17 de outubro de 2013

Gulpilhares e Valadares de costas voltadas


O verniz estalou no jogo do passado dia 6 de Outubro que colocou frente-a-frente Gulpilhares e Valadares, duas das equipas que mais prometem este ano na Divisão de Honra da AF Porto. O resultado final nesse jogo foi um empate a um golo, mas o final do encontro não foi nada pacífico, com a direcção do Valadares a emitir um comunicado onde deu conta do corte de relações entre os dois clubes, enquanto Rui Silva, actual presidente do Gulpilhares, se mantiver em funções. No mesmo comunicado, emitido logo após o final desse jogo, a Direcção do Valadares, presidida por José Manuel Soares deu conta dos motivos que levaram ao corte de relações: "Neste domingo, dia 06 de Outubro, durante o inicio, o intervalo e o final do jogo, fomos enxovalhados e ofendidos pelo Presidente do Gulpilhares, tendo o mesmo proferido algumas afirmações tipo “……devería ser feito um muro á volta de Valadares para não sairmos de lá…..”, “…. que deveríamos ser todos enterrados…”, fora outras afirmações em que os valores com que nos educaram impede-nos que se escreva. Ofenderam-nos enquanto Clube e ofenderam-nos enquanto Valadarenses, mas não vamos generalizar a situação em si, pois ela resume-se a uma pessoa. Sabemos a educação que o Sr. Presidente do Gulpilhares tem, mas, contrariamente não fomos educados em varas de porcos, não percebemos esta linguagem, como tal, não existem condições possíveis para mantermos diálogo, com quem não sabe dialogar, com quem não é educado e que faz do futebol “uma vara de porcos”", podia ler-se. O Gulpilhares, na sua página no Facebook, reagiu e desmentiu que o Valadares tenha sido mal recebido, acusando o presidente do Valadares de ter insultado primeiro Rui Silva.
Ainda na mesma semana, o Valadares deu conta de uma carta enviada à Direcção do clube, com um pedido de desculpas por parte do Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Gulpilhares, José Alves: "Apraz-me registar a coragem, a sensatez, a educação e lisura do Presidente da Assembleia Geral do Gulpilhares face aos últimos acontecimentos, ocorridos no passado domingo, numa carta recebida ontem no nosso Clube", diz a direcção do Valadares, na sua página oficial no Facebook.
Nessa mesma carta, José Alves endereça um pedido de desculpas em nome da Assembleia Geral do clube, de uma forma muito curiosa: "Como Presidente da Assembleia Geral peço desculpa em nome dos associados da instituição que represento, e peço também que não se levem a peito as palavras desta pessoa que se diz e é de facto presidente deste clube", pode ler-se.
Apesar deste pedido de desculpas, a direcção do Valadares mantém ainda o corte de relações desportivas com o Gulpilhares enquanto Rui Silva não se retratar publicamente, salvaguardando ainda que irão receber todos os escalões do Gulpilhares que se deslocarem ao Complexo de Valadares da mesma forma que recebem todos os clubes, bem: "...Receberemos o Gulpilhares em que escalão for, da mesma maneira que recebemos todas as outras equipas até aqui, bem, não existe outra forma.
Não provocaremos ninguém, nem ofenderemos ninguém, mas não admitiremos que nos provoquem e ofendam, não pretendemos ter qualquer tipo de "relação institucional desportiva" enquanto o Sr.Presidente da Direcção do Gulpilhares se mantiver á frente da Direcção do Clube, enquanto o mesmo não se retratar por ter ofendido todos os Valadarenses em geral, com as afirmações caluniosas que proferiu".
A polémica está para durar entre os dois clubes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu é que sou o presidente da Junta...