24 de agosto de 2006

O balanço da pré-época dos três grandes (3)

Sporting CP

Dos três grandes, o Sporting foi aquele que iniciou os preparativos para a nova época mais tarde. No dia 14 de Julho, toda a comitiva leonina reunia-se em Alvalade, para os habituais testes médicos de início de temporada. O estágio dos leões decorreu calmamente na Academia, e o primeiro jogo de preparação, contra o Real SC, saldou-se numa vitória por 6-1, a primeira e única goleada da pré temporada leonina.
Em termos de reforços, o plantel do Sporting sofreu muito poucas entrada, e aqueles que têm o privilégio de fazer parte do plantel, foram cirurgicamente contratados. Paredes, Farnerud e Carlos Bueno, são caras novas no plantel, oriundos de outros clubes. Até agora, Paredes, é o único destas três contratações que tem lugar garantido no onze de Paulo Bento, acrescentando experiência e qualidade a um meio campo jovem e talentoso como é o meio campo leonino. Farnerud será uma boa opção para o decorrer das partidas e Bueno também será uma boa opção para o ataque, no entanto, não deverá ser o titular, ficando o seu lugar ao lado de Liedson, ocupado por Yannick Djaló, uma das revelações desta pré temporada. E é mesmo em termos de formação que o Sporting apostou esta temporada. Submetidos a um rigoroso valor orçamental, já a algumas temporadas, o Sporting tem feito do viveiro de Alvalade, a sua principal fonte de abastecimento de jogadores. Só nesta temporada irão estar dois jogadores provenientes dos juniores leoninos, são eles o guarda-redes Rui Patrício e o lateral esquerdo Ronny, aos quais se juntam alguns jogadores que estavam a rodar noutros clubes, casos de Yannick Djaló e Miguel Veloso. No total, o plantel do Sporting terá incluído dez atletas formados nas escolas leoninas: Rui Patrício, Marco Caneira, Miguel Garcia Miguel Veloso e Ronny, Custódio, Carlos Martins, João Moutinho e Nani, e por ultimo, Yannick Djaló. Com estes números os dirigentes leoninos podem-se congratular com a excelente escola de formação que possuem e ainda com os excelentes jogadores que já produziram, casos de Luís Figo, Cristiano Ronaldo, Simão ou Quaresma, que agora espalham o seu perfume noutras paragens.

Quanto a pré temporada propriamente dita, terá sido a melhor pré-época leonina dos últimos tempos e sem duvida a melhor dos três grandes. O Sporting realizou 7 jogos de preparação e alcançou 5 vitórias e dois empates, tendo totalizado em golos 18 marcados e apenas 4 sofridos. Este score, torna-se mais evidente depois de vermos os adversários do Sporting: Benfica, Dep. Corunha, Sevilha, que é o detentor da Taça UEFA, e o Inter de Milão na apresentação. Mais acessíveis foram o Real SC e o Rec. Huelva.
O Sporting baseou a sua pré-época em dois torneios que venceu com clareza. Foram eles o Internacional do Guadiana, onde defrontou e venceu o Benfica e Corunha, por 3-0 e 1-0, respectivamente. O jogo com os encarnados, foi o primeiro teste a doer para o Sporting, até porque o Benfica já vinha com mais 24 dias de preparação. Mas nem por isso os leões se inibiram e aplicaram chapa 3, com Djaló em grande destaque ao apontar dois golos ao rival da 2ª Circular. O jogo com o Corunha foi o de consagração, e Sporting bateu os espanhóis por 1-0. Uma das melhores partidas dos leões foi em Braga, na apresentação do Sp. de Braga. O jogo terminou com o empate a uma bola, mas deixou excelentes impressões para aquilo que pode ser o campeonato leonino. Raça e vontade dos mais novos, aliados ao engenho e talento dos mais antigos, fizeram uma mistura quase explosiva, não fosse o pouco tempo de trabalho que o Sporting tinha. Mais tarde no Torneo Colombino, mais duas vitórias e mais um troféu. A vitória sobre o Sevilha foi a mais importante, tanto que os espanhóis são os detentores da Taça UEFA, conquistada frente ao Middlesbrough. O jogo com o Huelva, foi para cumprir calendário, mas nem por isso deixaram os seus créditos por mãos alheias e aplicaram mais 3 golos sem resposta.

Neste momento, Paulo Bento irá ter inúmeras dores de cabeça para constituir o onze base do Sporting para o campeonato, principalmente no miolo do terreno, pois é o sector mais bem fornecido e aquele que mais qualidade detém. Custodio, Paredes, João Alves, Carlos Martins, Farnerud, Tello, Nani, João Moutinho e Romagnoli, lutarão por um lugar no onze, e apenas 4 destes formarão o onze inicial. Paulo Bento poderá ter dado algumas indicações de qual será o onze que iniciará a época, no jogo de apresentação na passada 2ª Feira, frente ao Inter de Milão. Nesse jogo alinharam Ricardo na baliza, Miguel Garcia, Tonel e Caneira, Custódio, Paredes, Carlos Martins e João Moutinho, Liedson e Bueno.
Em termos de plantel, o Sporting terá o melhor, em termos de soluções para todas as posições. Mas nem por isso parte como principal favorito à conquista do título, e terá que medir forças com o FC Porto e o Benfica, e também com os demais concorrentes. Um dos pontos a favor de Paulo Bento é a juventude do plantel, o que se traduz em mais vontade mas que nem sempre acaba por ser bom, pois apesar de ser um plantel jovem não tem muita experiência em termos internacionais, o que pode condicionar uma boa prestação na Liga dos Campeões, apesar de no plantel estarem jogadores que estão habituados a estas andanças, casos de Ricardo, Paredes e Farnerud. No entanto, para consumo interno, parece-me um plantel bastante capaz para bater o pé aos Campeões Nacionais, e com isso lutarem até ao fim pela conquista do título, que foge de Alvalade a algumas épocas.

O positivo da pré-época

São vários os factores positivos da pré temporada leonina. Desde logo a manutenção da estrutura da época passada, com Paulo Bento ao leme. É muito importante que Paulo Bento comece a época, pois assim pode moldar o plantel aos seus ideais. É positivo também o facto de não ter saído nenhum jogador da espinha dorsal leonina e ainda a manutenção de Caneira no plantel, pois ele é um jogador polivalente, tanto actua a lateral como a central, mas é a nível de estabilidade defensiva e de uma boa incorporação nos movimentos atacantes, que o jogador se distingue. Não podia deixar de ser referenciado como positivo o facto do Sporting apostar na cantera, em vez de partir para o mercado e comprar soluções duvidosas ao desbarato. Jogadores como Miguel Veloso, Ronny ou Yannick, demonstraram ser excelentes alternativas aos principais candidatos à sua posição, o que pode deixar os responsáveis leoninos descansados e com a certeza de que num futuro próximo, irão ser bastante rentáveis, tanto a nível desportivo como financeiro.

O negativo da pré-época

Não há praticamente nada a apontar como factor negativo. Houve apenas um caso que marcou o início dos trabalhos leoninos, devido a rábula Moisés. Este jogador chegou ao Sporting para ocupar uma posição no eixo da defesa, mas depois de alguns dias ao serviço dos leões, acabaria por ser dispensado, devido a um castigo aplicado pela FIFA ao jogador, por este ter alegadamente rescindido um contrato com um clube russo à dois anos atrás, aparentemente sem justa causa. Esse castigo iria impedir o jogador de actuar pelo Sporting durante 4 meses, e os dirigentes alegaram má fé do atleta em não lhes ter contado que estava com esse problema, apresentando então uma rescisão com justa causa.
Outro ponto negativo, poderá ser o facto de o plantel leonino ter ausência de extremos, o que limitará o Paulo Bento a usar o 4x4x2, não podendo jogar pelas alas. Carlos Martins e Nani, poderão ocupar essa posição, mas serão sempre opções de recurso sem garantias de sucesso.

Sem comentários: