1 de setembro de 2025

ALEXANDRE RIBEIRO APURA KPV KOKKOLA PARA A FASE SUBIDA À YKKOSLIIGA


Alexandre Ribeiro
A vitória caseira, ao início da tarde do último sábado, 30 de agosto, sobre o Inter Turku 2, garantiu ao KPV Kokkola, clube finlandês treinado pelo português Alexandre Ribeiro, marcar presença na Fase de 0ubida à Ykkosliiga, o segundo escalão competitivo na Finlândia.

Num campeonato extremamente equilibrado, o KPV conseguiu terminar no terceiro lugar da tabela classificativa, com 34 pontos, a cinco do líder, o Mikkeli, e com os mesmos pontos do segundo classificado, o OLS Oulu. "Foi uma primeira fase muito difícil e competitiva, mas também equilibrada. O clube passou por algumas mudanças que não ajudaram em alguns momentos da temporada, mas o grupo soube focar-se, e felizmente, conseguimos o apuramento", explicou o técnico, ao nosso blog.

Este último jogo do campeonato foi electrizante. Ao KPV bastava um empate para garantir um lugar entre os seis primeiros, mas o Inter Turku 2, que ainda tinha aspirações em seguir em frente, tinha que vencer. Nesse caso, para ainda manter um lugar entre os seis primeiros, o Keski-Uusimaa, não podia vencer o Jazz Pori. Depois de uma primeira parte que terminou empatada a zero, o segundo tempo começou com o golo dos visitantes, aos 56', através de Voca. Apesar do resultado no jogo entre o Keski-Uusima e o Jazz Pori lhe ser favorável - o Jazz Pori já vencia por 0-4 nesta fase - o KPV não desistiu da vitória. Aos 90' chegou o golo do empate, apontado por Friberg e a reviravolta chegou aos 90+5', com o golo de Moilanen.

"Fomos a melhor equipa do campeonato, a jogar em casa", diz o técnico. "Nesta divisão existem vários projetos de subida, o que nos deixa ainda mais satisfeitos por estar nesta fase", realça Alexandre Ribeiro, que não assume essa candidatura. "Neste momento não pensamos em lutar pela subida, mas sim, em lutar para fazer o máximo de pontos possíveis. Todos os que estão nos seis primeiros, podem subir", sublinha, reforçando que a sua equipa pretende ser competitiva. "Não somos favoritos, nem somos dos clubes que mais investiram. Contudo, queremos ser competitivos e fazer o máximo de pontos possivel", referiu o treinador.

Ao longo do campeonato o KPV oscilou em termos exibicionais, sendo que a reta final desta primeira fase do campeonato, correu de feição, com o clube a somar cinco vitórias nos últimos sete jogos. Na Taça da Finlândia, o clube alcançou os oitavos de final, razão pela qual essa oscilação de resultados existiu. "Não foi fácil gerir as duas provas, mas com uma elevada atitude competitiva por parte dos jogadores, e com muito trabalho, conseguimos os nossos objetivos", concluiu Alexandre Ribeiro.

A segunda fase do campeonato deverá começar em meados de setembro.