22 de março de 2007

Bwin Liga - 22ª Jornada

A 22ª Jornada da Bwin Liga tornou as coisas mais emocionantes no que toca a luta pelo título. O FC Porto recebeu o Sporting e acabou derrotado por 0-1, com uma bomba de Tello a mais de 30 metros da baliza de Helton. Mas o jogo não se resume apenas a este lance. O FC Porto foi sempre uma equipa amorfa, não houve velocidade no meio campo, as marcações falharam e o lado direito da defensiva azul e branca foi um corredor com passadeira verde, para os ataques mais mortiferos dos leões. Numa primeira parte inteiramente dominada pelo Sporting, o 0-0 ao intervalo deveu-se muito á intervenção de Helton, que não permitiu outro desfecho. No segundo tempo, o FC Porto entrou um pouco melhor, mas mesmo assim não encontrou os caminhos da baliza de Ricardo. A um quarto de hora do fim, Postiga abalroou Anderson Polga, quando este se preparava para chutar á baliza, e Tello apontou o lívre directo as redes de Helton, que nada pôde fazer. O FC Porto tentou responder, mas o melhor que conseguiu foram dois remates, já perto do fim da partida, com Ricardo a responder em bom nível. O FC Porto tem agora uma difícil deslocação ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica.
O Benfica, que na segunda-feira teve uma deslocação também difícil á Reboleira, para defrontar o Estrela da Amadora. O jogo foi de nervos para os encarnados, pois uma vitória deixava os benfiquistas a um ponto apenas do FC Porto em vesperas de derby. O primeiro tempo foi algo monotono, mas sempre com o Benfica no domínio da partida. As oportunidades foram-se sucedendo, mas o desacerto dos avançados benfiquistas foram pondo os nervos em franja aos adeptos e equipa tecnica. No segundo tempo, Fernando Santos acertou o esquema inicial, tinha entrado numa especie de 4x2x4, com a inclusão de João Coimbra ao intervalo, voltando assim ao 4x4x2, e então o Benfica passou claramente a dominar o jogo, falhando no entanto várias oportunidades de golo, nomeadamente Nuno Gomes. O golo que acabaría por surgir a um quarto de hora do fim, e saiu mais uma vez dos pés de Petit, numa bomba a mais de 30 metros da baliza de Paulo Lopes, com a bola a sofrer ainda um desvio num defesa do Estrela da Amadora. Com este resultado, o Benfica reduziu para apenas um ponto a desvantagem para o FC Porto, que já chegou a ser de nove pontos. Os encarnados aumentaram assim para 12 os jogos sem perder. A última derrota aconteceu em Novembro, frente ao Sporting de Braga.
O Sp. de Braga, que recuperou o 4º lugar, após difícil vitória difícil frente á Naval. O jogo foi no entanto manchado pela polémica, através de uma grande penalidade para os bracarenses que deu a vitória. João Pinto marcou o primeiro golo, num gesto tecnico a lembrar um outro marcado á Inglaterra no Euro 96. O golo da Naval foi apontado pelo inevitável Nei.
No resto da jornada, o Belenenses levou de vencida o Paços de Ferreira, na Mata Real, algo que durante 14 meses ninguém conseguiu, incluindo SL Benfica e Sporting CP, que empataram os respectivos jogos. No final da partida, o público pacense não deixou de apoiar a equipa, apesar do resultado negativo. Com este resultado, o Belenenses subiu ao quinto lugar, estando novamente na luta pela europa, depois de um início de campeonato um pouco abaixo das espectativas.

Sem comentários: