23 de fevereiro de 2007

Taça UEFA - 16avos de Final

Os 16avos de final da Taça Uefa, correram bem ás equipas portuguêsas, e a Portugal também, pois mercê das duas vitórias de ontem, aliadas ao empate do FC Porto na vespera, Portugal quase cosegue garantir o 6º lugar, tendo mesmo subido para 5º no ranking da UEFA, o mesmo que dizer, que continuaremos a ter duas equipas na Champions League.
Quanto aos jogos, o Benfica deslocou-se á Roménia, onde nunca perdeu, para defrontar o Dín. Bucarest. Os encarnados traziam uma vantagem de um golo da primeira mão, e entraram um pouco descontraídos de mais. O Dínamo, conseguiu, á passagem dos 20 minutos marcar um golo, após uma desatenção da defesa benfiquista, e Niculescu apontou o golo que fêz os adeptos do dínamo sonhar. O Benfica tentou até ao intervalo empatar a partida, mas Lobont, começou a brilhar novamente, primeiro inviabilizando uma tentativa de chapeu de simão, e depois negando o golo a Katsouranis e Derlei. No segundo tempo, o Benfica marcou logo nos primeiros minutos, de Canto, com Anderson a aparecer bem ao primeiro poste. Katsouranis consumou a reviravolta á passagem da meia hora do segundo tempo, também de canto e também ao primeiro poste, com os romenos a verem jogar. O resultado é justo, no conjunto das duas mãos, pois o Benfica foi súperior em ambos os jogos. O Dínamo deu uma boa réplica e demonstrou que se tivesse mais competição nas pernas, sería mais difícil batê-los. Esta foi a primeira derrota do Dínamo em casa, em jogos oficíais: Não perde nem para o campeonato, nem para a Taça UEFA, desde Maio último.
O Sp. de Braga, visitou e voltou a bater o Parma por 0-1, com o golo a surgir já nos minutos finais, através de Diego Costa, em antecipação a um defesa parmesão. O jogo marcou a estreia de Jorge Costa como treinador príncipal, depois da demissão de Rogério Gonçalves, e o Braga fêz um jogo agradável, gerindo bem a vantagem conseguida no Municipal. O golo surge numa altura em que o Braga, até jogava com dez, depois da expulsão de Frechaut, aos 76 minutos, por acumulação de amarelos. O Parma é neste momento uma pálida imagem da grande equipa que foi na década de 90, altura em que chegou a vencer uma Taça das Taças, tendo eliminado o Benfica nas meias finais. Neste momento luta arduamente para não descer de divisão.
Num dos jogos que se esperava mais equilibrado, o Werder Bremen conseguiu levar de vencida o Ajax, com um golo importantissímo de Hugo Almeida. Na primeira mão, o Bremen conseguiu uma vitória confortável no Weserstadion, por 3-0, o que lhe deixava antever uma segunda mão tranquila em Amsterdão. Puro engano, pois Leonardo abriu o marcador para o Ajax logo aos 4 minutos de jogo, mas Hugo Almeida restabeleceu a igualdade aos 14 minutos do primeiro tempo. esse golo revelou-se fundamental, pois na segunda parte, Huntelaar e Babel fizeram os golos que chegaram a assustar os alemães. O resultado final foi de 3-1 para os holandeses.
A surpresa maior aconteceu em Haifa, onde o Maccabi local eliminou o vencedor do trofeu em 2005, o CSKA de Moscovo. Depois do nulo verificado na Rússia, os comandados de Gazzaev, não conseguiram levar a melhor sobre os israelitas e acabaram por perder por 1-0, com o golo a ser apontado por Colautti aos 13 minutos de jogo.
O Sevilha, detentor do trofeu, deu uma ajuda a Portugal, em termos de ranking, vencendo e eliminando os romenos do Steaua de Bucarest, vencendo novamente no Sanchez Pizjuan, por 1-0, com o golo a ser apontado por Kerzhakov, nos descontos do primeiro tempo.

Aqui fica o quadro completo dos resultados dos jogos de ontem:

Leverkusen-Blackburn 0-0 (3-2)
H. Tel-Aviv-Rangers 2-1 (0-4)
Livorno-Espanyol 1-2 (0-2)
Fenerbahçe-AZ 3-3 (2-2)
Bremen-Ajax 3-0 (1-3)
CSKA Moskva-M. Haifa 0-0 (0-1)
AEK-PSG 0-2 (0-2)
Benfica-Dínamo Bucurest 1-0 (2-1)
Shakhtar-Nancy 1-1 (1-0)
Bordeaux-Osasuna (ap) 0-0 (0-1)
Steaua-Sevilla 0-2 (0-1)
Spartak Moskva-Celta 1-1 (1-2)
Zulte Waregem-Newcastle 1-3 (0-1)
Braga-Parma 1-0 (1-0)
Lens-Panathinaikos 3-1 (0-0)

A negrito os apurados
Entre parentesis os resultados da 2ª mão
Á esquerda, os clubes anfitriões na 1º mão

Os encontros dos Oitavos-de-Final são os seguintes.

Newcastle-AZ Alkmaar
Maccabi Haifa-Espanyol
Rangers-Osasuna
Sp. Braga-Tottenham
Sevilha-Shakthar
Lens-Leverkusen
PSG-Benfica
Celta de Vigo-Werder Bremen

Os jogos realizam-se a 8 de Março (1ª mão) e 14/15 de Março (2º mão)

Sem comentários: