24 de fevereiro de 2006

Antevisão da 24ª Jornada

Benfica e FC Porto defrontam-se no domingo ao fim da tarde, naquele que é ojogo mais importante desta 24ª jornada. Importante, porque é um classico do nosso futebol, importante porque pode defenir a situação do Benfica em relação à luta pela revalidação do titulo. Qualquer resultado que não seja a vitória, pode deixar os encarnados fora da corrida. O Benfica vai apresentar-se muito motivado depois da vitória a meio da semana frente ao Liverpool, o que dá sempre um animo adicional, enquanto que o FC Porto vai apresentar-se na Luz sabendo que qualquer que seja o resultado manterá sempre o primeiro lugar. Mas tambem não se pode descuidar muito pois tem o Sporting à perna. O FC Porto vai apresentar-se na Luz, com o mesmo esquema de jogo, o 3x3x4, mas com algumas alterações: Pepe esta de regresso assim como Quaresma. No entanto Helton deverá devolver o lugar a Vitor Baia depois de se ter lesionado na coxa esquerda, no treino de anteontem. Assim Vitor Baia, deverá atingir a marca histórica dos 400 jogos no escalão maximo do nosso futebol, frente ao rival o que dá uma motivação especial. Por seu lado, o Benfica, não deverá fazer alterações no onze que defrontou o Liverpool, portanto será a mesma equipa a pisar o relvado. Geovanni é que não recuperou da lesão contraida frente ao Penafiel, ficando assim de fora deste classico. De referir que o brasileiro, primeiro por problemas familiares, agora devido a lesão, não jogou nenhum derby esta segunda volta. Este jogo tem tudo para ser um excelente espectáculo. De referir que o arbitro será João Ferreira.
O Sporting tem uma dificil deslocação a Coimbra para defrontar a aflita Académica. Os estudantes necessitam urgentemente de pontos para fugir aos lugares de despromoção, os leões sabem que vão conquistar pontos a um dos rivais, ou inclusivé aos dois. Paulo Bento já fez saber que vai fazer descançar Sá Pinto nesta jornada, devolvendo a titularidade a Deivid ao lado de Liedson. Isto depois do brasileiro referir que Bento podia ser igual a Mourinho. A luta pela permanência esta ao rubro e qualquer deslize nesta fase do campeonato pode ser fatal para qualquer clube envolvido. São nove os clubes que ainda almejam a permanência, sendo que só seis conseguirão atingir essa meta, admitindo que o Penafiel já desceu de divisão. Sabendo disso a Académica irá certamente tentar repetir o resultado da primeira volta, quando ganhou em Alvalade, por 1-0, com golo do agora benfiquista Marcel. Ojogo é no Sábado as 21:15, e em caso de vitória leonina, o classico de Domingo tem mais um motivo de interesse.
Nos restantes jogos desta ronda, o Boavista abre hoje a jornada deslocando-se ao terreno do Gil Vicente, uma das nove equipas envolvidas na luta pela permanencia. Os axedrezados querem prosseguir na senda das vitórias, já vão seis consecutivas, para atingir um lugar que dê acesso às competições europeias, por seu turno o Gil Vicente quer dar uma boa réplica, para ganhar pontos aos adversários directos.
Nacional e Vitória de Guimarães, vão jogar também no Sábado. Os insulares continuam na perseguição a um lugar nas competições europeias e têm aqui uma boa hipotese de ganhar mais três pontos. O seu presidente, ainda durante esta semana voltou a referir que não acreditava num Sporting candidáto ao titulo, voltando a dizer que os leões lutam pelos mesmos objectivos. Os vimaranenses, estão moralizados com seis pontos conquistádos em dois jogos, ao Marítimo e Benfica, e vão querer continuar nesta linha de resultádos, tanto mais que estão mais perto da linha de agua. voltarão à ilha onde conquistaram a primeira vitória ao fim de largos jogos sem vencer, o que funcionará como factor moralizador, embora o estádio não seja o mesmo. Já no Domingo, Marítimo e Estrela da Amadora defrontam-se num jogo complicado para quem perder. Estão ambos empatádos em pontos, 27, o que os pode deixar numa posição desconfortável, nem o empate é seguro para nenhum dos clubes, mas quem sair derrotádo pode cair abaixo da linha de agua.
O Vitória de Setúbal recebe o Penafiel, em jogo que pode deixar o Penafiel mais perto da II Liga. Por seu lado os setúbalenses, precisam desta vitória para respirarem melhor e garantirem quase a pemanência. Quando se fala já em substituto de Hélio para a proxima época, a equipa parece que ganhou animo, e depois de vencer a U. Leiria em casa na semana passada, esperam dar uma prenda aos incansáveis sócios vitorianos. Os durienses, vão jogar sem pressão e podem sempre fazer um brilharete, embora os valores animícos estejam em baixo, fruto dos resultádos mais recentes. O Paços de Ferreira recebe a União de Leiria e procura tambem ganhar pontos para se manter acima da linha de agua. Neste momento os pacences, estão em 15º lugar, com menos um ponto que a Académica, clube que segue na 14ª posição. A União procura subir ainda mais na classificação e vingar o desaire da última ronda.
O Belenenses e a Naval, vão tambem jogar este fim de semana uma cartada importante na luta pela permanência. Se os azuis estão numa posição mais confortavel na tabela, pois ocupam a 9ª posição, tambem é certo que uma derrota pode fazer cair a equipa para lugares menos desejados. É que a diferença que separa o 9º do 17º classificádo, neste caso Belenenses e Naval, são apenas 7 pontos!! O Belenenses tem andado num impasse por causa da venda de Meyong ao Lokomotiv de Moscovo, o que parece cada vez menos provável, fruto das novas propostas que o agente do jogador diz ter em sua posse. Por seu turno, a Naval esta a passar um momento conturbado, e durante esta semana despediu o seu treinador Alváro Magalhães, ao fim de dez jogos, em que alcançou 4 vitórias importantes. Quem orientará a equipa será o adjunto, que até agora andava desaparecido.
Na Segunda-feira, será realizado o último jogo desta ronda com o Sporting de Braga a receber o Rio Ave. Os bracarenses querem um lugar na Liga dos Campeões, e quererão consolidar o terceiro lugar, tanto mais que quando o jogo começar, já saberão se ganharão pontos ao Benfica ou se por outra, caso vença, manter a vantagem. O Rio Ave precisa desta vitória para respirar um pouco melhor, pois a sua posição na tabéla, não dá para descançar muito. Este jogo será transmitido pela Sport Tv, assim como o Benfica-FC Porto às 19:45 de Domingo, o Nacional-Vit. Guimarães, às 19:00 de Sábado e hoje o Gil Vicente-Boavista, que tem o seu início às 21:30.
A TVI transmitirá o Académica-Sporting no Sábado as 21:15.

Sem comentários: