da sua carreira como treinador principal, há duas épocas atrás, quando assumiu o Valadares, alguma vez pensou que passados dois anos estaria na Divisão de Honra da AF Porto?

Paulo Alexandre (PA) - Sinceramente não, apesar que no primeiro ano o objectivo foi a subida, mas sempre pensei que era possível e os meus atletas sabem bem do que falo.


ABR - Logo na sua época de estreia foi Campeão Distrital. Como viveu esse momento?

PA - Foi uma mistura de sentimentos, pelo campeonato que realizamos e pela forma como conseguimos ganhar a final nas grandes penalidades, um momento que jamais esquecerei, mas só possível com o grande grupo de atletas, estrutura directiva e meus adjuntos, Manuel e Mesquita.


ABR - Esta época, o Valadares foi um adversário a ter em conta. A subida à Divisão de Honra era o objectivo?

PA - O objectivo inicial era ficar entre os cinco primeiros. A partir do momento em que conseguimos alcançar o terceiro lugar, que na outra época deu subida, acreditamos e conseguimos independentemente de haver alargamento ou não, já que na época passada o Perosinho e Ermesinde tinham subido em terceiros em ambas séries.


ABR - Em casa, o Valadares é dos adversários mais difíceis de bater. Em 26 partidas apenas perdeu por duas vezes, isto contabilizando também a época 2011/12. Qual é a receita?

PA - A qualidade dos atletas, o trabalho semanal sério e uma estrutura que tudo faz para que nada nos falte. Mas também fomos fortes fora nas duas épocas, perdemos seis jogos em 26. Acima de tudo somos um grupo de princípios.


ABR - A invencibilidade foi quebrada pelo São Félix em Dezembro de 2012. Mais tarde, o Gulpilhares também venceu no Complexo Desportivo de Valadares. Eram equipas de 'outro campeonato'?

PA - Eram equipas que tinham objectivos iniciais diferentes do nosso, apesar de nunca assumirem. Também demonstraram ter mais experiência e foram mais regulares, o que fez com que fossem uns justos vencedores.


ABR - Como todos sabem, o Valadares-Gaia é um clube com apenas dois anos de vida. No entanto, no futebol masculino já subiu em dois anos consecutivos e no futebol feminino, subiu à 1ª Divisão no ano de estreia e chegou à final da Taça de Portugal, onde perdeu com o Boavista. Qual é a receita do clube para tanto sucesso no imediato?

PA - A grande qualidade colectiva de ambos os escalões, ter um presidente organizado e acompanhado de uma estrutura que gosta do que faz e, apesar do amadorismo, são grandes profissionais no que fazem para que nada falta.


ABR - Paulo, na próxima época vai continuar no Valadares?

PA - Vou


ABR - Quais serão os objectivos para a Divisão de Honra, um campeonato ainda mais exigente que o da 1ª Distrital?

PA - Sempre gostei de partir por etapas. Primeiro, quero garantir a manutenção e depois então partir para outra etapa até conseguirmos o nosso objectivo, que muitas vezes muda consoante o desenrolar do campeonato. Agora, o que posso dizer é que, novamente, vamos ter uma equipa competitiva e com muita vontade de vencer.


ABR - O ano passado, na pré-época, o Valadares defrontou o FC Porto, numa partida de campeões e bateu-se bem. Que ensinamentos retirou desse encontro?

PA - Que a parte psicologia por vezes supera a física.


ABR - Como foi defrontar um clube onde jogam, provavelmente, muitos dos ídolos dos jogadores do Valadares e do próprio treinador?

PA - Foi magnifico, não há muitas oportunidades como essa. O importante é que os atletas souberam desfrutar do momento e que ninguém se aleijou.


ABR - Falou com Vítor Pereira? Que lhe disse o treinador o FC Porto?

PA - Falei e fiquei impressionado com a humildade dele, pediu para falar ao nosso grupo e deu os parabéns pela organização colectiva do grupo de trabalho.


ABR - Este ano, para a Divisão de Honra, irá novamente buscar inspiração ao Olival?

PA - Não sei, mas gostava.


ABR - Quais são os seus objectivos para o futuro, tendo em conta que está a ter um início de carreira bastante auspicioso?

PA - Acima de tudo viver o presente, ser feliz a fazer o que gosto e conseguir superar novas etapas que me levem a atingir novos objectivos. Quanto ao futuro, gostava de poder ser profissional como técnico mas tenho os pés bem assentes no chão.


ABR - Poderemos ter nova surpresa proporcionada pelo Valadares na próxima época?

PA - Temos que continuar a trabalhar sério. Os nossos adversários vão olhar para nós com mais respeito e penso que o que possa acontecer no futuro já não será surpresa. Gosto de preparar os meus grupos para serem vencedores mas também estarmos preparados, por vezes, para fases menos boas e não tremer.

ABR - Paulo, para terminar, gostaria que deixasse uma mensagem aos adeptos do Valadares e também aos leitores do blog.

PA - Agradecer a toda a massa associativa e adepta de nosso clube, por sempre nós terem apoiado e me fazerem crescer como técnico com sua exigência.
Um abraço a todos os leitores do blog, em especial ao Johnny pelo trabalho realizado e por nos dar maior visibilidade através do seu blog. Obrigado.