17 de março de 2007

Futebol Feminino Ano II Nº 11


Ranking da FIFA
Três anos e meio depois, existiu mudança de líder. A prestação na Algarve Cup foi nefasta para a Alemanha que perdeu a liderança. Por seu lado os Estados Unidos aproveitaram a sua boa campanha aliada ao desastre Alemão para subir ao topo.
Portugal desceu mais um lugar e é agora 47º do ranking.

Os 10 +
Estados Unidos +1
Alemanha -1
Noruega =
Suécia =
Coreia do Norte =
Dinamarca +2
França =
Brasil -2
Japão +2
10º Canadá =

47º Portugal -1
104º Angola -2
130º Guiné-Bissau – 1
135º Moçambique -2


Análise à Selecção Nacional na 14ª Algarve Cup
Apesar do último lugar Portugal deixou uma boa imagem nesta edição da Algarve Cup. Dos 4 jogos realizados Portugal dominou por completo 3 desses jogos, tendo apenas claras dificuldades para o fazer frente à Islândia.
As jogadoras mostraram ter qualidade, mas apresentaram grande lacuna física. Mesmo nos jogos que dominaram as jogadoras Portuguesas sentiram muitas dificuldades para acompanhar as suas adversárias. A quebra física foi notória, principalmente com a Islândia. O seleccionador não pode ser culpado disto, pois não tem culpa do total amadorismo do nosso futebol feminino. José Augusto esteve mal foi em convocar 3 guarda-redes. Fomos a única selecção com 3 guarda-redes e apenas utilizámos a Neide Simões. Poderia ter levado mais uma jogadora de campo, que desde logo seria mais uma para fazer rotatividade e ao mesmo tempo permitir recuperação a outras jogadoras.

Como jogou a selecção:
Nos primeiros dois jogos, José Augusto optou por um 4-5-1 com Edite sozinha no meio da defesa contrária. Nos últimos dois jogos optou pelo 4-4-2, com Edite nas costas de Carolina Mendes. Pessoalmente gostei mais do 4-4-2 pois Edite teve mais liberdade para jogar, criando muito mais perigo.
Mesmo mudando de sistema José Augusto não prescindiu de algumas jogadoras. Neide na baliza fez todos os jogos e foi das melhores (talvez até a melhor) jogadoras Portuguesas .
Na defesa, a base foi Sónia Matias como defesa esquerdo e Ana Valinho como defesa direito. No centro da defesa Ana Rita foi sempre titular, jogando na marcação. Chica(Francisca) e Carla Monteiro foram repartindo o papel de libero. Neste sector Ana Rita evidenciou-se, pois esteve bem na marcação às adversárias directa e revelou muita tranquilidade com a bola nos pés. A jovem Ana Valinho foi uma agradável surpresa. Sempre muito certinha defensivamente, não hesitava em apoiar o ataque, fazendo-o bem. Sónia Matias foi o elo mais fraco da defesa. Podia estar a fazer um bom jogo, mas num momento de desconcentração deitava tudo a perder. Esteve mal em vários golos sofridos por Portugal.
No meio campo Cátia Reis e Paula Cristina estiveram sempre em bom nível. A primeira mais defensiva e a capitã Paula Cristina, mais ofensiva e muito boa tecnicamente. Nas alas existiu sempre muita rotatividade, essencialmente entre Liliana Martins, Dani. Na ala direita Cláudia Neto acabou por ser a mais utilizada.
No ataque Portugal ganhou muito com a colocação de Carolina Mendes. Forte fisicamente conseguia segurar as defesas deixando espaço para Edite Fernandes. A atacante Portuguesa mostrou qualidade, mas também deu para perceber a fadiga inerente a tantos minutos em tão pouco tempo.


Portugal
O campeonato está de regresso após a paragem para a realização do Mundialito. O 1º Dezembro está a um pequeno passo de ser campeão, podendo até já festejar nesta jornada. Para que isso aconteça precisa de vencer e esperar depois por um empate ou uma derrota do Boavista.
Várzea e Escola vão lutar pelo 3º lugar enquanto Murtoense e Fonte Boa vão tentar evitar a descida de divisão. O Fonte Boa tem vida complicada pois é último e só já faltam 4 jornadas.

17ª Jornada – 18/3/07
Fonte Boa – Boavista
Escola – Murtoense
Várzea – 1º Dezembro


Inglaterra
(Women’s Premier League)
Birmingham - Chelsea 0-0
Fulham - Blackburn 0-3

Em Inglaterra jogaram-se apenas jogos em atraso, pois a selecção teve três jogos amigáveis.

Espanha
(Superliga) – 20ª Jornada

At. Madrid - Lagunak 2-1
Rayo Vallecano - Barcelona 1-3
Torrejón - Levante 1-1
Athletic - Oviedo Moderno 7-0 (foto)
Espanyol - T. Alcaine 7-0
Puebla - Sevilla 0-0
Real Sociedad – Sporting Huelva 2-2

Os dois primeiros classificados venceram 7-0 e continuam a luta acesa pelo primeiro lugar. O Levante atrasou-se ainda mais com o surpreendente empate frente ao Torrejón e na próxima jornada joga o tudo por tudo na recepção ao líder Athletic Bilbao.
O Coesa Sporting Huelva sem as Portuguesas Liliana Martins, Ana Rita e Rita Carneiro ao serviço da selecção foi empatar com a Real Sociedad e continua assim acima da linha de água.

Melhores Marcadoras:
23 golos: Adriana(Espanyol)
19 golos: Natália (Rayo Vallecano)
17 golos: Auxi(Sevilha)

- Umea(Suécia) – A equipa apresentou finalmente a Chinesa Ma Xiaoxu.
- China – Após a péssima prestação na Algarve Cup a federação está à procura de um treinador Europeu. No topo da lista aparece a Sueca Marika Domanski-Lyfors que levou a Suécia à final do último Mundial.
- Amigável: Inglaterra 1 Escócia 0.Veja o vídeo do jogo.
- Amigável: Inglaterra 0 Holanda 1. Veja o vídeo do jogo.

Até para a semana

Sem comentários: