3 de fevereiro de 2006

Antevisão da 21ª jornada.

Hoje arranca a 21ª Jornada. Esta jornada vai ter alguns confrontos interessantes, pois quatro dos cinco primeiro defrontam-se entre si: FC Porto-Sp. de Braga e Sporting-Nacional. O Benfica visita a sempre incomoda U. Leiria.
O FC Porto tem, teoricamente, o desafio mais dificil. Isto porque, teve uma semana conturbada, que proibiu um pouco, uma preparação calma e sem casos, que jogos deste calibre pedem. O seu treinador foi atacado em pleno centro de estágio ao fim da noite da semana passada, depois do jogo em Vila do Conde. Este incidente, embora o plantel tenha ficado de fora, é sempre um factor de desconcentração, até pelo mediatismo que teve, uma vez que os agressores estão conotados com a principal claque de apoio aos dragões: os Super Dragões. Embora eles desmintam o seu envolvimento, o certo é que esta por explicar como aparece um carro de um dos lideres da claque, mais precisamente de Rui Teixeira, nas imagens cedidas pela TVI. Este incidente aliado a um fraco desempenho do clube nos últimos jogos, pode ser um factor negátivo, e o Braga não seria o clube mais indicado para os azuis e brancos defrontarem nesta altura. A favor o FC Porto tem o factor de ser primeiro classificado e só depender dele para continuar no poleiro da Liga. A estatistica tambem é favoravel ao FC Porto. Nas últimas 5 épocas o FC Porto venceu 3 jogos, empatou um e perdeu outro, na última época, e por 1-3... Alias esse resultado definiu o despedimento de Victor Fernandez, treinador na altura. Portanto será curioso ver qual será a posição de Adriaanse, que até ameaçou bater com a porta depois dos incidentes de domingo, se o resultado penalizar os dragões. Por seu turno o Sp. de Braga vem moralizado da vitória no derby minhoto, e com hipoteses de reduzir para dois os pontos que separam os bracarenses do primeiro lugar e assim voltar a entrar nas contas do titulo. O Sp. de Braga vem ao Dragão confirmar o bom inicio de segunda volta, e sera dificil ao FC Porto para um inspirado Wender, e João Tomas.
O Sporting recebe um Nacional, que luta pelos mesmos objectivos que os leões, nas palavras do Presidente Rui Alves. As palavras foram refutadas e condenadas pelos dirigentes leoninos, que esperaram pela semana do jogo, para se manifestarem sobre esse tema. Se olhar-mos para os numeros desta época, podemos ver que até nem são assim tão duras as palavras do dirigente maximo do Nacinal: O Nacional ocupa a 3ª posição, enquanto que o Sporting ocupa o 5ª lugar a dois pontos do Nacional. As estátisticas dizem que o Sporting é o favorito, pois em três confrontos o Sporting venceu dois, enquanto que o Nacional venceu um, que foi o da época passada na última jornada, e que custou o apuramento directo do Sporting para a Champions League. A favor, o Sporting tem a moral que traz do derby da semana passada, e o facto de se apresentar na maxima força, e o facto de poder reduzir a diferença pontual para o FC Porto e voltar a entrar nas contas do titulo. O Nacional traz o facto de jogar sem preocupação nenhuma, apenas querendo classificar-se para uma competição europeia.
Por último o Benfica vai a Leiria, onde só venceu uma vez, nas ultimas cinco épocas. De resto três empates e uma derrota, fazem o resto do peculio encarnado em Leiria. A União esta diferente desde que Jorge Jesus assumiu o cargo de treinador, e o Benfica vem de uma derrota desmoralizadora no derby e ainda teve mais um rombo, depois de ser conhecido hoje um controlo antidopping positivo ao médio Nuno Assis. O jogador acusou uma derivação da Nandrolona, apos um jogo com o Maritimo.
Esta jornada vai mexer com a frente da classificação, onde todos esperam um deslize do lider para se aproximarem.
No fundo da tabela tambem temos alguns desafios interessantes, com o Vit. de Guimarães, aflito, e já a seis pontos da linha de agua, recebe o Belenenses, em franca recuperação. Na semana passada os azuis venceram o Penafiel por claros 5-0, e o Vitória perdeu o referido derby minhoto. A Naval, tambem quase com a corda na garganta visita um moralizado Boavista, que vem de três vitórias seguidas. Académica e Paços de Ferreira defrontam-se em Coimbra, num jogo em que qualquer equipa esta proibida de perder. O Gil Vicente, recebe um Vitória de Setubal que garantiu a permanencia, e tambem não pode perder por força de começar a ficar atrasado na corrida pela manutenção, Estrela e Rio Ave, vão encontrar-se num duelo em que o que perder pode começar a preocupar-se e por último, o Maritimo visita o Penafiel, apenas para cumprir calendário, pois os nortenhos já estão com a cabeça na II Liga, e a 21ª Jornada ainda não atingiram os 10pts.
Em suma, uma jornada bastante importante para alguns clubes que podem começar a ver as suas posições definidas por força dos resultádos que alcançarem nesta jornada. A ver vamos se iremos ter uma luta mais renhida pelo titulo, ou se o FC Porto vai continuar a superiorisar-se, ou se por outra, vamos ter um Guimarães cada vez mais de segunda, ou com vontade de resurgir no nevoeiro em que esta envolto, qual D. Sebastião, e recomeçar a conquistar lugares na Liga á imagem de D. Afonso Henrriques.

Sem comentários: