9 de março de 2007

Taça UEFA - 1/8 de Final

Os oitavos-de-final da Taça UEFA, foram aziagos pora as equipas portuguesas. O Benfica, depois de estar a vencer o PSG, acabou por sair derrotado do Parque dos Príncipes. O jogo até começou bem para o Benfica, que teve uma meia hora muito boa, criando oportunidades de golo. O golo encarnado surgiu ao minuto 10, depois de uma boa incurssão de Nelson pelo seu flanco, deixando Armand para trás e centrando para a entrada de Simão, em antecipação a Mendy. O Benfica continuou a dominar a partida e dispôs de outra excelente oportunidade d egolo, através de um canto de Simão, mas Dérlei atirou ao lado. O ponto de viragem no jogo aconteceu ao minuto 30, quando Luisão se lesionou e teve que ser substituido por David Luiz. O PSG percebeu a insegurança em que se tinha tornado a defesa benfiquista, e em cinco minutos virou o jogo, primeiro por Pauleta ao minuto 35, depois de um remate cruzado, com David Luiz e Kalou a fazerem-se ao lance, e a tirarem tempo de racção a Quim, que viu a bola entrar no poste mais distante da sua baliza. Aos 40 minutos, Kalou explorou o lado direito da defesa benfiquista, passando por 3 (!) jogadres encarnados para depois servir Frau, que rematou sem hipoteses. No segundo tempo, o Benfica acertou o passo e criou oportunidades para marcar, uma das quais por David Luiz, que acorreu bem ao segundo poste, tendo sido Landreau á meias com Mendy a evitar o golo da igualdade. Até ao fim o Benfica criou mais duas oportunidades de golo, mas o resultado não se alterou. Apesar de negativo, este resultado deixa boas perspectivas para o jogo da Luz, onde bastará um golo para o Benfica se adiantar na eliminatória.

Em Braga, o Sp. de Braga teve o mesmo desfecho, mas a eliminatória ficou mais difícil de ultrapassar, para os comandados de Jorge Costa. O Tottenham foi sempre mais forte que os locais, que sem supresas, assumiu os destinos da partida. Na primeira parte, o Braga pode dar graças a Paulo Santos e ao desacerto de Berbatov, pelo nulo registado. Os bracarenses apenas conseguiram chegar á baliza de Robinson através de remates de longe de Bruno Gama, ou através de lances de contra-ataque, mas bem solucionados pela defesa londrina, sem Ricardo Rocha, uma vez que o jogador já tinha representado o Benfica nas provas da UEFA. Na segunda parte surgiram os golos para o lado dos forasteiros. Robbie Keane abriu o activo aos 57 minutos e Malbranque aumentou aos 72. Parecia estar tudo perdido, mas aos 75 minutos o árbitro assinalou uma grande penalidade duvidosa e Paulo Jorge reduziu. Minutos depois e galvanizados pelo golo, o Braga chega á igualdade, através de Zé Carlos, na sequência da marcação de um lívre. Mas já nos descontos, novamente Robbie Keane estabelecu o resultado final, diga-se de passagem, justo por tudo aquilo que o Tottenham fez. No jogo da segunda mão, em Londres, a taréfa do Sp. de Braga é muito difícil, mas não impossível.

Resto da eliminatória.

No restante dos jogos de ontém, destaque para a goleada sofrida pelo AZ Alkmaar em Newcastle por 4-2, provando assim que as equipas inglesas estão em grande nível esta temporada. O Werder Bremen tmabém merece destaque, pois venceu no sempre difícil terreno do Celta de Vigo, por 0-1, ainda para mais com um golo de Hugo Almeida que nem foi títular, tendo jogado apenas os últimos 25 minutos, mas muito a tempo de dar a vitória aos germânicos. O Sevilha pode ter comprometido a passagem aos quartos de final depois de ter permitido ao Shakhtar Donetsk, sair com um empate do Sanchez Pizjuan. O Sevilha esteve em vantagém depois de um golo de Marti ao 8 minutos, após marcação de uma grande penalidade. O Shakhtar daría a volta ao marcador, após um golo de Matuzalem, também de grande penalidade, ao minuto 60, depois de Hubschman ter empatado ainda na primeira parte. Como não há duas sem três, o Sevilha chegou á igualdade, já perto do fim, novamente na marcação de uma grande penalidade apontada por Maresca, ao minuto 88. A deslocação á Ucrânia não se afigura nada fácil, para os comandados de Juande Ramos.

Quadro completo de resultados:

Lens 2-1 Bayer Leverkusen
Maccabi Haifa 0-0 Espanhol
Newcastle 4-2 AZ Alkmaar
Celta de Vigo 0-1 Werder Bremen
PSG 2-1 SL Benfica
Sevilha 2-2 Shakhtar Donetsk
Rangers 1-1 Osasuna
Sp. de Braga 2-3 Tottenham


Os jogos da segunda mão disputam-se a 14 e 15 de Março.

Sem comentários: