1 de março de 2007

Taça de Portugal - Quartos de Final

Ontém foi dia de Taça em Portugal, e dos quatro jogos para disputar, apenas se jogaram três, tendo ficado o Sp. Braga-Varzim agendado para dia 25 de Março. Nos jogos de ontém, os resultados verificados não apresentaram nanhuma surpresa de maior. No primeiro jogo da tarde, o Belenenses deslocou-se a Trás-os-Montes para defrontar o Bragança. Foi um jogo emotivo, com o Bragança a adiantar-se no marcador ainda na primeira parte, aos 27 minutos por intermédio de Toni, na sequência de um canto. No segundo tempo, o Belenenses reagiu e chegou ao golo ao minuto 57, por Dady, na sequência de uma jogada de Candido Costa. O Bragança fraquejou então e aos 71 minutos Nivaldo estabeleceu o resultado final, após um lívre marcado por Zé Pedro. O Bragança ainda marcou um golo já nos descotos do segundo tempo, mas o árbitro anulou por fora de jogo, debaixo de um coro de protestos de toda a gente ligada ao Bragança. O jogo terminou pouco depois com o resultado em 1-2 favoravel ao Belenenses.

Em Aveiro, o Beira-Mar recebeu o Boavista, num jogo que precisou de prolongamento para se determinar o vencedor. O Beira-Mar até começou ao ataque, mas o Boavista aos poucos foi entrando na partida e teve uma excelente ocasião por Linz, mas o reamte do austriaco saiu ao lado, estavam decorridos 20 minutos de jogo. Já perto do intervalo, sería Rui Lima a dispôr de uma boa ocasião para marcar mas não o conseguiu. No segundo tempo os da casa entraram mais ofensivos, na procura do golo que vale-se a presença nas meias-finais, mas não o conseguiu, embora oportunidades não faltassem, muito por culpa da entrada do internacional sub-20 brasileiro Edgar. Este jogador dispôs da melhor oportunidade de golo do segundo tempo, mas William negou-lhe o golo. Já no prolongamento, foi necessário esperar pela segunda parte para ver os golos. Primeiro Edgar, que já tinha ameaçado, finalmente conseguiu, ao minuto 112 do prolongamento, acorrendo de cabeça a um centro de um jogador do Beira-Mar. O Boavista balnceou-se para o ataque, á procura do empate, mas o máximo que conseguiu foi sofrer outro golo, marcado por Delibasic, mas com a jogada a ser toda feita por Edgar, que fintou William e cedeu a bola ao companheiro. Assim o Beira-Mar segue para as meias finais da Taça de Portugal.

O último jogo do dia, foi o Sporting-Académica, que acabou com a vitória dos leões por 2-1, embora um pouco á tangente. A Académica apresentou-se em 3x4x3, e o Sporting aproveitou esse facto para nos primeiros dez minutos marcar os dois golos , através de Liedson. Após os golos o Sporting foi descendo o ritmo de jogo, e a Académica foi crescendo e tentando reduzir a desvantagem. Ao intervalo o descontentamento dos responsáveis academistas era tanto, que levou o presidente a chamr os jogadores de "meninos", e dizer que se fossem homens daríam a volta ao resultado. Os homens entraram no segundo tempo dispostos a isso mesmo e tiveram algumas ocasiões logo no reatamento, mas a expulsão de Vitor Vinha condicionou a exibição dos estudantes, que tiveram a melhor oportunidade ao minuto 58, com Roberto Brum a atirar um potente remate ao poste da baliza de Ricardo. O Sporting foi controlando o jogo, um pouco de forma atabalhoada, com algumas perdas de bola, mas a Académica também não mostrou força animíca para contrariar o resultado á medida que o tempo ia passando. Após várias tentativas, o golo estudante lá surgiu, por Dame N'doye, que acudiu de cabeça a um lívre marcado por Filipe Teixeira. O Sporting posiciona-se assim nas meias-finais da Taça, e tem boas chances de conquistar a competição.

Sem comentários: