17 de março de 2010

Entrevista com: Filipe Bastos (Candal)

Esta semana, o A Bola é Redonda esteve à conversa com Filipe Bastos, presidente do Clube Desportivo do Candal, equipa que garantiu a permanência na 3ª Divisão através dos seis primeiros lugares, um feito histórico para o clube, se tivermos em linha de conta que esta é apenas a segunda participação do clube na 3ª Divisão Nacional, uma vez que a anterior tinha acontecido na época de 81/82, onde o Candal ocupou o 15º e penúltimo lugar, com 11 pontos conquistados. Para se ter uma idéia dos adversários que a equipa defrontou na altura, nos primeiros lugares ficaram equipas como o Valonguense, que venceu a Série B nessa época, hoje nos distritais, mas depois um leque de equipas de nomeada como o Lourosa (IIB actualmente), Tirsense (II B actualmente, mas já participou na Primeira Divisão, hoje Liga Sagres), Ovarense (Liga de Honra), Infesta, ou Marco (Liga de Honra). Também nesse ano, pudemos observar o Vilanovense, quinto classificado e o Valadares, clube que terminou no 12º posto.
Posto isto, aqui fica a entrevista com Filipe Bastos, que aborda a manutenção, uma hipotetica subida de divisão, a troca de treinadores e claro, a demissão da direcção.


Filipe Bastos (esq) Com Luís Filipe Menezes (Centro)

A Bola é Redonda (ABR) - O Candal garantiu a manutenção na 3ª Nacional pela primeira vez na sua história. Como se sente?

Filipe Bastos (FB) - Naturalmente feliz por participar num momento histórico para o clube. De facto, o CD Candal tinha estado há 27 anos na 3ª Divisão Nacional, mas, infelizmente, desceu na mesma temporada. Agora, é certo que o Candal vai disputar pelo menos mais um ano a 3ª divisão e isso deve encher de orgulho todos os candalenses.

ABR - Como viu o jogo com o Fiães, apesar da derrota?

FB - Foi um jogo atípico em que a equipa acusou a responsabilidade da partida e não conseguiu colocar em campo, objectivamente, a forma como tinha vinda a actuar e que lhe permitia estar há seis jornadas sem perder. São so custos de termos uma equipa jovem, logo imatura.

ABR - Agora que a equipa garantiu a manutenção, será que poderemos vê-la a lutar pela subida de divisão ou ainda é cedo para isso? Que expectativas tem para esta segunda fase?

FB - Não! O Candal partiu para este campeonato com aspirações modestas devido ao aperto financeiro que teve que fazer. O CD Candal é, muito provavelmente, nesta altura, um dos muitos poucos clubes que possui todos os pagamentos em dia. Os jogadores agora sabem que recebem, no dia marcado. Aliás, muitos indicaram logo o Candal como o último classificado. Enganaram-se! Prova-se, assim, que o caminho que encetamos estava certo. Agora, vamos ver o que dá. Mas obviamente que as nossas aspirações é tentar fazer o melhor campeonato possível. Mas, agora, sem pressão, esta equipa está disposta a tudo.

ABR -  A equipa sofreu uma transformação desde a entrada de Guilherme Baldaia, registando quase o mesmo número de pontos que Eduardo Luís, que fez o dobro dos jogos. Acha que Eduardo Luís poderá ter sido uma aposta falhada e que, caso o actual treinador tivesse começado a época, o desempenho teria sido outro?

FB - Nâo, não penso assim. o Eduardo Luís tem um curriculo invejável. Veja que saiu do Candal e foi... para o Marítimo, um clube da Liga principal. A entrada do míster Baldaia, efectivamente, uniu mais a equipa e daí que apenas tenha sofrido este domingo a primeira e única derrota. Fez, por isso um trabalho notável. De qualquer forma estamos gratos ao Eduardo Luís que apenas e só não teve sorte.

ABR -  A direcção do Candal está demissionária. O que o levou, apesar de ter atingido o objectivo primordial, a tomar essa decisão? Não há a possibilidade de voltar atrás na decisão que tomou?

FB - Entendeu-se que pode haver outras pessoas que possam fazer ainda melhor e porque não estamos agarrados ao lugar, abrimos as portas a quem acha que pode fazer melhor.

ABR -  O Oliveira do Douro não conseguiu garantir os seis primeiros lugares. Quer comentar? Já agora, o Coimbrões venceu a série e é um dos principais candidatos à subida. Como vê essa possibilidade?

FB - Foi pena o Oliveira do Douro, porque seria interessante vermos as três equipas a lutar pela fase de subida. O Coimbrões merece os parabéns. Ficou em primeiro lugar, em meu entender, justamente.

ABR -  Quer deixar algum comentário aos adeptos e simpatizantes do Candal que sempre estiveram com a equipa até ao final?

FB - Queria apenas dizer-lhes para continuarem a acreditar na equipa. A maioria são atletas jovens, vindos dos juniores e merecem amplamente o apoio inequívoco de todos até final. Só lhes peço que não exigam demasiado.

Sem comentários: