30 de abril de 2013

Entrevista Com - Vítor Fonseca (Lusitânia de Lourosa)

Vítor Fonseca, centrocampista do Lusitânia de Lourosa, equipa que disputa os distritais da AF Aveiro e que está muito perto do regresso à ribalta com a subida ao Campeonato Nacional de Seniores, numa luta a dois com a Sanjoanense, outro histórico aveirense, falou ao A Bola é Redonda sobre a época do conjunto orientado por Martelinho, antiga glória do Boavista. O jogador abordou o momento do Lourosa no Campeonato e na Taça da AF Aveiro bem como as esperanças que ainda tem para o seu futuro. Pelo meio abordou os momentos distintos de Canidelo, Candal e Coimbrões, os três clubes que Vítor Fonseca já representou. 
Uma entrevista a não perder, em mais um exclusivo do A Bola é Redonda.


Vitor Fonseca (em cima, ao lado do guarda-redes) é titular do Lourosa da AF Aveiro


A Bola é Redonda (ABR) - Como surgiu o convite para jogares no Lourosa depois de teres representado o Boavista?

Vítor Fonseca (VF) - O Boavista, como sabes, deixou quatro meses de ordenados por pagar. Os jogadores decidiram sair todos. Ficou só o Fary e o Pedrinho porque tinha contrato de formação. Tive dois convites de clubes da 2ª B mas não eram atraentes. Uma das equipas, no ano anterior, também ficou a dever ordenados e a outra apenas tinha como objectivo a manutenção e não me seduziu. Acabou por descer. O Lourosa surgiu pelo Martelinho. Era mister dos juniores do Boavista quando eu estava lá e ligou falando do projecto que passava pela subida. Financeiramente também era bom e decidi dar um passo atrás mas com consciência que iria ter equipa para subir e colocar o clube onde merece.


ABR - E essa subida está quase alcançada. Como vês o ambiente em redor da equipa? Esperavas todo o apoio que se tem visto?

VF - Não conhecia o clube e fiquei surpreendido com o que vi. Boas condições a nível de estrutura, uma direcção exemplar, sempre preocupada em dar as melhores condições à equipa, uma massa associativa presente e calorosa. Jogamos sempre com o estádio cheio, tanto em casa como fora, e uma equipa de nível muito superior ao distrital. Incluindo equipa técnica! Jogos com mais assistência que os do Boavista e jogadores com muita qualidade. O ambiente no balneário é muito bom. Sabemos que estamos perto da subida mas estamos serenos. Não entramos em euforia e só quando atingirmos os pontos que faltam é que festejaremos!


Vítor Fonseca já vislumbra a subida
ABR - Este ano foi uma corrida a dois na Divisão de Honra da AF Aveiro com a Sanjoanense. Em termos de qualidade a AF Aveiro é inferior à AF Porto?

VF - Penso que os dois clubes estão num patamar muito superior em relação às restantes equipas. Ainda bem que existiu a Sanjoanense, porque assim valorizou os nossos feitos. Comparativamente à AF Porto, penso que é inferior. No entanto penso que está melhor organizada que a AF Porto. Aqui, por exemplo, há uma competição de Taça que torna a época mais emotiva com mais um troféu.


ABR - Esta época já está a chegar ao fim. O teu futuro passa pelo Lourosa ou ainda não pensas nisso?

VF - Nesta fase penso apenas em ser campeão e ganhar também a Taça. Depois logo se vê. Mas sinto-me muito bem no Lourosa. Não o troco por outro da mesma divisão.


ABR - Já jogaste no Canidelo, Candal e Coimbrões.. Tens seguido as carreiras destes clubes?

VF - Tenho sim. Subi de divisão nos três e dizem-me muito. O Candal precisa de estabilidade! Quatro treinadores numa época denota problemas de organização/ambiente. Espero que assegurem a manutenção. O Canidelo, onde me formei, passa por uma fase de mudança. Está a apostar na formação e sabemos que é um risco porque a Divisão de Honra é muito competitiva. Espero que alcance também a manutenção. O Coimbrões, apesar de ser um clube consolidado, penso que este ano esteve uns furos abaixo do normal. Houve muitas mudanças na equipa e penso que faltou o entrosamento dos anos anteriores, apesar do bom começo de época que teve.


Ao serviço do Coimbrões
ABR - Esperas algum dia regressar a algum deles?

VF - Nunca sabemos o dia de amanha e o Canidelo, sendo o clube do meu coração, espero poder pelo menos acabar lá a carreira. Veremos se assim será. Ainda é cedo.


ABR - O que é que ainda esperas conseguir no futebol, sendo que já representaste um clube Campeão Nacional, como o Boavista. Onde esperas chegar?

VF -  Esta época esta a correr-me especialmente bem. Veremos o que acontece no fim. No entanto, se ficar no Lourosa, fico num grande clube e dava-me gozo lutar pela subida à 2ª Liga. Uma coisa eu sei, darei sempre o máximo pelo clube que estiver a representar.


ABR - Queres deixar uma mensagem aos adeptos do Lourosa e aos leitores do blog?

VF - Claro. Aos adeptos do Lourosa, um especial obrigado pela forma como me receberam, pelo carinho e pelo apoio incondicional à equipa. São, sem duvida, o nosso 12° jogador! Espero poder dedicar-lhes o titulo. Aos leitores do blogue, deixo um abraço e um pedido: Continuem a ler, divulgar e tornar este blogue cada vez mais conhecido. Faz um trabalho exemplar na divulgação do futebol não profissional, com muita qualidade e isenção! Deixo aqui um agradecimento ao "A Bola é Redonda" pelo excelente trabalho desenvolvido.

O A Bola é Redonda agradece publicamente as palavras de Vítor Fonseca, bem como a sua disponibilidade para esta entrevista.

Sem comentários: