5 de setembro de 2025

APARECIDA FC E NOGUEIRENSE DISCUTEM O PRIMEIRO TROFÉU DA TEMPORADA

Aparecida FC venceu os últimos três jogos ao Nogueirense

É já este sábado, 6 de setembro, que se disputa a Supertaça AF Porto, partida que colocará frente a frente o Aparecida, primeiro campeão da Hyundai Liga Pro e vencedor da Taça AF Porto, e o Nogueirense, que foi o finalista vencido da taça a época passada. A partida vai ser disputada no Estádio das Laranjeiras, em Paredes, a partir das 14h, e terá transmissão em direto, através do Canal 11. 

José Oliveira
O blog falou com os treinadores das duas equipas, que perspetivam, acima de tudo, um grande jogo de futebol. José Oliveira, treinador do Aparecida FC, começa por deixar vários elogios à AF Porto, por retomar esta competição, depois de ter tido uma edição em 2016, ganha pelo Barrosas. "Isto é mais uma prova do bom trabalho que tenho elogiado, feito pela direção da AF Porto. Este é um troféu de prestígio, onde estão as equipas que estiveram nas decisões das competições da associação. No caso, o Aparecida FC é o vencedor tanto do campeonato como da Taça, mas o Nogueirense foi um digno vencido da Taça AF Porto, onde fez um percurso espectacular", assinala o técnico. "É um troféu importante para nós, porque caso o consigamos vencer, seremos o primeiro clube a ter os três troféus da AF Porto, em disputa", sublinhou ainda José Oliveira. 
Do outro lado, João Ferreira, treinador do Nogueirense e que regressa aos bancos depois de algumas épocas sem treinar, acredita que a sua equipa estará à altura do desafio, apesar da diferença de ritmos competitivos. "Estamos a disputar este troféu, depois de várias pessoas terem dado o seu contributo ao clube, na época passada. Acreditamos que aquilo que temos trabalhado ao longo desta pré-época estará à altura daquilo que o clube necessita para vencer o jogo, sabendo que vamos defrontar um clube que está em competição há mais tempo que nós, que vai para o seu quinto jogo oficial, ao passo que nós vamos disputar o primeiro", atesta João Ferreira, facto que José Oliveira concorda em ser diferenciador, mas não determinante. "É uma vantagem. Não podemos fugir disso. Mas muitas vezes a fome de vencer ganha ao talento. Estamos preparados para o jogo, mas o que conta é o que acontece dentro do campo. Temos essa vantagem e temos que nos fazer valer dela, mas da última vez que este trofeu se disputou, o Barrosas, que era da Divisão d'Elite, derrotou o Aliança de Gandra, que era do Campeonato de Portugal", relembrou o técnico dos aparecidenses.
João Ferreira
O treinador do Nogueirense acredita que, com maior ou menor dificuldade, a sua equipa vai conseguir o triunfo, apesar do histórico de jogos frente ao Aparecida FC, lhe ser desfavorável. "Vamos tentar fazer diferente, apesar de sabermos das diferenças que separam as duas equipas. Vamos tentar usar as nossas forças para conseguir levar a melhor, sabendo que pela frente teremos uma equipa que tem jogadores que já jogam juntos à muito tempo, bem como um treinador competente e vencedor. Não vamos entrar derrotados pelas estatísticas", afirmou João Ferreira, que sente uma motivação extra, por este seu regresso aos bancos. "Gosto de treinar, e gosto de treinar este grupo, pois é especial e fácil de treinar. É um prazer voltar à competição, e logo num jogo que define um título. Não havia melhor contexto para começar uma temporada que queremos que seja bem sucedida", concluiu o treinador do Nogueirense
Por seu lado, José Oliveira regressa a um palco onde curiosamente perdeu uma final, no caso da Taça AF Porto na época 2022/23, ao serviço do Vila Caiz em partida frente ao FC Foz, decidida nas grandes penalidades. "Não posso ligar a isso. Nesse caos foi um dia diferente, porque deu para perceber os diferentes estados de espírito, uma vez que na época anterior aquela equipa - Vila Caiz - tinha vencido a Taça AF Porto. Há sempre aquela 'nuvenzinha', mas não afeta e não é motivo de desconfiança. Espero que seja um dia espectacular", concluiu o treinador do Aparecida FC.

As duas equipas já têm um histórico de confrontos considerável, mas que neste momento, é favorável à equipa do concelho de Lousada, o Aparecida FC, que em nove partidas já disputadas, soma seis vitórias, contra duas dos maiatos, registando um empate, logo na primeira vez em que se defrontaram, na temporada 2016/17, ainda na Divisão de Honra, partida que terminou empatada a duas bolas. 
Das três vezes que Aparecida e Nogueirense jogaram a época passada - duas para o campeonato, e uma para a final da Taça AF Porto - o Aparecida venceu sempre.

Sem comentários: