18 de novembro de 2010

Grijó e Arcozelo partem para o dérbi com o pensamento na vitória


Grijó e Arcozelo medem forças no próximo domingo, no Complexo Desportivo de Grijó. Será um jogo interessante de seguir, pois para além de serem duas equipas com objectivos diferentes para esta época, certamente que terá todos os ingredientes necessários para um bom espectáculo de futebol. Do lado do Grijó, há vários atletas que ainda na época anterior representaram o Arcozelo, casos de Chaves, César I, César II, Marco e Bruno Faria, para além de Maté, que fez toda a sua formação na equipa arcozelense, jogando inclusive nos seniores, mas chegou ao Grijó, depois de ter estado meia época no Oliveira do Douro treinado por Fernando Matos.
Quanto à equipa do Arcozelo, os jogadores que compõem o plantel sénior desta época provêem basicamente dos escalões de formação do clube, sendo que 11 transitaram dos juniores para os seniores. São poucos aqueles que transitaram de uma época para a outra, tudo devido à crise que se instalou no clube. Isso fez com que esta equipa tenha o orçamento mais baixo da Divisão de Honra e tenha obrigado os seus responsáveis a recorrer então às camadas jovens, o que faz com que a média de idades da equipa não seja superior a 21 anos.
Na última época o Grijó venceu o Arcozelo por duas bolas a uma, em jogo realizado no Estádio Jorge Sampaio, mas em 2008/09 os comandados de Óscar Nogueira acabaram derrotados por uma bola a zero, bem como na época de 2006/07 em que o Arcozelo venceu por 1-2 e o Grijó acabou por descer de divisão. No entanto, para o técnico grijoense este será "um jogo de emoções fortes que temos de controlar rapidamente e partir para um jogo positivo e ganhar, sabendo que o nosso adversário vem evoluindo de qualidade de jornada para jornada e que só com muito respeito e querer é que podemos os ultrapassar".
Já Miguel Moreira, disse ao 'A Bola é Redonda' que "vai ser um jogo muito difícil, uma vez que é um derbi, com toda a rivalidade que isso implica, até por terem no seu plantel vários jogadores que ainda na época passada estavam em Arcozelo e ainda por cima contra uma equipa organizada e bem orientada, que se assumiu claramente como candidata à subida de divisão". O técnico estabelece algumas diferenças entre as duas equipas, dando por completo o favoritismo ao seu adversário: "Sabemos que é uma equipa com muitos apoios e que por isso tem um orçamento muitas vezes superior ao nosso e que fruto disso tem nas suas fileiras jogadores muito experientes e com muita qualidade, que nós não poderíamos contratar actualmente, e como tal, sabemos que vamos ter uma missão muito difícil em mãos neste jogo e que por isso tudo, jogando contra uma equipa jovem, ainda em formação e que pretende apenas a manutenção, o Grijó é claramente favorito".
Apesar de tudo isto, o técnico não deita a toalha ao chão e promete luta e mostra vontade em somar os três pontos em jogo: "Apesar de respeitarmos o nosso adversário, vamos como habitualmente, através da nossa organização colectiva, tentar combater as suas individualidades e tentar que eles não consigam como de costume explorar a velocidade dos seus avançados nem sejam tão fortes nas bolas paradas como habitualmente. Se o conseguirmos fazer e quando tivermos a posse da bola, conseguirmos por em prática o nosso jogo e deixarmos que os nossos jogadores também mostrem a excelente qualidade que têm, poderemos ter boas hipóteses de discutir a partida e trazer um resultado positivo", concluiu o treinador.
Neste momento, o Grijó ocupa a terceira posição na classificação geral, com 20 pontos, menos dez que o líder Infesta, enquanto que o Arcozelo deixou a última posição saltando para o 15º posto, com oito pontos. O jogo é no Complexo Desportivo de Grijó e tem início marcado para as 15 horas.

Sem comentários: