5 de agosto de 2011

Entrevista Com: Israel Dionísio (ex-Treinador do Candal)

O convidado desta semana do 'Entrevista Com' é Israel Dionísio, que até bem pouco tempo era treinador do Candal. Um convite para trabalhar na formação do FC Porto, o seu clube do coração, fez com que se mudasse de armas e bagagens para o Dragão, com o fundamento de expandir os seus horizontes enquanto treinador. Ao longo desta entrevista, o jovem técnico aborda o tempo que passou à frente do Candal e os seus desejos para o futuro da sua carreira. A não perder, em mais um exclusivo do 'A Bola é Redonda'.


 
A Bola é Redonda (ABR) - Antes de abordar o teu novo projecto, gostava que me falasses um pouco sobre a experiência que tiveste no final da época anterior, com a equipa sénior do Candal. Como surgiu a possibilidade de treinares a equipa?

Israel Dionísio (ID) - Já era quase uma promessa de alguns elementos que queriam ficar à frente do clube. O namoro começou quando eles decidiram candidatar-se e o convite foi feito de início para a equipa júnior. Depois, com o decorrer da situação, acabou por ser feito para os seniores, porque a equipa não estava a atravessar 1 bom momento.


ABR - Foram quatro jogos intensos, onde conseguiste somar duas vitórias e um empate, mas não chegou para garantir manutenção. O que faltou à equipa para isso acontecer?

ID - Aceitei o convite porque, uma equipa que na primeira fase tinha andado muitas jornadas em primeiro classificado, tinha de ter alguma qualidade. Mas quando entrei no balneário, deparei-me com uma equipa morta, sem motivação, jogadores cabisbaixos. Senti desde esse minuto que iria ser difícil, mas ao mesmo tempo estava motivado por essa mesma dificuldade, mas não conseguimos. Nos momentos mais importantes em dois jogos, não conseguimos ganhar porque falhamos duas grandes penalidades, erros imperdoáveis no futebol. Depois, os jogadores nunca acreditaram na nova direcção, talvez por estarem muito tempo abandonados, sem rumo. No fundo, o clube não atravessava um bom momento directivo. Era um feito quase impossível, ganhar quatro jogos e ainda assim depender de terceiros, mas isso, para mim, foi uma grande motivação.


ABR - Para ti foi decepcionante não conseguir manter a equipa na 3ª Divisão ou achas que fizeste tudo o que estava ao teu alcance para o conseguir?

ID - Não penso assim. Tinha uma missão impossível nas minhas mãos e só com vários factores a correrem na perfeição, é que iria conseguir - lembro que na segunda fase a equipa ainda não tinha uma única vitória - dependendo sempre do factor sorte de que tanto falam os treinadores.
Eu e a minha equipa técnica demos o máximo, mas não foi possível. Considero que foi uma prestação muito positiva, já que a equipa tinha conseguido dois pontos em seis jogos e eu fiz sete em quatro, com os adversários teoricamente mais fortes. A única decepção é não ter chegado mais cedo á equipa. Se calhar neste momento o Candal estava na 3ª Divisão.


ABR - Entrando agora na nova temporada, foi anunciada a tua continuidade na equipa, mas isso vai acabar por não acontecer. Queres explicar os motivos que te levam a deixar a equipa gaiense?

ID - Há coisas na vida que acontecem quando menos esperamos e este convite acabou por coincidir com o inicio da época. Não posso sequer por na balança, sem desprestigiar o Candal que é um grande clube, representar o melhor clube do mundo que é o FC Porto. É o sonho de qualquer treinador, logo, eu não fujo à regra e sendo eu apaixonado pelo FC Porto desde que nasci e adepto ultra que sou, junta-se o útil ao agradável. O convite de trabalhar na formação do FC Porto é irrecusável!


ABR - Tendo em conta que falta pouco mais de um mês para o arranque do campeonato, como foi recebida essa decisão pela direcção candalense?

ID - Acredito que possam ter ficado chateados, mas não magoados, porque sempre houve muita cumplicidade e lealdade de ambas as partes, em todas as decisões a tomar no futebol sénior.


ABR - Como surgiu a possibilidade de integrares a estrutura da formação do FC Porto?

ID - As coisas foram acontecendo naturalmente. Com o meu conhecimento, alguma experiência em Campeonatos Nacionais A e a minha formação como treinador - tenho o 3º nível - o convite apareceu.


ABR - Que expectativas tens para esta nova experiencia na tua carreira como treinador de futebol?

ID - Primeiro, só quero é começar o mais rápido possível e aprender com os melhores, com muita dedicação e humildade. Espero receber mais conhecimentos para poder, um dia, pô-los em prática. Neste clube só há lugar para os melhores, logo eu não fujo à regra. Quero ser melhor treinador.


ABR - Sendo que trabalhaste maioritariamente com camadas jovens, como vês o estado da formação em Portugal?

ID - Penso que a formação em Portugal não está mal, mas mudava algumas coisas, Como a implantação do futebol de 7 nos escalões mais novos, o limite de estrangeiros e a implantação de uma liga sub-21, para os jogadores jovens, aquando da idade sénior, estarem mais preparados para a mudança.


ABR - Na tua opinião, porque é que o FC Porto não aproveita mais jogadores da formação, ao contrário do Sporting?

ID - Isso é um tema interessante. O FC Porto forma, mas de maneira diferente. Vai ao encontro do que eu falei há pouco. Os jovens do FC Porto passam por equipas de dimensões diferentes na Liga Portuguesa, logo o clube forma. Depois disso, só podem ou não integrar o plantel sénior. O Sporting não faz isso, logo reflecte-se nos resultados: O FC Porto ganha títulos Nacionais e Europeus e o Sporting não.


ABR - Que tipo de ambições tens para a tua carreira como treinador?

ID - Chegar o mais longe possivel. Sei que há um longo caminho mas vou tentar. Vamos ver até onde posso ir, sempre com os pés bem assentes no chão. Não vamos queimar etapas, apenas as deixar as coisas acontecer naturalmente.


ABR - Para terminar, queria que deixasses uma mensagem para os adeptos do Candal, bem como para os leitores do blog.

ID - Para os adeptos do Candal, desejo que festejem muitos títulos e que se unam em prol do clube. À direcção, agradecer ao Vasco Oliveira e ao Rui Pinto publicamente a aposta que fizeram em mim. Agradecer também ao Ismael Martins, que foi a pessoa que me ajudou a começar esta pequena carreira de treinador e desejar-lhes as maiores felicidades. Que cumpram os objectivos e ponham o clube nos nacionais em todos os escalões, que era muito bom para a cidade e para o clube, que para mim será sempre a bandeira desta cidade.
Para os leitores nunca percam a esperança de realizar os vossos sonhos, corram sempre atrás deles por mais difícil que seja o caminho. Para o blog quero agradecer e felicitar o trabalho que tem em divulgar tanta dedicação de atletas, treinadores directores e todos aqueles ligados ao futebol amador. Abraço e obrigado.

8 comentários:

Anónimo disse...

lol formacao do porto so se for das claques.....

Anónimo disse...

Um dos melhores treinadores que ja tive! E quem falar mal é pela inveja e porque se esconde atras de um nome anonimo! E como portugueses de merda que alguns sao, gostam de rotular as pessoas, é tipico! Abraço mister e força nesta nova etapa

Anónimo disse...

Como é possível fulanos que não têm nada a haver com formação ou contacto com jovens irem treinar camadas jovens do Porto? O Macaco arranjou-te um bom tacho!

Anónimo disse...

É possivel quando alguém tem um nivel 3 UEFA-PRO e deu provas a nivel da formação (no candal) da sua qualidade, os resultados falam por si! Parabens Bimbas

RPM disse...

Parabéns Israel !!! Abraço de um teu Amigo Portista e Candalense !!!
Quanto aos stº antónios que falam e
escrevem sem conhecimento de factos
enfim ...

Felicidades (a todos !!!)

JFD disse...

Pena é que os anónimos sejam realmente pouco conhecedores do que comentam, além de ter nivel 3 de treinador, o seu trabalho tem sido sempre com camadas jovens. Parabéns Mister e muito sucesso dentro o FCP!!

Anónimo disse...

qualqure borrado com a 4ª quelasse tira qulquer nivel de treinador em Portuga.... por isso este País é do terceiro mundo.

JFD disse...

é com borrados que escrevem "4ªquelasse" que Portugal vai para a frente...

é 4ª classe que se escreve ó tono!!

e já agora Portugal não é de terceiro mundo por causa do futebol, mas sim de bestas como tu que vêm para aqui descarregar as frustações de nada conseguirem na vida!!