Mostrar mensagens com a etiqueta 1ª Distrital. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 1ª Distrital. Mostrar todas as mensagens

26 de junho de 2013

Projecção dos Campeonatos Distritais da AF Porto


A AF Porto reformulou os seus quadros competitivos, como é do conhecimento geral e foi sendo noticiado aqui no A Bola é Redonda. Porém, foi sempre dada maior relevância à Divisão d'Elite Pro Nacional e à Divisão de Honra, em prejuízo da 1ª e 2ª Distrital. 
Assim e com as alterações que foram determinadas na Assembleia Geral da AF Porto no passado dia 31 de Maio, que alargou a Divisão d'Elite para 22 clubes, foi necessário acertar todos os restantes escalões, que ficarão apenas com 16 equipas.
Porém, ainda há muitas dúvidas relativamente à constituição dos diversos escalões distritais. Ainda assim, o blog elaborou um trabalho onde prevê, em conformidade com as alterações que foram efectuadas e aprovadas, qual será a constituição de cada uma das divisões da AF Porto.
Isto não deve ser entendido como uma certeza, é apenas uma projecção, que carece ainda de confirmação.

DIVISÃO D'ELITE PRO NACIONAL

A Divisão d'Elite Pro Nacional foi alargada para 22 clubes, para poder reparar um lapso administrativo, segundo o presidente da AF Porto Lourenço Pinto, ao colocar as equipas B e as equipas da 3ª Nacional que se classificassem nos últimos quatro lugares da Fase Manutenção desse escalão.
Contudo, existem já rumores que afinal o Paços de Ferreira não terá equipa B, o que abrirá uma vaga nesta divisão que poderá ser ocupada pelo São Martinho. Ainda existem dúvidas relativamente à participação do Perafita neste escalão, pois ao que tudo indica será promovido ao Campeonato Nacional de Seniores, em virtude das desistências de outros clubes, de outras associações, o que proporcionaria ao Barrosas a possibilidade de também integrar a Divisão d'Elite.
No entanto, todas estas situações estão ainda no plano teorico, sendo que as certezas virão mais à frente. Assim, o aspecto que a divisão d'Elite Pro Nacional terá, é este:


DIVISÃO DE HONRA

Em virtude do alargamento da Divisão d'Elite, tiveram que subir à Divisão de Honra mais clubes que o previsto. Assim sendo, das duas séries que compõem a 1ª Distrital, subiram todos os clubes até ao sexto classificado. 
A constituição que a Divisão de Honra terá será a apresentada, salvo se as referidas subidas de São Martinho e Barrosas, se venham a verificar. Nesse caso, serão necessárias mais uma ou duas equipas, dependendo das equipas que subirem, e na calha estarão Leverense e Gens, que precisarão ou não, de disputar um jogo entre si para determinar quem sobe.


1ª DISTRITAL

Na 1ª Distrital, que será composta por 32 equipas divididas por duas séries de 16, ainda poderão existir mais alterações do que aquelas que já existiram. Em virtude do alargamento da Divisão d'Elite foi necessário repescar mais clubes da 1ª Distrital, logo, também foi necessário repescar mais clubes da 2ª Distrital, para além daqueles que efectivamente subiram, compondo assim as séries com 16 equipas cada. Assim, ao Canelas 2010, Sp. Campo, Penamaior e Livração, deverão juntar-se o Os Lsuitanos, Melres, Caíde Rei e Sobrosa. Caso seja necessário subirem mais clubes, será também necessário repescar mais clubes da 2ª Distrital. 
Mas até se ter essas certezas, as séries da 1ª Distrital deverão ser assim constituídas:


2ª DISTRITAL

Na 2ª Distrital existem ainda mais dúvidas, pois não se sabe quantas equipas serão inscritas. Já se constou que o Aldeia Nova não irá participar no campeonato do próximo ano, mas ainda não há certezas disso. Há equipas que ainda esperam subir de divisão, casos do Arcozelo e do Rio Moinhos, mas tudo depende dos casos pendentes na Divisão d'Elite, que quando resolvidos, ajudarão a clarificar tudo o resto nos restantes escalões.
Ainda assim, o aspecto das séries da 2ª Distrital deverá ser este. Tendo em conta que o Leões Seroa desistiu com o campeonato em andamento, o clube pacense será punido com dois anos sem poder competir, logo na Série2, que deveria ser a série onde a equipa participaria, ficará apenas com 14 clubes, caso todos os participantes da época anterior garantam a sua inscrição.






Á partida, o aspecto de todas as diviões dos Campeonatos Distritais deverá ser este. No entanto, isto é apenas uma projecção que nada tem de concreto, apesar de haverem fortes possibilidades de se confirmarem estes alinhamentos, podendo haver ainda mais algumas alterações.

25 de junho de 2013

Divisão d'Elite arranca a 25 de Agosto

São já conhecidas as datas de início dos campeonatos distritais da AF Porto. A Divisão d'Elite Pro Nacional terá o seu início a 25 de Agosto ao passo que os restante campeonatos apenas terão o seu início no mês de Setembro. A Divisão de Honra dá o pontapé de saída a 15 de Setembro, a 1ª Distrital a 22 e a 2ª Distrital a 29 do mesmo mês de Setembro. 
Os sorteios serão realizados até meados de Agosto, com a Divisão d'Elite a ser sorteada a 23 de Julho, a Divisão de Honra e a 1ª Distrital a 2 de Agosto e a 2ª Distrital seis dias depois, a 8 de Agosto.
Ainda reina alguma indefinição na constituição dos vários escalões da AF Porto, sendo que a situação terá que estar resolvida, pelo menos, até à altura dos referidos sorteios.

Pedro Domingues mantem-se no Arcozelo

Pedro Domingues irá dar continuidade ao seu trabalho no Arcozelo
Pedro Domingues, técnico que abordou o projecto do Arcozelo na fase final da época em substituição de Alfredo Mendes, irá continuar ao serviço dos verde-e-brancos na próxima temporada. 
Ao blog, o técnico confirmou esse cenário: "Trabalhamos juntos no final da época passada e entenderam que fazia parte do projecto que a direcção tem para o futuro do clube. Daí ter surgido o convite para continuar", revelou.
Apesar da continuidade do técnico, ainda não houve evolução quanto a entradas e saídas do clube, visto que ainda não há certezas de que divisão o Arcozelo irá disputar, se a 2ª ou a 1ª distrital: "Neste momento sei tanto como toda a gente. Existe a possibilidade de sermos repescados. É óbvio que seria melhor para o clube, mas teremos que aguardar. Relativamente à equipa ainda é prematuro falar sobre isso. Na próxima semana talvez tenhamos mais novidades", concluiu o técnico.

19 de junho de 2013

Allen - "Eu sou o responsável por esta descida de divisão"

Apesar da descida, Allen irá para a sua sexta temporada à frente do Perosinho
Allen, treinador do Perosinho, abordou a época dos gaienses que culminou com uma descida de divisão, um ano apenas depois do regresso à Divisão de Honra. 
Em jeito de balanço, o técnico refere que a época foi má: "Foi uma época muito desgastante e muito má em quase todos os aspectos", começou por dizer, apontando depois os principais erros: "Começou mal logo na constituição do plantel. Sabia que ia perder jogadores importantes, como o Hélder Costa por exemplo, mas nunca contava perder já na primeira semana da pré-época, jogadores como o Marques, o Luís e até o próprio Filipe, que depois acabaria por regressar em Dezembro. Foram perdas que, já quase com a época a começar, foram impossíveis de colmatar", confessou. As partidas em casa também não ajudaram: "Principalmente em nossa casa foi uma época desastrosa. Tudo nos acontecia, falhávamos golos escandalosos e sofríamos golos caricatos. Não quero com isto atribuir qualquer tipo de responsabilidade aos meus jogadores, eu assumo todo o nosso insucesso, e só eu e apenas eu sou o responsável por esta descida de divisão", atestou o técnico. No entanto, o técnico ainda acreditou na manutenção até não ser mais possível matematicamente: "Não tenho a menor dúvida que se a minha equipa tivesse conseguido uma série de três resultados positivos, ganharíamos a confiança necessária para sair do fosso, aliás aconteceu isso ao Valonguense. Fizemos uma primeira volta má mas nunca pensei que a segunda fosse pior. Foi uma autentica desilusão a nível pessoal", confessou Allen, que revelou também que irá ficar mais uma época em Perosinho: "Na última semana do campeonato anunciei aos meus jogadores que seria o meu último jogo como treinador do Perosinho, porque depois de uma época como esta não achava que tivesse condições para continuar. No entanto, falei com o Presidente que aceitou as minhas condições e eu as do clube e irei continuar mais uma época", revelou, adiantando que o plantel irá sofrer imensas alterações: "Falei diversas vezes com o Presidente e disse-lhe o que pensava. Sei que por minha vontade e por vontade de alguns jogadores, esta equipa vai sofrer uma grande revolução. Eu vou querer dispensar muita gente e também vão haver muitos jogadores a querer sair por vontade própria", revelou, dizendo também que já está nas mãos da direcção a lista de dispensas: "A direcção tem a lista para falar com esses jogadores".
Sobre a próxima temporada, de regresso à 1ª Distrital, Allen não esconde a ambição: "Sou ambicioso por natureza e irei fazer de tudo para que o Perosinho consiga andar no grupo da frente e depois logo se verá", revelou, referindo que já começou a trabalhar com o plantel e que este será ainda mais jovem do que os últimos: "Comecei à pouquíssimo tempo a preparar o plantel. Posso dizer que ainda será uma equipa mais jovem do que as duas ultimas épocas", concluiu.

14 de junho de 2013

António Gaiteiro ruma ao São Martinho

António Gaiteiro foi Campeão Distrital
pelo Perafita em 2011/2012
António Gaiteiro, técnico que nas duas últimas épocas esteve ao serviço do Perafita, vai orientar o São Martinho na próxima temporada. Segundo o técnico que fez do clube matosinhense Campeão Distrital há duas temporadas e que brilhantemente levou a equipa até ao segundo lugar na Divisão de Honra, fechou-se um ciclo: "Achei que era a altura de terminar um ciclo de dois anos muitos bons, embora o presidente Santana fizesse tudo para que eu continua-se, mas não chegamos a acordo", revelou o técnico ao blog. O Perafita chegou esta temporada à Divisão de Honra e logo assumiu-se com um sério candidato ao título de campeão, disputando praticamente até ao final do campeonato com o Lixa essa conquista. Porém, os lixenses foram mais fortes e o Perafita acabou na segunda posição. 
A próxima paragem do técnico será o São Martinho, 11º classificado na Divisão de Honra na última temporada, conforme o próprio confessou, admitindo que os objectivos dependem da divisão em que o clube jogar: "Vou treinar o São Martinho. Se for na Divisão de Honra, o objectivo é a subida à Divisão d'Elite. Se formos para a Elite vamos pensar jogo a jogo para andar lá em cima", disse. Esta indefinição deve-se à possibilidade do Perafita ainda poder ser promovido, mas também agora com a possibilidade do Lixa não poder competir no Campeonato Nacional de Seniores devido à indefinição directiva. Quanto a reforços, António Gaiteiro já passou aos directores do clube as suas preferências: "As referências foram dadas e os directores estão a tratar disso. Duma coisa podem ter a certeza, o São Martinho vai ter uma equipa de qualidade e muito competitiva", rematou o experiente técnico.

24 de maio de 2013

Possiveis mudanças nos Campeonatos da AF Porto

A A.F. Porto irá realizar no próximo dia 31 de Maio uma Assembleia Geral com vista à alteração da composição das divisões distritais na próxima temporada. Esta assembleia geral está a gerar alguma celeuma, uma vez que as alterações que serão propostas a votação, irão alterar em grande escala a composição da Divisão d'Elite Pro-Nacional bem como da Divisão de Honra.
Relembrando um pouco aquilo que foi decidido e aprovado em Assembleia Geral no passado dia 9 de Julho de 2012, todas as divisões dos campeonatos distritais da AF Porto passarão a comportar 16 clubes, no caso da 1ª Distrital, serão 32 clubes divididos por duas séries e a 2ª Distrital será constituida mediante os clubes inscritos para nela participarem.
Relativamente à Divisão d'Elite Pro-Nacional, esta foi criada com o intuito de albergar os clubes que descessem da 2ª Nacional, que passará a chamar-se Campeonato Nacional de Séniores, bem como os clubes da 3ª Nacional que não garantissem a subida de divisão, já que esta será extinta no final da presente época, desde que pertencessem à A.F. Porto.
Assim, no regulamento aprovado em Assembleia Geral, ficou acordado no ponto 115.01 e nas suas alineas, que os clubes que iriam fazer parte da Divisão d'Élite Pro Nacional seriam os dois últimos classificados da 2ª Nacional, os clubes da 3ª Divisão que disputando a Fase Subida não conseguissem alcançar a respectiva promoção, mais os clubes da Fase Descida que se classificassem nos dois primeiros lugares dessa série, bem como os clubes da Divisão de Honra necessários para que a divisão completasse os 16 clubes necessários.
Nesse sentido, o A Bola é Redonda criou um cenário de como ficaria esta divisão com estes pressupostos, numa altura em que a 2ª Nacional já terminou assim como a Divisão de Honra, e na 3ª Nacional as coisas estão praticamente asseguradas:


A imagem acima representa a constitução da Divisão d'Elite Pro Nacional com os regulamentos vigentes, aprovados a 9 de Julho de 2012, antes do início das provas da A.F. Porto. Há ainda algumas condicionantes a ter em conta, já que o Lousada e o Perafita entram nesta divisão à condição, uma vez que o Lousada ainda luta por subir ao Campeonato Nacional de Séniores, apesar de neste momento ser o pior terceiro classificado e, por isso, corre o risco de integrar esta divisão, assim como o Perafita, segundo classificado da Divisão de Honra, que ainda poderá subir ao Campeonato Nacional de Séniores, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, caso surja alguma desitência de algum clube. Nesse sentido seriam abertas as vagas necessárias para que a divisão completasse 16 clubes, com o São Martinho e o Barrosas.
Para a Divisão de Honra, ficou aprovado no ponto 118.01 e alineas, que desceriam os clubes classificados nos quatro últimos lugares da Fase Descida, desde que pertencentes à AF Porto, a inclusão de equipas B numa máximo de cinco, de clubes que viessem a participar no Campeonato Nacional de Séniores, mais os clubes que não conseguissem a promoção à Divisão d'Elite Pro Nacional, bem como o Campeão e eventualmente o vice-campeão da 1ª Distrital, mais os clubes necessários desta divisão para que a Divisão de Honra completasse os 16 clubes, o que seria algo como a imagem abaixo representa: 



De referir, que nesta apresentação, a dúvida está na participação do Valadares ou do Aliança Gandra, sendo que o jogo que será disputado entre as duas equipas para defenir o quinto e o sexto lugar será determinante para perceber qual dos dois é que integraria a Divisão de Honra na próxima temporada. No entanto, até poderia não ser necessário isso, uma vez que o número destinado às equipas B poderia não ser completamente preenchido, o que deixaria vagas em aberto. Neste momento o A Bola é Redonda sabe que existem três vagas para as equipas B preenchidas, o que abriria as portas tanto a Valadares como Aliança Gandra, ficando a decisão para o Foz-Gondim nos mesmos moldes.

Porém, a A.F. Porto pretende alterar alguns pontos deste regulamento. Nessa Assembleia Geral de dia 31 de Maio, será proposta a alteração do ponto 115 e alíneas, da Divisão d'Elite Pro Nacional. Em causa estão, segundo a Associação, os princípios da Igualdade, Proporcionalidade e Justiça, aludindo à parte final da alínea B onde se diz "se os mesmos pertencerem à AFP". Entende aqui a Associação que esta afirmação incorre na violação dos três princípios aludidos, já que na mesma alínea é decidido que os dois primeiros classificados da Fase Descida se classificam para a Divisão d'Elite, enquanto que os que se classificarem nos quatro últimos lugares terão que descer à Divisão de Honra, o que no entendimento da A.F. Porto os clubes que se classificassem nestas quatro posições, desde que pertencentes à AF Porto, incorreriam numa dupla descida e teriam que fazer um esforço suplementar para voltar a subir.
Os clubes que estão nesta condição são o Leça e o Rebordosa, que por força do regulamento aprovado a 9 de Julho de 2012, terão que disputar a Divisão de Honra na próxima temporada. 
Porém, a A.F. Porto apresenta uma nova versão deste artigo 115.01, onde pretende integrar todos os clubes da Fase Descida, bem como incluir as equipas B alargando a sua criação a clubes que disputem os campeonatos profissionais, neste caso reduzidas para apenas três, na Divisão d'Elite Pro Nacional, o que, e aludindo mais uma vez à actualidade dos campeonatos, terá um formato como o que é abaixo apresentado:




Nesta altura são já conhecidas as equipas que pretendem ter equipas B a disputar os campeonatos distritais, no caso o Varzim e o Rio Ave, bem com o FC Porto, que criará uma equipa C. As dúvidas com Lousada e Perafita mantêm-se, surgindo agora com o São Pedro da Cova, uma vez que o inbróglio criado no jogo Sobrado-Ermesinde ainda não está resolvido e, em caso de atribuição de vitória ao Sobrado, este somará 53 pontos e passará a ocupar a terceira posição na Divisão de Honra.
Já a constituição da Divisão de Honra será a seguinte:



Constata-se assim que os clubes da 1ª Distrital, nesta nova versão, serão os mais favorecidos, verificando-se assim a dúvida entre o Gondim e o Foz, que será resolvido no jogo que ambos irão realizar entre si, de atribuição do 7ª e 8º lugares da 1ª Distrital.

Para finalizar, dizer apenas que serão os clubes a decidir se estas alterações serão realmente efectuadas, na Assembleia Geral do próximo dia 31 de Maio. 

5 de setembro de 2012

Vilanovense poderá receber dinheiro pela trasferência de Hulk para o Zenit

Hulk pode voltar a render dinheiro ao Vilanovense
Hulk foi transferido recentemente para o Zenit, clube russo que pagou pelo passe do jogador brasileiro qualquer coisa como 60 milhões de euros, embora esta informação ainda não esteja totalmente confirmada, pois já foram levantados outros valores para essa transacção. Certo é que, seja qual for o preço,que os russos pagaram, o Vilanovense irá receber um valor pelo tempo que o jogador passou no clube gaiense.
Hulk chegou ao Vilanovense em Dezembro de 2001, pela mão de Nélson Almeida, à data presidente dos gaienses. Com apenas 15 anos, representou os juniores do clube, apesar da idade juvenil, e dividiu ainda casa com outras estrelas do clube, hoje em grandes palcos, casos de Nélson, defesa lateral que também passou pelos quadros do Vilanovense e posteriormente representou o Benfica, estando actualmente no Bétis de Sevilha. Entretanto Hulk foi obrigado a voltar ao Brasil e depois de uma passagem pelo Japão, regressou ao nosso pais para satisfazer o seu sonho de criança, de um dia jogar nos azuis e brancos.
Manuel Carvalho, actual líder da Comissão Administrativa do Vila FC, sabe que tem que receber esse dinheiro, apesar de saber também que este não entrará directamente nos cofres do clube, como explicou em exclusivo ao A Bola é Redonda: "Não estamos a contar com essa verba, embora estejamos conscientes que temos que a receber. Ainda não sabemos bem quanto é porque ainda não fizemos as contas, mas também ainda não há certezas sobre o valor da venda do jogador", disse.
Questionado sobre o porque de não contar com esse dinheiro, Manuel Carvalho explicou: "Dentro do clube ninguém pensa nessa verba, porque sabemos que há uma situação em atraso e que vai absorver esse mesmo valor. Já quando o jogador foi transferido para o FC Porto aconteceu o mesmo. Pelo menos a dívida do clube abate", referiu o dirigente, que não sabe ao certo qual é o valor total da dívida: "Foi feito um levantamento há um ano atrás. Há valores que crescem devido aos juros, mas há outros que baixam devido aos processos que prescrevem. Para se saber em rigor teria que se ter outro tipo de controlo, quase mensal. A única certeza é que dívida é bem superior ao valor que o clube poderá vir a receber".
Na melhor das hipóteses, tendo em conta que o valor da transferencia foram os 60 milhões de euros aventados pela Comunicação Social nacional na passada segunda-feira, o Vilanovense poderá vir a receber cerca de 300 mil euros, valor equivalente a dez por cento dos três milhões de euros destinados ao Fundo de Solidariedade da FIFA, o equivalente a cinco por cento do valor total da transferencia.

5 de agosto de 2012

Sorteios da Divisão de Honra e 1ª Distrital adiados

Os sorteios da Divisão de Honra e da 1ª Distrital, que deveriam ter sido realizados na passada quinta-feira, foram adiados em virtude das indefinições que rodeiam os clubes que irão participar na última edição da 3ª Nacional. Depois de sucessivas desistências de clubes de outras associações, coube à AF Porto nomear o terceiro classificado da Divisão de Honra para ocupar uma vaga em aberto no terceiro escalão nacional, cabendo ao Pedras Rubras essa nomeação, que foi entretanto aceite. Com mais esta subida, são já três as equipas que a AF Porto coloca na 3ª Nacional, depois de Ac. Felgueiras e Salgueiros 08. Assim, terá que haver nova promoção da 1ª distrital à Honra, sendo que o escolhido deverá ser o Ermesinde, equipa que perdeu com o Perosinho na disputa do 5º e 6º lugar, havendo também a necessidade de promover mais um clube da 2ª Distrital, para completar as 36 equipas participantes.
Os sorteios foram assim adiados para a próxima terça-feira, dia 7 de Agosto às 21h, esperando que todas estas indefinições estejam resolvidas.

31 de julho de 2012

Manuel Rocha treina o Leverense


O Leverense já encontrou o sucessor de Sérgio Espírito Santo. Manuel Rocha, técnico que esteve durante pouco mais de quatro épocas à frente do Pedroso é o novo treinador. O técnico confirmou ao blog: "Vou treinar o Leverense. Recebi o convite e acabei por aceitar", disse, afirmando que ainda não está nada decidido quanto a saídas ou entradas de jogadores: "Ainda está tudo muito vazio, relativamente a isso. Depois da apresentação veremos o que podemos fazer", disse. A equipa apresentou-se aos associados, como tem vindo a acontecer, no passado domingo, no dia das Festas de São Tiago. No próximo dia 6 de Agosto arrancam os trabalhos: "Começamos a trabalhar a 6 de Agosto e só depois disso é que vamos debruçar-nos sobre os jogadores para o plantel", referiu, adiantando os objectivos para este novo desafio: "É um novo desafio, numa divisão mais competitiva, como é a 1ª Distrital. Vamos trabalhar como sempre e vamos ver o que conseguimos fazer", concluiu Manuel Rocha.

27 de julho de 2012

Rooney - "Podemos fazer um bom campeonato"

Rooney apontou 50 golos com
a camisola do Gulpilhares 
Rooney , avançado que trocou o Gulpilhares pelo Valadares, afirma que a equipa orientada por Paulo Alexandre tem todas as condições para realizar um bom campeonato: "Já tive oportunidade de conhecer o grupo e de fazer dois jogos, presenciando muita qualidade, organização e atitude dos jogadores. Sendo assim poderemos fazer um bom campeonato", adiantou o atacante.
O jogador contou ao blog o porquê da mudança do Gulpilhares para o recém-promovido Valadares: "A minha ida para o Valadares, deveu-se ao projecto apresentado, às condições e à organização do clube. Também serviu para por fim a um ciclo em queria sair no auge. Estive três bons anos em Gulpilhares, onde deixei a minha marca, 50 golos, e na última, onde que finalmente consegui o meu objectivo pessoal de ser o melhor marcador do campeonato, optei por tomar esta decisão. Aproveito para agradecer ao Gulpilhares pela maneira como sempre me tratou e desejo-lhes uma boa época desportiva", afirmou o goleador, que recorda ainda o jogo com o FC Porto, disputado no Olival: "O jogo contra o FC Porto foi especial. É uma recordação para toda a vida, ter esta oportunidade única de poder jogar com alguns do melhores jogadores da actualidade", concluiu o artilheiro.

20 de julho de 2012

Gulpilhares assume candidatura... aos primeiros cinco lugares

Alexandre Coutinho não assume candidatura à subida de divisão
O Gulpilhares terminou na quinta posição na época anterior, numa das melhores do clube gaiense nesta divisão. A equipa continuará a ser treinada por Alexandre Coutinho e tem já nove caras novas, entre elas alguns reforços sonantes, casos de Ricardo Silva, goleador ex-Pedrouços e o defesa central Vilas Boas, que esteve várias épocas ao serviço do Infesta. Mas farão parte também da equipa, o defesa direito China, ex Vila FC, Diogo, ex-Perosinho, Leonardo, ex-Serzedo, Luís, ex-Avintes, Sissé e Joel, ambos ex-Vila FC, faltando apenas preencher uma vaga no sector defensivo para encerrar o plantel.
Alexandre Coutinho, treinador da equipa, apesar de um plantel ainda com mais experiência do que o da época anterior, não assume nada mais do que lutar pelos cinco primeiros lugares: "Os objectivos para este ano passam por andarmos entre os cinco primeiro lugares. Vamos tentar ganhar o maior número de vezes possível e andar nos lugares cimeiros. O ano passado o Perosinho não se assumiu como candidato à subida e acabou por consegui-lo, pode ser que isso também aconteça connosco. Vamos ver o que dá o campeonato e até onde nos deixam ir", apontou o técnico.
Relativamente a saídas no plantel, há a registar as de Rooney, que rumou ao Valadares, bem como Moreira, Volodimir e Magalhães saíram por opção técnica, Pero e Carlos por motivos profissionais e Paulo Eduardo terminou a carreira. A única dúvida prende-se com o central Bruno Valente, que se encontra a treinar à experiência no Trofense. Porém, caso não fique no clube da Trofa, Alexandre Coutinho garantiu ao blog que este regressará ao Gulpilhares.

19 de julho de 2012

Ricardo Jorge vai treinar o Nun'Álvares

Ricardo Jorge irá treinar o Nun'Álvares na próxima época
Ricardo Jorge será o novo treinador do Nun'Álvares, adiantou o mesmo ao blog. depois de ter dito no início da semana que não aceitou a proposta dos Dragões Sandinenses, o técnico já encontrou clube e a escolha recaiu na formação de Paredes, que irá disputar a 1ª Distrital, depois de ter descido no final desta época.
Ricardo Jorge abordou o assunto, referindo que acreditou no projecto: "A proposta apareceu depois de saberem que eu era um treinador sem compromisso. Falaram comigo, apresentaram um bom projecto, acreditaram no meu trabalho e sobretudo, acreditei nas pessoas. E quando assim é, estão reunidas todas as condições", adiantou o treinador.
Sobre o projecto do Nun'Álvares, Ricardo Jorge apenas adiantou que "é um projecto ambicioso e onde me foram pedidas algumas coisas. Apenas prometi trabalho e a garantia de que os jogadores que vestirem a camisola do clube irão fazê-lo com respeito e ambição", disse, subentendendo-se que um dos objectivos principais da equipa será o regresso à Divisão de Honra.
Relativamente ao plantel, ainda nada está definido: "Este é um projecto que me dá liberdade de escolher o plantel, mas ainda não há nenhum jogador do Nun'Álvares garantido", adiantou, afirmando que irá falar com alguns atletas dos Dragões Sandinenses: "Já começaram contactos com vários jogadores, mas ainda nada é certo. Com certeza que também irei entrar em contacto com alguns atletas do Dragões Sandinenses, mas ainda nada foi feito nesse sentido", concluiu.

11 de julho de 2012

Jorge Gomes - "Foi uma grande alegria conseguir a manutenção depois de tantos problemas por que passamos"

Jorge Gomes irá continuar a treinar
os Benjamins do Vilanovense
Jorge Gomes, avançado que terminou a carreira no final desta época ao serviço do Vila FC, fez um balanço da época finda e abriu o livro sobre o que irá fazer daqui para a frente, uma vez terminada a carreira como jogador.
Para o dianteiro gaiense, a saída de Edmundo Duarte e também de alguns jogadores, numa altura em que a época estava quase a começar, foi determinante para o mau arranque da equipa, bem como o facto de ter que jogar em casa emprestada durante praticamente toda a primeira volta: "Esta época não começou da melhor maneira. Com a saída da equipa técnica e de alguns jogadores importantes da época passada, numa altura em que estávamos já em cima do arranque da nova época, proporcionou um início um pouco atribulado da mesma. Esta situação acabou por ter reflexos na equipa e os resultados não foram os melhores. Para agravar ainda tivemos que jogar metade do campeonato em casa emprestada. Numa altura crucial, onde precisávamos de todo o apoio, não que tivesse faltado isso enquanto jogamos fora, mas no Soares dos Reis a motivação e o apoio tornam-se mais evidentes e isso reflecte-se dentro do campo", adiantou o jogador, que apontou esse regresso a casa já na segunda volta, como fundamental, pois coincidiu com o melhoramento da equipa: "Foi precisamente isso que aconteceu. Fizemos uma segunda metade do campeonato muito boa, já a jogarmos no nosso campo. Pessoalmente, a época correu-me um pouco como o desempenho da equipa. Melhorei na segunda volta o que foi também importante, uma vez que precisávamos bastante de concretizar para conseguirmos os pontos necessários para fugirmos a descida. Foi uma grande alegria conseguir a manutenção depois de tantos problemas por que passamos", disse o goleador.
Para Jorge Gomes, o fim da carreira era inevitável. O jogador afirma que já tinha estipulado consigo próprio, que este seria o último ano no activo: "Já há muito que tinha tomado a decisão que seria o último ano. Temos que ter a coragem para assumir quando termina um ciclo. A principal razão prende-se com o aspecto motivacional. Não iria encarar uma época mais com a mesma motivação e o mesmo espírito. Terminei da melhor forma. Sou um privilegiado. Terminei no clube que adoro, junto dos nossos adeptos, num dia inesquecível no Soares dos Reis", afirmou.
Relativamente ao futuro, Jorge Gomes adiantou que continuará ligado ao Vilanovense, como treinador dos Benjamins, algo que de resto, o dianteiro já fez esta temporada: "Irei continuar ligado ao Vilanovense, treinando novamente esta época os Benjamins como aliás já fiz a época passada. Tem sido uma experiência fantástica, poder passar algo que fomos aprendendo e contribuindo desta forma para o desenvolvimento dos miúdos em todos os aspectos da vida e uma oportunidade gratificante. O Vilanovense não é melhor nem pior que os outros. O Vilanovense é diferente", concluiu.

10 de julho de 2012

Vila FC prepara o plantel para a próxima época

Depois de anunciada no blog a continuidade de Gonçalo Silva à frente do comando técnico do Vila FC na próxima época, é agora a vez do plantel começar a ganhar forma.
Segundo o Departamento de Futebol do Clube, até agora foram apenas oito os atletas do plantel da época anterior, que chegaram a acordo para continuar por mais um ano: Bruno Cunha, Gil, Ivan, Jota, Pedro Cruz, Rodrigo, Rúben e Suíço. A mesma fonte adianta ainda que todos os juniores que subirem aos seniores serão integrados nos trabalhos da equipa principal e refere também que Gerson, atleta que representou o Candal na última época, está de regresso ao clube depois de ter saído precisamente do Vila FC para representar os candalenses.
O início dos trabalhos de pré-temporada estão marcados para o dia 8 de Agosto, no Parque Soares dos Reis.

9 de julho de 2012

São Félix com três novos reforços

São para já três, os novos jogadores que integram o plantel do São Félix, com vista à participação na edição de 2012/2013 da 1ª Divisão Distrital. Joel (ex-Esmoriz), Ruca (ex-Leça do Balio) e André Filipe (ex-Coimbrões) são para já os nomes conhecidos, todos eles para o sector defensivo dos azuis e brancos.
Manuel António espera ainda receber mais três jogadores para fechar o plantel: "Neste momento ainda não temos nada em concreto, mas pretendo mais três jogadores, um extremo e dois médios, para fechar o plantel", disse o técnico ao blog, que adiantou apenas a saída do médio defensivo Tiago Gomes.
Relativamente aos objectivos da equipa para a próxima época, estes mantêm-se os mesmo, apesar do quarto lugar alcançado na última época, a melhor posição do São Félix nos últimos 25 anos: "Vamos tentar a manutenção o mais cedo possivel. Queremos fazer um bom campeonato e conquistar os três pontos domingo a domingo. Queremos estar nos lugares cimeiros da classificação", revelou o técnico.

8 de julho de 2012

Valadares perde com o FC Porto



O Valadares perdeu o primeiro jogo de preparação da pré-temporada. Porém, o adversário da equipa de Paulo Alexandre era, nada mais nada menos, do que o Campeão Nacional FC Porto. O resultado, esse, é o que menos importa, mas para a história deste jogo ficam os golos apontados por Christian Atsu, Maicon, Lucho, Kelvin, Janko e Iturbe (2). Destaque no plantel portista para os golos apontados por Kelvin e Atsu, dois jogadores que terão oportunidade de se mostrar a Vítor Pereira no estágio que decorrerá na Suíça, para onde os dragões partem na próxima segunda-feira.
Lucho esteve em destaque
ao apontar um dois golos da
vitória portista
Relativamente à partida, Paulo Alexandre, treinador dos gaienses, realçou a organização defensiva da sua equipa, que permitiu apenas dois golos no primeiro tempo: "Entramos em jogo com grande motivação e com a consciência que tínhamos pela frente muito trabalho defensivo. Os atletas estiveram sempre muito bem organizados, o que fez com que o FC Porto conseguisse marcar apenas dois golos, indo com este resultado para o intervalo. Na segunda parte continuamos organizados, mas como é natural, sem treinos e sem a frescura física inicial acabamos por sofrer mais cinco golos. O que interessa é que os atletas souberam desfrutar do momento, e conseguiram dignificar o nome Valadares-Gaia Futebol Clube", referiu Paulo Alexandre.
No próximo sábado há novamente jogo contra o FC Porto, mas desta feita contra a equipa B.

6 de julho de 2012

Manuel Carvalho é o novo presidente do Vila FC

Manuel Carvalho (primeiro a contar da esquerda) é o novo líder do Vila FC
O Vila FC mudou de presidente e Manuel Carvalho, homem ligado ao clube há vários anos, é o novo timoneiro do emblema de Soares dos Reis. Perante a impossibilidade demonstrada por Pinto Bernardo em continuar à frente dos destinos do clube, o antigo director do futebol do clube sentiu-se na 'obrigação' de assumir a liderança da Comissão Administrativa. Em declarações ao 'A Bola é Redonda', Manuel Carvalho explica os motivos que o levaram a aceitar esse pedido feito por alguns associados do clube: "Estou no clube desde 2004 e sinto já alguma responsabilidade. Esse sentimento e a instabilidade directiva foram determinantes para que aceita-se apresentar uma lista", revelou Manuel Carvalho.
O agora presidente do emblema gaiense confia no sucesso deste projecto: "Estou convencido que, com coragem, trabalho, dedicação e com o apoio da massa associativa, vamos conseguir unir o clube e ultrapassar as dificuldades que temos a nível financeiro", disse.
Relativamente à próxima temporada, Manuel Carvalho afirma que a equipa pretende apenas fazer um campeonato tranquilo, sem sobressaltos e que continuará a ser treinada por Gonçalo Silva: "Ficou acordado que, desde que eu continuasse no clube, o Gonçalo seria o treinador, desde que ele mostrasse disponibilidade para isso. Depois de ter alcançado a manutenção e de ter demonstrado vontade em continuar, seria injusto não lhe permitir começar um projecto dele, visto que no ano anterior apanhou o comboio a meio", referiu, apontando os objectivos da equipa: "Queremos fazer um campeonato tranquilo, sem entrar em euforias. Os subsídios que o clube pode pagar são poucos, mas também não teremos aqui ninguém a custo zero", adiantou.
Relativamente à construção do plantel, Manuel Carvalho disse já existir acordo com vários jogadores da época anterior, para a sua continuidade: "A construção do plantel já está em marcha. Já temos garantida a renovação de nove ou 10 jogadores da época anterior e três ou quatro já estão apalavrados. Depois temos também uma situação fundamental,que poderá ser proveitosa, pois serão promovidos 11 juniores devido à idade e todos terão oportunidade de mostrar as suas qualidades ao treinador. Penso que ainda poderemos tirar proveito de quatro ou cinco situações", concluiu Manuel Carvalho.

5 de julho de 2012

Reformulação dos Campeonatos da AF Porto em marcha


Está em marcha uma reformulação dos campeonatos na AF Porto, que irá a votação na próxima segunda-feira, dia 9 de Julho, em Assembleia Geral.
Como é do conhecimento geral, a FPF irá extinguir a 3ª Divisão Nacional no final da época 2012/2013, por isso, a AF Porto decidiu criar para 2013/2014, o Campeonato D'Elite Pro-Nacional, que consiste na criação de mais uma divisão, acima da Divisão de Honra, para que os clubes não sintam de forma muito dura, a transição dos Distritais para os Nacionais. Assim, essa divisão será composta por 16 clubes, sendo escolhidos da seguinte forma: As equipas que descerem da 2ª Nacional mais os dois primeiros classificados da Fase Manutênção, se forem filiados na AF Porto, os clubes da 3ª Nacional que não conseguirem a promoção à 2ª Nacional no final da próxima época, bem como os clubes necessários da Divisão de Honra, para completar os 16 conjuntos. Em matéria de subida e descidas, sobem ao Campeonato Nacional de Séniores, o primeiro classificado e descem à Divisão de Honra os dois últimos classificados.
Na Divisão de Honra, também existirão alterações, desde logo a redução de 18 para 16 clubes. Nesta divisão poderão entrar as equipas B dos diversos clubes, até um máximo de cinco. Descem directamente para esta divisão os clubes que, desde que sejam filiados na AF Porto, se classificarem nos quatro últimos lugares da Fase Manutênção da 3ª Nacional. Relativamente a subidas e descidas, sobem ao Campeonato D'Elite Pro-Nacional o primeiro e segundo classificado, continuando a descer à 1ª Distrital quatro clubes.
Mas não é só aqui que existem alterações. Nestas duas divisões não será permitido jogar em pelados, apenas podendo os clubes utilizar relvados naturais ou sintéticos. Outra medida, que abrange o resto dos campeonatos, prende-se com a possibilidade de se efectuarem cinco substituições, com a particularidade de apenas se poderem efectuar duas na segunda parte dos jogos.
Relativamente à 1ª Distrital, o figurino será o mesmo, com duas séries divididas por proximidade geográfica, alterando-se apenas o número de concorrentes, que passara de 36 para 32, ou seja, as séries serão compostas por 16 clubes apenas. Relativamente a subidas e descidas, continuarão a ser dois clubes a subir e a descer, por série.
A 2ª Distrital não irá sofrer muitas alterações, podendo cada série ser composta por 12 a 16 clubes, sendo divididos em duas ou três séries, dependendo do número de equipas inscritas. Serão promovidos os campeões de série, mais os necessários para que a 1ª Distrital tenha 32 clubes.

Fica aqui o link para o Documento Integral no site da AF Porto.

21 de junho de 2012

Leonardo (ex-Serzedo) é reforço do Gulpilhares

Léo regressa a uma casa que bem conhece
O Gulpilhares continua a construir o seu plantel, tendo em vista a próxima época, de novo na 1ª Distrital. Depois do anúncio do reforço do ataque com Ricardo Silva (ex-Pedrouços), agora chega mais um jogador para o meio campo, recaindo a opção em Leonardo, jogador que esteve ao serviço do Serzedo na última época. Este é um regresso do jogador a uma casa que bem conhece, depois de já ter representado o Gulpilhares por três épocas e meia, repartidas por duas ocasiões: "Como se costuma dizer um bom filho a casa torna. Este é um regresso a Gulpilhares, um clube que já representei: Estiva três épocas, sai e voltei mais meia época, e voltei a sair novamente. Agora regresso porque é um clube que gosto bastante e que gostava de ajudar a realizar os seus objectivos. Em relação aos objectivos, penso que passam, como é lógico, em fazer igual ou melhor, se possível, a época anterior. É isto que o grupo vai tentar alcançar", adiantou o jogador, que revelou também os motivos que o levaram a deixar Serzedo: "O grande motivo da minha saída de Serzedo, foi porque não joguei com a regularidade que pretendia e sentia-me com capacidade para o ter feito. Queria aproveitar também para a agradecer ao Presidente e aos adeptos, pela maneira como me trataram e me acarinharam durante todo o ano", confessou.
Leonardo agradece também ao São Félix, um dos pretendentes do jogador: "Gostaria de agradecer o convite que tive do São Félix. Queria agradecer em especial ao Presidente Luís Oliveira e ao mister Manuel António, o interesse mostrado em mim para  que fosse jogador do São Félix", concluiu o centro campista.

Nuno Varandas esta de regresso ao Norte do país

Nuno Varandas foi opção habitual do treinador do Sintra Footbal, dos Distritais de Lisboa

Nuno Varandas, defesa que há duas épocas representou o Gulpilhares, está de volta ao Norte do país depois de na última época ter jogado nos campeonatos distritais de Lisboa, devido a motivos profissionais.
O jogador de 30 anos, passou uma temporada no Sintra Football clube que disputou a Série 2 da 1ª Distrital da AF Lisboa, tendo terminado na quarta posição, com 41 pontos somados.
O jogador conta agora a sua experiência, referindo que a mesma foi bastante enriquecedora: "Em 2011/2012 por motivos profissionais estive em Lisboa e, felizmente, continuei a jogar futebol no Sintra Football. Através de um contacto com um dos elementos da equipa técnica consegui fazer parte do plantel. O  Sintra Fottball é um clube recente, humilde, com gente seria e trabalhadora, que querem colocar o clube em patamares superiores. Tentei cumprir sempre com o que me pediram, dei sempre tudo em campo e nos treinos e penso que deixei uma boa imagem. Será sempre um ano para mais tarde recordar com orgulho", confessou o defesa direito, que refere não haver muitas diferenças no futebol das duas Associações: "Esta experiência possiblitou-me fazer grande amigos, conhecer uma nova realidade, novas mentalidades. A nível de futebol jogado, penso que seja mais rápido e técnico, acho que essa é a diferença  com o futebol da AF. Porto, mas acho também que se trabalha e luta-se muito menos. A nível de condições, são boas, pois em Lisboa não se joga em campos pelados, tem que ser ou em sintéticos ou relvados, mesmo para quem não tem as dimensões apropriadas. Mas de resto é tudo um tanto equivalente a AF. Porto", revelou.
De regresso ao Norte,
o jogador procura clube
Nuno Varandas está agora de regresso ao Norte do país, e segundo o próprio, para ficar, no entanto, ainda não tem clube apesar de já ter havido contactos que se revelaram infrutíferos. O jogador mostra-se disponível para ouvir qualquer tipo de proposta: "Neste momento ainda não tenho clube. Só tive uma pequena abordagem mas infelizmente não se concretizou. Por isso, estou disponível e muito receptivo a estudar qualquer proposta que possa surgir, sempre com mesma vontade, determinação e empenho, para representar qualquer que seja o clube", concluiu o defesa direito.