16 de março de 2006

Antevisão da 27ª Jornada.

Começamos a chegar ao fim do campeonato. Faltam apenas 8 jogos para o fim e muita coisa esta ainda por decidir, tanto em termos de Campeão Nacional, como em termos de clubes que vão a europa e por último, os clubes que acompanham o Penafiel na descida a II Liga.

Neste prisma, o lider FC Porto, vai receber o aflito Paços de Ferreira. Na última deslocação dos pacences ao terreno do FC Porto, em 03/04, estes sairam derrotados por 3-1, com McCarthy a bisar e consagrar-se o melhor marcador do Campeonato e dando mais brilho à festa do titulo. O Paços de Ferreira, já tinha garantido a despromoção, alguns jogos antes. No sábado tudo será diferente, uma vez que nem os dragões são compeões e nem os pacenses desceram de divisão. O Paços ocupa a 14ª posição, com 28pts e esta envolvido numa luta desenfreada pela permanência. Na última jornada, receberam o Vit. Guimarães e não conseguiram vencer, apenas conseguiram uma igualdade a uma bola e já quando ninguem acreditava, pois o golo pacense foi obtido já nos descontos e por intermedio de um jogador vimaranense. O FC Porto, continua firme na primeira posição, vê o Sporting a dois pontos de distância e o Benfica a sete. Tem tudo para se sagrar campeão pois só depende de si para atingir esse objectivo. Este jogo poderá tornar-se um pouco complicado, uma vez que os dragões defrontaram ontem o Marítimo, no Funchal, para a Taça de Portugal e estiveram sujeitos a um esforço adicional, pois só bateram os insulares no prolongamento e não podem contar com Pepe, uma vez que este foi expulso por acumulação de amarelos. O único factor a favor é que jogam primeiro que o Sporting, pondo assim a pressão nos leões.

O Sporting vai jogar em Leiria. A União tem vindo a fazer um campeonato descançado, desde que Jorge Jesus tomou conta da equipa. O momento alto dos leirienses esta época, foi nas jornadas 21 e 22 quando recebeu e visitou Benfica e Nacional. Os resultados cifraram-se em duas vitórias gordas, a primeira sobre os Campeões Nacionais por 3-1, a segunda por 1-4 na Choupana. Esta equipa do Leiria gosta de jogar contra equipas como o Sporting, que jogam ao ataque e não se fecham na defensiva, pois é desta forma que podem demonstrar todo o poderio do seu contra-ataque, com jogadores velozes, como Maciel, Touré, Lourenço ou Paulo César. Os leões tambem estão um pouco desgastados por causa do jogo de ontem em Coimbra, com a Académica. O Sporting pode aproveitar algum deslize dos portistas, e chegar-se mais à frente na corrida para o titulo, uma vez que ainda tem que defrontar o FC Porto em Alvalade, no jogo que talvêz decidirá o campeonato.

O Benfica vai viajar até Vila do Conde para defrontar o também aflito Rio Ave. Na última temporada a onda vermelha invadiu a cidade, mas esbarraram na muralha vilacondense, e acabaram por sair derrotados já ao cair do pano por 1-0. Este ano o Benfica visita o Rio Ave, na terceira posição e sabendo que caso não vençam a partida podem dizer definitivamente adeus ao título. Depois de duas semanas de sucesso com vitórias sobre Liverpool, FC Porto, Estrela da Amadora e novamente Liverpool, em apenas 72 horas, hipotecou as hipoteses de revalidar o título, cedendo um comprometedor empate caseiro frente à Naval e foi eliminado da Taça, tambem na luz frente ao Vit. Guimarães. Estes últimos resultados, aliados à diferença pontual para os primeiros classificados, pode funcionar como factor de desestabilização, para os comandados de Koeman. Da parte do Rio Ave, toda esta onda de maus resultados, aliados as palavras de Koeman, que disse que quem não ganha a Naval, não pode ser campeão e embora tenham algum fundamento, foram mal recebidas pelo grupo de trabalho, podem-se tornar em arma bastante poderosa, para os vilacondenses conseguirem os seus objectivos para este jogo, que passa pela vitória, para conseguirem fugir ao fundo da tabela. Neste momento, o Rio Ave ocupa a 12ª posição na tabela, com 30pts, mas não pode baixar os braços, pois são apenas 3 os pontos que o separam do Gil Vicente, que ocupa a penúltima posição. o Rio Ave na passada jornada conseguiu um empate nos Barreiros, frente ao Marítimo e quererá neste jogo, perante os seus associados, um resultado melhor.

No resto da jornada, esta tem início amanha, com o jogo Naval-Nacional. Os figueirenses procuram a manutenção e desde que Alvaro Magalhães deixou o comando tecnico, a equipa não mais perdeu, tendo conseguido 2 vitórias e um empate, mas com sabor a vitória, uma vez que foi conseguido no Estádio da Luz. A Naval tem vindo a jogar bem, e os resultados expressam isso mesmo: Vitória por 2-3 no Restelo, Vitória por 2-0 em casa frente ao Marítimo e empate a zero na Luz. Sete pontos importantissimos para a permanência, sendo que 4 pertencem já ao técnico Rogério Gonçalves. O Nacional, também joga uma cartada importante na busca do seu objectivo, que é assegurar uma presença europeia, mas parece estar cada vez mais a afastar-se dessa meta. Embora ocupem a 6ª posição apenas a dois pontos do Boavista, os madeirenses não aproveitaram a derrota dos axedrezados na passada semana em Alvalade, tendo tambem baqueado perante os seus associados, com o Estrela da Amadora. Já para não falar dos pontos que têm perdido desde o início da segunda volta, o que lhe daria algo mais nesse objectivo. Só para dar uma ideia da pobre campanha que o Nacional esta a fazer nesta segunda volta, a equipa só garantiu 9pts em 27 possiveis, fruto de 2 vitórias e 3 empates, tendo amealhado 4 derrotas com um score de 9-14 em golos! De facto muito pouco para quem se queria equiparar ao Sporting.

O Boavista vai receber o Belenenses. Os axedrezados vêm do rescaldo da eliminação da Taça, às mãos do Setúbal e não vão poder contar com João Pinto que foi expulso nessse jogo. Os axedrezados foram até a última jornada a melhor equipa desta segunda volta, tendo conseguido seis vitórias consecutivas e um empate, tendo então sofrido a primeira derrota em Alvalade. Mas nada que faça desesperar Carlos Brito, que disse no fom do jogo que a derrota era mentirosa, uma vez que foi o Boavista que melhor se apresentou em campo. Digo desde já que não concordo muito com esse ponto de vista, embora o Boavista tenha vendido cara a derrota, o Sporting foi sempre superior. De qualquer forma os axedrezados estão fortes e querem garantir tambem um lugar nas competições europeias. Para isso têm que vencer um Belenenses que tem estado intermitente em termos de resultados e exibições. Depois de uma pobre exibição frente à Naval em casa e frente ao Rio Ave em Vila do Conde, jogos que se cifraram em duas derrotas, na preterita jornada conseguiram arrancar uma exibição consistente e vencer o Sp. de Braga por 2-0. A equipa de Couceiro, faz perte do lote de equipas que ainda não têm o seu futuro decidido em termos de manutenção, e todos os pontos que conseguirem amealhar serão preciosos, tendo em conta a diferença que separa as equipas da tranquilidade e do abismo da descida.

O Sp. de Braga vai receber o Marítimo, depois de ter sido derrotado pelo Belenenses na última ronda. Os bracarenses procuram afirmar-se de vez como candidatos a um lugar na Champions, e para isso têm que vencer os insulares e esperar que o benfica não ganhe em Vila do Conde, até porque na proxima jornada o Braga visita o Estádio da Luz, e esta jornada pode fazer alguma diferença nesse jogo. Do lado do Marítimo, vão visitar o Braga com120 minutos nas pernas, fruto de uma eliminatória díficil da Taça de Portugal frente ao FC Porto, e uma vigem de avião para o continente. Mas não só por isso. O momento dos madeirenses não é o melhor e depois do empate da passada jornada Paulo Bonamigo foi dispensado do comando tecnico, tendo ficado no seu lugar João Abel. O Marítimo não pode desperdiçar pontos nesta recta final do campeonato, pois é mais uma das equipas do extenso lote, que não tem definida a sua situação. O jogo será de um grau de dificuldade elevado, mas têm que garantir os três pontos para saltarem mais alguns lugares na tabela, e respirarem melhor.

O Estrela da Amadora vai receber o Vit. Setúbal. Depois da vitória da última jornada em casa do Nacional, os estrelistas adquiriram mais alguma confiança e encaram este jogo com alguma serenidade, embora não se possam descuidar muito, pois os 30pts que possuem não dão garantias de sucesso em termos de manutenção. Os tricolores, estão no 13º lugar e não podem baixar os braços, pois têm um lote de 4 equipas que estão no seu encalço. Os setubalenses estão mais descançados no sétimo lugar, e com a permanência já garantida, têm as armas voltadas para a Taça, onde já estão nas meias finais, depois de terem eliminado ontem o Boavista.

O Penafiel recebe o Gil Vicente, que esta na penúltima posição e numa situação bastante aflita. Os gilistas têm aqui oportunidade de ouro, sem menosprezar claro, os durienses, mas o que é certo é que o Penafiel não tem oferecido muita resistência aos seus adversários, e têm dado uma pálida imagem da equipa que foram na preterita temporada. A equipa de Barcelos, liderada por Paulo Alves, necessita urgentemente de uma vitória, depois de na última ronda ter baqueado frente à União de Leiria, parante os seus sócios. Este jogo em Penafiel, tem uma importância vital nas contas gilistas, pois qualquer resultado que não a vitória, começa a deixar para trás a equipa, o que pode ser fatal nesta altura do campeonato.

Por último, o Vit. Guimarães vai receber a Académica. Estas equipas vêm de uma eliminatória da Taça com sortes diferentes: Os vimaranenses eliminaram o Benfica enquanto que os estudantes foram afastados pelo Sporting. O Vitória não pode atrasar-se mais na corrida pela manutenção e quererá dar seguimento aos bons resultados que tem vindo a fazer: Nesta segunda volta apenas perderam por uma vez, frente ao Sp. de Braga, tendo conseguido 3 vitórias e 5 empates o último dos quais com sabor a derrota, na jornada passada, uma vez que foi consentido atravéz de um auto-golo de Dragoner, já nos descontos do jogo contra o Paços de Ferreira. Os vimaranenres, contarão mais uma vez, com o apoio incansável dos seus adeptos e associados, que têm sido irrepreensíveis nesse campo. A Académica, depois da vitória sobre o Penafiel na última jornada, deu um salto na classificação e ocupa agora o 9º lugar com 32pts, mas não pode descançar ainda, pois ainda faltam alguns jogos e pontos, para verem o objectivo da permanência atingido.

A Sport Tv irá transmitir o Naval-Nacional, amanha as 21:30, o Boavista-Belenenses e FC Porto-Paços de Ferreira no Sábado as 19h e 21:30 respectivamente, assim como U. Leiria-Sporting no Domingo, as 20:30. A TVI irá transmitir o Rio Ave-Benfica, também no Domingo, mas as 18:30.

Sem comentários: