23 de março de 2006

Antevisão da 28ª Jornada

A 28ª Jornada do nosso campeonato, vai ter um jogo grande. O Sp. de Braga visita o Estádio da Luz, sob o pretexto de em caso de vitória bracarense, o clube tomar de assalto o terceiro lugar e lancar-se na conquista do mesmo, por uma vaga na Champions League da proxima temporada, afinal, principal objectivo dos comandados de Jesualdo Ferreira. O Benfica, vem de uma suada vitória em Vila do Conde, moralizadora, pois já lá não vencia, ia para oito épocas, desde que Sounnes, esteve à frente dos destinos encarnados, mas o Braga tambem vem de uma boa vitória sobre o Marítimo, o que relançou a equipa depois de um periodo menos bom. Na época transacta os bracarenses, num bom espectáculo de futebol, arrancaram um empate, ainda estavamos nos início do campeonato, pois iam apenas decorridas 4 jornadas. Nas últimas cinco temporadas os resultados tÊm sido os seguintes: 00/01: 2-2, 01/02: 1-1, 02/03: 3-0, 03/04: 2-0 e 04/05: 0-0. Duas vitórias e três empates, o que mostra bem da igualdade de forças que marca este embate. O Benfica não quer perder mais pontos, para continuar a acalentar o sonho da revalidação do titulo, o que vai ficando mais dificil com o passar dos jogos, mas passa tambem por uma crise de golos, pois cria muitas oportunidades e não consegue concretizar grande parte delas. O Braga é uma equipa pragmática, joga no erro do adversário e tem jogadores na frente capazes de serem decisivos, ao minimo espaço concedido, casos de Wender e João Tomás.

O FC Porto desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica. Nas últimas duas épocas, os dragões tiveram sortes diferentes: empataram a zero na última época e venceram em 03/04, por 0-1. Na última semana, o FC Porto temestado sujeito a um esforço extra, pois na quarta-feira passada deslocou-se a Madeira, para defrontar o Marítimo e foi obrigado a jogar 120 minutos, quatro dias depois voltou a jogar, mas para o campeonato, com o Paços de Ferreira, debaixo de um dilúvio, ontem voltou a ter eliminatória de Taça e mais 120 minutos de jogo, sempre em grande nível, frente ao Sporting, debaixo tambem de uma chuva intensa, que não tem abandonado o Norte do pais. Com todo este esforço, a equipa pode-se ressentir, e a Académica pode aproveitar, para ganhar mais alguns pontos na sua luta pela permanência. O FC Porto pode até superar-se, pois esta em boa posição para garantir o título e já esta na final da Taça, o que pode servir como factor motivacional para os jogadores. Será curioso ver que esquema vai usar Adriaanse, depois de ter abandonado o 3x3x4 habitual, para adoptar um 4x3x3, e saber se irá fazer alguma gestão de activos, para os últimos jogos importantes que se avizinham. De relembrar que os dragões têm ainda que se deslocar a Alvalade, jogo que será de capital importância na luta pelo título e ao Bessa, na última ronda e recebem Gil Vicente e Vit. Guimarães, clubes que estão aflitos na luta pela permanência. Pelo meio uma visita a Penafiel e a recepção a U. Leiria, jogos que não têm um grande grau de dificuldade. Os estudantes por seu turno, até ao fim vão defrontar equipas que lutam pela permanência, com a excepção da recepção ao Sp. de Braga na 32ª jornada.

O Sporting vai defrontar uma caricatura do Penafiel que venceu em Alvalade na época transacta. O resultado final foi de 0-2, e quase deixou os leões afastados do título. Alías, o Penafiel, dificultaria a vida aos três grandes, tendo vencido o Benfica em casa por 1-0, e saido derrotado com o FC Porto, já nos instantes finais da partida. Esta época, Luís Castro já assumiu a descida de divisão, alías, outra coisa não seria de esperar, tão pobre tem sido a performance dos durienses, este campeonato. Ocupam a última posição com apenas 13pts em 27 jogos... Será o jogo mais fácil da temporada para o Sporting, que tem agora o campeonato como objectivo, depois de ter sido eliminado ontem da Taça, pelo FC Porto, na lotaria das grandes penalidades. o Sporting tambem tem feito um grande esforço, pois tem três jogos no espaço de semana e meia, mas não é credível que o Penafiel ofereça muita resistência, mesmo com todo o respeito que a equipa merece.

No resto da jornada, ela abre amanha, com um Nacional-Rio Ave. Vamos ver se é desta que o Nacional regressa as vitórias, depois de uma fase pessima em termos de resultados e pode-se dizer, em termos exibicionais, que estão a hipotecar o principal objectivo dos nacionalistas para esta época: um lugar na europa. O Rio Ave, depois da derrota do passado fim de semana, caiu numa posição desconfortável, pois ocupa a 14ª posição apenas a dois pontos do penúltimo classificado e qualquer deslize pode afundar ainda mais a equipa vilacondense.

