17 de janeiro de 2014

Milton Ribeiro deixou o Gondim

Milton Ribeiro aguarda por um contacto para regressar ao activo
Milton Ribeiro, técnico que estava ao serviço do Gondim, deixou o comando técnico da equipa após a derrota frente ao Lavrense em partida disputada no passado mês de Dezembro. 
A formação maiata até começou bem o campeonato, com três vitórias nas primeiras três jornadas, mas depois entrou numa crise de resultados onde somou 11 partidas consecutivas sem conhecer o sabor da vitória, levando a equipa do topo da tabela classificativa da Divisão de Honra para os lugares perigosos e perto da zona de despromoção, onde ainda se encontra. Américo Soares foi o técnico escolhido para substituir o homem que pegou na equipa ainda na 2ª Distrital, em Junho de 2012 mas que acabou promovido administrativamente à 1ª Divisão. Depois de uma época notável na estreia neste escalão, onde terminou o campeonato na quarta posição com 57 pontos apenas a dois do primeiro classificado, o Maia Lidador, o Gondim alcançou nova promoção administrativa, esta referente à reorganização dos campeonatos distritais.
Milton Ribeiro explicou na primeira pessoa os motivos que o levaram a deixar o comando técnico dos maiatos: "Houve várias situações que convergiram na minha tomada de decisão. Desde logo o facto de não ganharmos durante 10 jornadas consecutivas, depois também o facto de não pactuar com faltas de empenho e de atitude que nos levavam a não conseguir vencer alguns jogos que tínhamos "na mão", por fim o facto de percebermos que trabalhávamos bem, que preparávamos a equipa para vencer e que todos sabiam aquilo que tinham a fazer, mas que depois na pratica não conseguiam transportar para dentro do campo aquilo que lhes era pedido", começou por referir o técnico. Segundo Milton Ribeiro a confiança da direcção também já não era a mesma: "Sentimos também que a direcção já nos olhava com desconfiança, independentemente das provas da nossa competência que já tínhamos dado no clube. Estas foram as principais razões que me levaram a pedir a demissão do comando técnico da equipa sénior da ARDC Gondim-Maia", revelou.
A equipa começou bem o campeonato, como já foi referido, tendo somado três vitórias nas três primeiras jornadas do campeonato. Depois um longo calvário de 11 partidas sem vencer, dez sob o comando do técnico. Milton Ribeiro aponta os principais factores para essa quebra de rendimento: "Efectivamente vencemos os três primeiros jogos e não conseguimos vencer mais nenhum. É certo que até à sétima jornada não fizemos qualquer jogo em nossa casa devido a um castigo que transitou da época passada, o que me deixa ainda mais perplexo. Fui eu que escolhi o plantel, optando por contratar jogadores com qualidade e com formação, no entanto o baixo orçamento não nos permitiu aliar aqui um critério que se veio a revelar muito importante, ou seja, a experiência nesta divisão", disse o técnico. Mas não foi só o plantel com pouca experiência para a Divisão de Honra que marcou este período de maus resultados: "Penso que a quebra da produtividade da equipa se deve muito a estes factores que aqui falamos, mas também às lesões de alguns jogadores importantíssimos na dinâmica da equipa e que estiveram ausentes durante alguns jogos, sendo que alguns deles ainda hoje estão a recuperar de lesões. A falta de opções também nos limitou imenso", desabafou o técnico. Porém, Milton Ribeiro deixou no ar algumas críticas implícitas ao plantel: "Não posso deixar de referir que os jogadores têm de ter carácter, responsabilidade, empenho e atitude para em cada treino e em cada jogo darem o melhor de si e perceberem que apenas com trabalho se ganham jogos. Não existe estatuto numa equipa da distrital onde todos lutam pelo mesmo objectivo, onde todos ganham e todos perdem".
Até ao momento, o treinador espera que o telefone toque com alguma proposta aliciante para um novo projecto, algo que ainda não se verificou, apesar de alguns contactos superficiais já efectuados: "O telefone já tocou sim, mas mais a titulo de curiosidade do que com algum convite concreto. Continuo tranquilo, a aguardar que toque, sem estar obcecado com a volta. Acredito que as pessoas com responsabilidades no futebol estejam atentas e que o meu currículo possa falar por mim. Sou um treinador que adora o que faz e que o faz com muito afinco, por isso estou disponível para ouvir e analisar os convites que possam aparecer", concluiu Milton Ribeiro.
O Gondim colocou já um ponto final na série de jogos sem vencer, ao derrotar no passado domingo o Maia Lidador por 2-5. No próximo domingo a formação maiata joga novamente fora, no terreno do Citânia de Sanfins.

Sem comentários: