17 de fevereiro de 2006

Antevisão da 23ª Jornada

Antes de mais, gostaria de fazer referencia aos restantes jogos da Taça UEFA, que se disputaram ontem e que tiveram os seguintes resultados:


Slavia-Palermo 2-1
Stuttgart-Middlesbrough 1-2
Thun-Hamburg 1-0

Todos os resultados são indefinidos, e não será facil a nenhuma das equipas que saiu vitoriosa desta mão manter a vantagem no proximo jogo, embora o Middlesbrough, tenha uma vantagem superior, visto que ganhou fora, o que obriga o Stuttgart a marcar dois golos em Inglaterra.... De resto realce para a vitória do Thun sobre o Hamburg. A segunda mão destes jogos esta agendada para dia 23 de Fevereiro.

Agora, vou falar sobre esta jornada do camponato nacional. A jornada abre hoje às 21:30, com o super-Boavista à procura da 6 vitória consecutiva em jogos do campeonato. O Boavista esta num excelente momento, que coincide com o excelente momento de João Vieira Pinto, que tem sido a principal figura dos axedrezados, é inclusivé o melhor marcador do Boavista com 8 golos. Por seu lado o Rio Ave, quer dar a volta por cima, e deixar de vez os maus resultados. Fruto dessa vontade, António Sousa, vai operar uma revolução no onze vilacondense, que vai começar por afastar a sua estrela, Gaucho. O jogador tem estado apagado, e não tem conseguido fazer o que mais gosta: marcar golos. Ele que esta prestes a atingir uma marca no futebol português: o golo 100 no campeonato. Mas isso afigura-se dificil, tanto mais que na passada jornada teve uma chance enorme para concretizar, mas desperdiçou uma grande penalidade, o que ditou tambem a derrota do Rio Ave frente a Naval em casa.
Amanha Sporting e Benfica, disputam os seus jogos, e podem pressionar o lider FC Porto. Os leões recebem o Paços de Ferreira, tambem numa situação de aflição, pois os pacenses ocupam a 14ª posição, tendo o Gil Vicente apenas a um ponto de distancia. Os comandados de José Mota, conseguem por os nervos em franja aos sportinguistas, e ainda estará na memória a última vitória pacense em Alvalade, na época 2000/2001, por 1-3. Mais recentemente, já esta época, os pacenses voltaram a surpreender o Sporting, e venceram na Mata Real por 3-0, com golos de Didi, Ronny e Júnior. Na altura, a equipa sportinguista era treinada ainda por José Peseiro. O Sporting esta obrigado a vencer, por forma a pressionar o FC Porto, que detem 5pts de vantagem sobre os leões.
O Benfica dá inicio a uma semana decisiva na vida do clube. Guimarães, Liverpool e FC Porto, são os adversáris que se seguem, todos no espaço duma semana. Os encarnados, que voltaram as vitórias, vão ter uma sempre dificil saida ao Minho, para defrontarem o Vit. de Guimarães, que por seu lado tambem regressou as vitórias na jornada passada, o que acrescenta moral, e vai fazer do jogo um bom espectáculo, pois ambas as equipas estão proibidas de perder pontos, por forma a atrasarem-se na busca dos seus objectivos. Os vitorianos procuram a manutenção, os encarnados procuram não se atrasar na luta pelo titulo. Nos últimos jogos no Afonso Henrriques, o Benfica tem saido vencedor, embora sempre pela margem minima, 0-1 em 03/04 e 1-2 em 04/05, tendo-se registado uma igualdade em 02/03 a um golo.
O FC Porto só joga no Domingo, e recebe o Maritimo. Quando entrar em campo, os dragões já saberão qual o resultádo dos seus adversários mais directos, e seja qual for o resultado, saira sempre em primeiro lugar isolado. Estão em prespectivas mais mudanças no onze portista, fruto dos castigos de Pepe e Quaresma, que por terem visto o 5º amarelo, ficam de fora da jornada, estando aptos para a viagem a Luz na proxima semana. Um aliciante para o FC Porto, é que caso vencam os insulares, chegaram a Luz com uma confortavel vantagem de 5pts, o que retiraria pressão ao jogo portista. Em caso de derrota do FC Porto e vitória encarnada, o jogo da proxima semana seria escaldante, pois poderia motivar mudanças no topo da tabela. Neste momento o FC Porto depende apenas de si mesmo, para fazer um resto de campeonato tranquilo, rumo ao titulo.
No resto dos jogos, o Estrela da Amadora recebe o Belenenses, que quer de uma vez por todas alcançar a manutenção, e que tem no proximo jogo uma final. Por seu lado, os amadorenses, não podem baixar os braços, pois embora ocupem o 10º lugar, estão a apenas 3pts do Gil Vicente que é 15º. O Nacional visita o Penafiel, abalado por um caso de doping, de um dos seus melhores jogadores, Roberto, que assim esta impedido de defrontar os madeirenses. O Nacional tentará regressar as vitórias depois de duas derrotas seguidas para o campeonato, com Sporting em Alvalade, e Leiria na Choupana, esta por numeros gritantes, para uma equipa que quer atingir um patamar europeu. O Gil Vicente recebe a Académica em mais um jogo de aflitos, onde nenhum dos dois clubes pode perder pontos. São apenas dois os pontos que separam estes dois clubes, que no entanto estão separados por 3 posições na tabela classificativa. Alias, entre o 9º lugar e o 15º, existem apenas 3pts de diferença, o que atesta bem da luta que existe para a fuga a despromoção. É que este ano são 4 os clubes que descem e não três como antigamente, fruto da redução para 16 clubes que se vai implantar na I Liga na proxima época.
A Naval, é outro dos clubes com a corda na garganta e recebe o Sp. Braga, que luta por um lugar na Liga dos Campeões. Os bracarenses não se podem atrasar mais, mas os figueirenses tambem não podem perder muitos mais pontos, se querem manter-se na luta pela permanencia. Qualquer deslize nesta fase do campeonato pode ser fatal, e ambas as equipas sabem disso.
Por último U. Leiria e Vit. Setúbal, defrontam-se na 2ª feira. Os sadinos têm-se deparado com noticias que dão conta do interesse em substituir o treinador Hélio, que apenas venceu um jogo desde que tomou conta da equipa, em Dezembro passado. Onde estaria o Setúbal se não tivessem obrigado Norton de Matos a ir-se embora? Em sentido contrário, vem a União. Depois de um mau inici às ordens de José Gomes, onde se chegou a temer o pior, eis que o Leiria renasce com Jorge Jesus, e volta as boas exibiciões. Os leirienses estão moralizados depois de duas vitória gordas sobre adversários que ocupam outros lugares na tabela classificativa. Em dois jogos os leirienses marcaram 7 golos e sofreram 2. Vamos ver como será contra o Setúbal, que certamente virá jogar mais retraido, o que pode causar algumas dificuldades ao contra-ataque leiriense.
Em suma, uma jornada que começará a definir algumas posições de algumas equipas na tabela, e que poderá, ou não relancar a luta pelo titulo.

Sem comentários: