31 de março de 2006

Antevisão da 29ª Jornada

A 29ª Jornada do Campeonato, vai ser fundamental para algumas equipas, em termos de manutenção ou na luta pelo título.
Assim, o Sporting, tem talvêz, o desafio mais importante da época. Antes da recepção ao FC Porto, no que pode ser o jogo do título, os leões têm que ultrapassar um difícil obstáculo, chamado Vitória de Guimarães. Os vimaranenses não perdem a oito jogos, o que denota a dificuldade que as equipas têm tido, mas também é certo que não ganham a três jogos, tendo somado o mesmo número de empates e ainda por cima com adversários directos na luta pela permanência. Uma das lacunas que o Sporting pode explorar é o facto de os golos sofridos pelo Vitória serem tardios, o que denota alguma insegurança defensiva. O Sporting, por seu lado é a melhor equipa desta segunda volta, ainda não perdeu um jogo, e conta com 9 vitórias consecutivas, sendo que não sofre golos a seis jogos, tendo marcado 12. De facto Abel e Caneira deram outra consistência as laterais, lacúna principal do Sporting, na primeira volta. Este jogo tem todos os ingredientes para ser considerado um jogo grande, pois o Vitória necessita de uma vitória que faça com que a equipa saia finalmente dos lugares de descida, e o Sporting não pode obter outro resultado que não seja a vitória, para poder receber na proxima semana o FC Porto, em condições de, caso vença, assumir a liderança da I Liga. Outro tónico a favor do Sporting, é o facto de nesta jornada jogar primeiro que os líderes do campeonato e em caso de vitória assumirem a liderança, nem que seja por uma noite, passado assim a presão para os lados do Dragão.

O FC Porto, tem um jogo com algum grau de dificuldade. Os dragões recebem o Gil Vicente, que ocupa a penúltima posição na tabela, o que não agrada aos responsáveis gilistas. Talvêz não é a melhor altura para defrontar o FC Porto, mas a equipa tem demonstrado vontade de abandonar a incómoda posição que ocupam. Os gilistas não vão poder contar com um dos seus pilares defensivos, pois Gregory foi injustamente expulso, na jornada anterior, por alegada mão na bola, o que originou uma grande penalidade a favor da equipa adversária. Do lado dos azuis e brancos, a baixa de vulto dá pelo nome de Lucho, que sofreu uma lesão no joelho, no jogo de Coimbra e esta em risco para Alvalade. Esta poderá ser uma situação a explorar pelo Gil Vicente, pois da única vez que Lucho não jogou para o campeonato, os dragões não venceram. Foi na jornada 20 e o adversário foi o Rio Ave. Uma derrota, pode deixar os gilistas muito perto de uma despromoção que não é bemvinda, para os lados de barcelos. Do lado do FC Porto, estará a pressão de ter que vencer, para chegar a Alvalade na condição de líder, o que pode retirar alguma da pressão desse jogo, mas por outro lado terá a pressão de já ter visto o Sporting jogar, e em caso de vitória leonina, ser ultrapassado pelos leões. Portanto, é também um jogo decisivo nas aspirações de ambos os clubes.

Os encarnados vão deslocar-se a Belém. Na última temporada o resultado não foi nada condizente com o estatuto do Benfica, que saiu vergado ao peso da goleada encaixada. Na altura, dois golos de José Pedro, um de Lourenço e outro de Antchouet, fizeram o resultado final de 4-1 para os da casa. O golo encarnado foi apontado por Sokota. De referir que, três desses intervenientes directos no resultado final, já não estão nos clubes, caso de Sokota pelo Benfica e Lourenço e Antchouet, do lado do Belenenses. Nos últimos dez anos o Benfica saiu derrotado por quatro vezes do Restelo, sendo que a derrota sa última época foi a masis expressiva, pois todas as outras foram pela margem minima. O Belenenses ocupa o 10º lugar, em bora não possa estar muito descançado, pois uma derrota pode atirar a equipa para posições menos desejadas. O Benfica tem o desgaste de uma eliminatória da Liga dos Campeões, e estará, mesmo que os jogadores não queiram, com a cabeça em Camp Nou, na proxima quarta-faira. Mas os encarnados sabem que esta jornada pode ser proveitosa, pois os seus adversários directos podem perder pontos, o que pode fazer com que o Benfica reentre de forma mais perigosa na luta pelo bicampeonato, tanto mais que na proxima jornada, irá recuperar mais pontos, a um ou até mesmo aos dois adversários.

No resto da jornada, ela abre hoje, com um Braga-Nacional. O Braga, depois da derrota na Luz, na passada semana, quase disse adeus a Liga dos Campeões, pois vê o Benfica a cinco pontos de distância. De qualquer forma, a distância embora sendo considerável, não é impossível de anular e terá que ser com esse pensamento que os comandados de Jesualdo Ferreira, terão que entrar em campo. Do outro lado estará a equipa-desilusão desta segunda volta. Com derrotas atras de derrotas, o Nacional está ainda na luta por um lugar europeu, porque o Boavista tem somado desaires consecutivos. Os madeirenses ocupam a 6ª posição com 44pts, menos dois que os axedrezados e em caso de mais um resultado menos positivo, podem ver o Boavista afastar-se e deitar por terra o principal objectivo para esta época, que passava por um lugar europeu. Em contrapartida, podem, caso vençam hoje, ascender ao quinto posto, e passar a presão para os lados do Bessa.

A Naval vai receber o Paços de Ferreira. Em mais um jogo de aflitos, figueirenses e pacenses vêm de jogos com sortes diferentes. A Naval, que encetou uma recuperação que estava a ser muito boa, bem de uma derrota copiosa frente ao Vit. Setúbal. 4-1, foi o resultado final e surpreendentemente, os figueirenses aos 30 minutos, já perdiam por 3-0. O Paços, vem de uma vitória sobre o Estrela da Amadora, alcançada ao cair do pano, quando Didi correspondeu a um bom cruzamento de Júnior Baía, quando estavam decorridos 90 minutos de jogo. Ambas as equipas estão com o mesmo numero de pontos, 31, e ocupam a 13ª e 14ª posição respectivamente. A equipa que ganhe, caso alguma o consiga, terá dado um passo importantissimo na luta pela permanência.

Mais um jogo de aflitos, desta feita entre Estrela da Amadora e Académica. Ambas as formações vêm de derrotas comprometedoras, sendo que o Estrela perdeu já nos minutos finais na Mata Real e os estudantes foram derrotados pelo FC Porto. Ambas as equipas encontram-se também empatadas em pontos, têm 33, e ocupam o 11º e 12º lugar respectivamente. O mesmo que disse na analise anterior, é aplicado a este jogo. É um jogo de capítal importância, para as duas formações, e aquela que conseguir vencer dará um importante passo para a permanência.

O primeiro condenado a descida, o Penafiel, recebe a U. Leiria, que ocupa um calmo oitavo lugar. Depois do empate caseiro, frente ao Boavista, os leirienses, têm neste jogo uma oportunidade de ouro, para conseguirem uma vitória que garanta mais alguma dose de tranquilidade ao conjunto comandado por Jorge Jesus. Do lado do Penafiel e com todo o respeito que a equipa duriense merece, este jogo será apenas para cumprir calendário, uma vez que já tem o destino traçado para a proxima temporada. Ainda assim os jogadores penafidelenses não quererão deixar uma imagem ainda mais negativa perante os seus associados, e já sem a pressão de ter que vencer, jogarão concerteza mais soltos o que poderá abrir o jogo e transforma-lo num bom espectáculo, para aqueles que se deslocarem ao 25 de Abril.

O Boavista recebe o Marítimo. A equipa ínsular quer fugir aos lugares de despromoção, e para isso têm que alcançar um bom resultado no Bessa. Depois de uma vitória por 1-0 nos Barreiros, frente ao Belenenses na passada ronda, os comandados de Ulisses Morais respiram um pouco melhor, pois ocupam o 9º lugar com 34pts. Só que não podem baixar os braços, pois uma derrota pode atirar a equipa de novo para lugares menos desejados, pos são apenas cinco os pontos que os separam dos últimos lugares. Do lado do Boavista, que decaiu em termos de resultados nas últimas jornadas, pois vinha de oito jogos sem perder, tendo alcançado sete vitórias consecutivas, já aumentou para três, os jogos que leva sem vencer, sendo que em dois saiu derrotado. Não tem conseguido aproveitar o mau momento do Nacional e por isso ainda não garantiu um lugar na Taça UEFA da proxima temporada. O Boavista ocupa o quinta posição e tem o Nacional a apenas dois pontos de distância e pode aroveitar esta visita do Marítimo, para aumentar a diferença pontual. Um factor de pressão para o Boavista, prende-se com o facto de apenas jogar no Domingo, o que pode fazer com que, caso o Nacional vença hoje em Braga, saia dos lugares europeus.

Por último, temos o Rio Ave-Vit. Setúbal. Os vilacondenses necessitam destes três pontos, como do ar que respiram, pois a posição que ocupam, levaria a equipa para a II Liga, caso o campeonato já tivesse terminado na passada jornada. O Rio Ave ocupa o incomódo 16º lugar, com 31pts e caso vença, dará um passo importantissimo na sua luta, uma vez que saberá, que um dos outros dois clubes que se encontram em igualdade pontual, senão os dois, perderá pontos o que pode fazer com que a equipa de João Eusebio, que volta ao banco depois de cumprir castigo, abandone esta ingrata posição. Do lado do Vit. Setubal, depois da gorda vitória alcançada frente a Naval e o facto de já ter assegurado a permanência, a pressão não será muita, o que pode dar alguma falta de ambição ao conjunto de Hélio Sousa. Em caso de vitória, os setubalenses podem aproveitar eventuais deslizes de Nacional e Boavista, e chegar-se mais perto do 5º lugar, embora sem influência directa na entrada na Taça UEFA, pois esta já está garantida via Taça de Portugal.

A Sport Tv irá ter a seu cargo, as transmissões dos seguintes jogos: Hoje. por volta das 21:30, o Sp. Braga-Nacional; amanha às 19h o Vit. Guimarães-Sporting; no Domingo às 18h o Boavista-Marítimo e mais tarde, as 20:15 o FC Porto-Gil Vicente e por último na Segunda-feira, por volta das 20:30, o Rio Ave-Vit. Setúbal.
A TVI terá a seu cargo, a transmissão em directo do Belenenses-Benfica, Sábado as 21:15

Sem comentários: