10 de fevereiro de 2006

Antevisão da 22ª Jornada.

Este fim de semana, vai realizar-se mais uma jornada do nosso campeonato. A partida não parece haver grande dificuldade para os mais fortes, mas há sempre excepções a regra. Assim, e uma vez que hoje não se realiza nenhum jogo, a jornada vai começar amanha com um Académica-Boavista. A equipa axedrezada, vem de quatro vitórias seguidas, se contar-mos com o jogo da taça, e na última jornada bateu a Naval por 3-0. Portanto, a moral na equipa esta em alta, e há jogadores que voltaram a estar inspirados, casos de João Vieira Pinto e Manuel José, agora adaptádo a lateral direito. A Académica vem tambem de uma moralizadora vitória pelo mesmo resultádo, 3-0, frente ao Paços de Ferreira. Uma derrota da briosa, pode voltar a deixa-la numa posição incomoda, em caso de vitória pacense, pois são apenas quatro os pontos que separam ambas as equipas.
Ainda no Sábado, vamos ter o jogo do líder, FC Porto, que viaja até Belem, para defrontar o Belenenses. Este jogo não vai ser nada fácil, tanto mais que o Belenenses, procura uma posição segura na tabela, e o FC Porto procura afastar-se dos seus concorrentes directos e esperar por um deslize dos mesmos. Os azuis e brancos têm a seu favor, o facto de terem ficado isentos da eliminatória da Taça, disputada a meio desta semana, o que não aconteceu com alguns dos seus perseguidores. O Belenenses, já não perde á dois jogos, tendo somedo quatro pontos, o que dá uma moral diferente, além de José Couceiro, querer demonstrar que, ao não terem apostádo nele para esta época, os dirigentes portistas enganaram-se.
No Domingo, temos o grosso da jornada, com o Paços de Ferreira a receber o Gil Vicente, moralizado, e que em caso de vitória deixa os pacenses numa situação complicada, pois o Gil é o clube imediatamente acima da linha de agua, o Paços está uma posição abaixo, e separados por dois pontos apenas. Uma derrota pacense, começaria a abrir um fosso entre as equipas, numa fase complicada do campeonato.
O Nacional vai receber a U. de Leiria. Depois de ter passado por Lisboa, e ter saido com duas derrotas (uma em Alvalade, para o campeonato e outra na Luz para a Taça), o Nacional volta a casa para receber a equipa sensação da última ronda. A União quer provar que a vitória sobre o Benfica não foi obra do acaso, e procura tambem garantir a tão ansiada permanencia. O Nacional por seu turno, procura consolidar e se possivel ultrapassar algum dos seus concorrentes, na busca de um lugar que dê acesso a uma competição europeia.
O Rio Ave defronta a Naval, num jogo em que os figuerenses estão proibidos de perder, por forma a começarem a ficar mais atrasados na luta pela manutenção. A Naval ocupa o antepenultimo lugar com 18pts, e são já seis os pontos que os separam da salvação. Por seu turno os vilacondenses, tem um campeonato mais tranquilo, ocupando o 10º lugar, mas sem espaço para descuidos pois os pontos que separam Rio Ave dos lugares de despromoção são apenas 4! Alias, entre o 15º, que é o primeiro lugar de acesso a despromoção, e o 8º existe apenas uma diferença de 6pts! O que não permite descanço a ninguem.
O Sp. de Braga recebe o Estrela da Amadora, que desde que venceu o FC Porto, não mais voltou a vencer para o campeonato, tendo conseguido apenas um ponto em nove possiveis, fruto do empáte caseiro na ultima ronda com o Rio Ave. O Braga por seu turno, procura um lugar de acesso a Liga dos Campeões, e não vai querer atrasar-se, uma vez que em caso de igualdade pontual o Braga possua vantagem sobre os outros dois concorrentes, Sporting e Benfica.
Sporting que tem uma dificil deslocação a Setúbal. Depois da derrota por 5-0 sofrida em Barcelos na jornada anterior os sádinos vão querer bater o pé ao Sporting, e bem viva deve estar a derrota leonina da época passada por 2-0, se bem que naquela equipa setubalense despontavam jogadores como Meyong, Jorginho, Hugo Alcantara, entre outros.... Mas o Sporting não terá a vida facilitáda, até porque os últimos resultádos do Setúbal não têm sido nada famosos, e com certeza que quererão limpar a imagem perante os sócios.
O último jogo de Domingo é o Benfica-Penafiel. Benfica que vem de duas derrotas seguidas para o campeonato, com 2-6 em golos, e uma mini-crise de balneareo patente nos desentendimentos entre os jogadores no jogo da Taça, recebe um Penafiel, que embora practicamente condenado a II Liga, vai querer limpar a honrra em semana de aniversário, e brindar os sócios com um presente de categoria, que seria a vitória em pleno estádio da Luz. O Benfica por seu turno, não quer perder o comboio do titulo, pois mais um deslize nesta fase pode deitar tudo por terra. Os encarnados ganharam alguma moral, pois a meio da semana venceram o Nacional, para a Taça, ainda que só nas grandes penalidades. A ver vamos se será suficiente para a equipa adquirir a confiança entretanto perdida e relançar a luta pelo titulo.
Por último e só na segunda feira, o Vitória de Guimarães joga mais uma importante cartada na luta pela permanencia na I Liga. A deslocação a Madeira não se anteve nada facil para os comandados por Vitos Pontes, mas a recente vitória na taça pode dar alguma moral a Neca e companhia. É estranho ver o Vitória nesta posição, penultimo da tabela com apenas 17pts e já a sete do Gil Vicente. Se olhar-mos para o plantel vitoriano, não se encontram explicações para esta situação, pois estão integrados nesse plantel, alguns dos melhores jogadores do nosso campeonato, como Neca, Mario Sergio, Rogerio Matias, Antchouet, Saganowski, etc. De facto o Vitória necessita de vencer para poder respirar, ainda que esteja dependente de terceiros, para conseguir a salvação. Seria impensável para o ano não termos o Vitória no escalão maximo do nosso futebol, já para não falar no rombo que seria na economia da cidade de Guimarães, não estar representáda na montra do nosso futebol. O Maritimo, por seu turno, tambem não se pode descuidar, por forma a não andar com a corda na garganta nas últimas rondas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Johnny! Observamos seu blog e escolhemos você pra fazer parte do NK6, um manifesto pelo futebol bonito. Cadastre-se e aguarde nosso contato.

O cadastro exclusivo está no link www.nk6.com.br

Enquanto isso assista em primeira mão o novo vídeo da Nike para a Copa do Mundo.

O vídeo está no link www.nk6.com.br/joga.

Anónimo disse...

Olá

Observamos seu blog por algum tempo e gostamos muito do seu conteúdo e dedicação. Por isso escolhemos você pra fazer parte do NK6, um manifesto pelo futebol bonito. Cadastre-se e aguarde nosso contato. Enquanto isso assista em primeira mão o novo vídeo da Nike para a Copa do Mundo.

O cadastro exclusivo está no link www.nk6.com.br
O vídeo está no link www.nk6.com.br/joga.

Anónimo disse...

.