O Marítimo vai defrontar o Belenenses. Os ínsulares estão numa crise exibicional e de resultados, à imagem dos seus vizinhos, mas com piores consequências. É que em caso de derrota, o Marítimo arrisca-se a cair na incómoda zona de despromoção, o que pode causar algum mal estar nos elementos da equipa. o Marítimo j´não passava por estes problemas a algum tempo, e é necessário recorrer ao baú para ver uma época tão pessima dos maritimistas. Alías, a pior época dos últimos cinco anos foi a de 00/01 e a equipa classificou-se no 11º lugar com 43pts. depois disso tem alternado entre o 6º e 7º posto. O Belenenses tem estado a subir de forma, muito por culpa da serenidade de Meyong que tem sido o garante de alguns pontos com golos decisivos. De relembrar que nas duas últimas jornadas o Belenenses, conseguiu vitórias sobre equipas candidatas a um lugar na europa, Braga e Boavista. A permanência esta a 6pts de distância, segundo as palavras de Couceiro e aqui está uma boa oportunidade para encurtar essa distância. Será interessante ver a equipa a reacção da equipa a ausência de Meyong, por castígo federativo.

Gil Vicente e Vit. Guimarães, vão protagonizar mais um duelo de aflitos. Os gilistas na preterita jornada cederam um inesperado empate em Penafiel, o que vai certamente galvanizar a equipa para este jogo, pois em caso de vitória, deixam um concorrente directo para trás. Os gilistas deslocam-se ao Dragão na proxima jornada, e quererão lá chegar numa posição mais confortável, para sacudir alguma pressão. Do lado do Vitória, será interssante ver a reacção da equipa após duas viagens a Lisboa, no espaço de uma semana, em eliminatórias da Taça. Os vimaranenses defrontam hoje o outro Vitória, e podem ter que disputar 120 minutos, o que seria um fardo muito pesado, para esta equipa que segue abaixo da linha de agua. Hoje serão apoiados por 6 mil adeptos, que se deslocarão ao Bonfim em 21 autocarros. É uma massa associativa significátiva, tendo em conta que o jogo é a meio da semana, em Setúbal e as 20:45 da noite, provavelmente debaixo de chuva. Em caso de vitória sobre o Gil Vicente, o Vit. Guimarães, pode dar um salto na tabela, e ganhar ainda mais confiança, para o que falta de campeonato, tanto mais que ainda vai receber o Sporting e deslocar-se ao Dragão.

Os sádinos por seu turno, depois do jogo de hoje, vão receber a Naval 1º de Maio. A equipa figueirense, que esta a ser a revelação nesta fase do campeonato, pois leva já 4 jogos sem perder, e esta acima da linha de agua, vai tentar ganhar mais pontos aos concorrentes directos, tanto mais que alguns se defrontam entre sí. O futebol dos figueirenses esta diferente desde que Rogério Gonçalves tomou conta da equipa e a consistência defensiva também é outra. Basta ver que nos últimos três jogos a Naval só sofreu um golo e é preciso ter em conta também que um desses três jogos foi no Estádio da Luz, frente ao Campeão Nacional. Depois deste jogo, a equipa da Figueira da Foz, tem também jogos com adversários directos, além de ter que visitar o Sporting e receber a U. Leiria, na 32 33 jornada respectivamente. O Setúbal segue tranquilamente na 7ª posição e qualquer que seja o resultado, não sairá desse posto.

Paços de Ferreira e Estrela da Amadora encontram-se também num jogo de capítal importância para ambos os clubes. Embora o jogo seja mais importante para os pacenses, pois neste momento ocupam o incómodo penúltimo lugar, e já não vencem desde a 22ª jornada, altura em que venceram o Gil Vicente por 1-0. Desde essa altura a esta parte 2 derrotas e 3 empates, sendo que as derrotas aconteceram com Sporting e FC Porto, ambas por 3-0, e os empates aconteceram com equipas do campeonato do Paços. O Estrela ocupa um lugar mais cómodo, mas nem por isso pode acomodar-se pois um deslize pode deixar a equipa novamente numa posição pouco cómoda. Neste momento os comandados de Toni, ocupam a 11ª posição com 33pts.

O último jogo desta ronda, volta a ser na segunda-feira e vai opôr a U. Leiria ao Boavista. Aquela que já foi a melhor equipa da segunda volta, o Boavista, já perdeu três vezes numa semana, sendo que uma dessas derrotas foi para a Taça, a meio da semana passada. Para o campeonato, levavam uma boa marca, até chegarem a Alvalade, onde foram derrotados por 1-0. Depois disso, a derrota na Taça, e nova derrota para o campeonato, desta feita no Bessa e com o Belenenses, clube com o qual mantêm uma luta acesa, pela posse do epíteto de quarto grande. Caso o Boavista não vença, pode saltar fora dos lugares europeus, pois tem o Nacional à perna, com apenas menos dois pontos. A União, embora não estando em situação difícil, pode cair algumas posições na tabela, em caso de derrota.

A Sport Tv irá transmitir o Nacional-Rio Ave, amanha, as 21:30, assim como o Benfica-Sp. Braga e Marítimo-Belenenses no Sábado, às 19 e 21:30, respectivamente. O canal de desporto, transmitira também o Sporting-Penafiel no Domingo, as 20:30 e por último o U. Leiria-Boavista na Segunda-Feira, também as 20:30.
A TVI ficará com a transmissão em directo do Académica-FC Porto, no Domingo, as 18:30.

Sem comentários: