17 de maio de 2025

LUIS PINTO: SER CAMPEÃO NA CASA DE PARTIDA NÃO É PARA TODOS!!

Tondela e campeã nacional da Liga 2 Meu Super
📸 - Rogério Ferreira/Kapta+

A vida, por vezes, dá muitas voltas. E quando menos esperamos, esta acaba por nos surpreender. 

Aos 36 anos, Luís Pinto, treinador natural do Porto, teve uma época 2024/25, de estreia em quase tudo. Conquistou o seu primeiro título nacional, o primeiro da carreira, e logo no ano de chegada ao futebol profissional. Uma história inspiradora, de um dos treinadores, da nova vaga, com uma margem de progressão absolutamente estonteante. 

Quis o destino que Luís Pinto fosse campeão nacional o de tudo começou. Em 2018, então com 30 anos, Luís Pinto é anunciado como treinador da União de Leiria, sucedendo no cargo a Rui Amorim, de quem tinha sido adjunto na época anterior. 

A caminhada nos leirienses foi curta, mas por um motivo que poucos treinadores em início de carreira, levariam avante. Num dos últimos treinos antes do jogo da terceira jornada, onde a U. Leiria receberia o GS Loures, no Campeonato de Portugal, dois jogadores desentenderam-se, o que levou o jovem técnico a deixá-los de fora da convocatória. No entanto, o líder da SAD leiriense, Aleksander Tolstikov, entendeu que um desses jogadores deveria ser convocado e jogar, desautorizando o treinador.  

Luís Pinto e a equipa técnica da U. Leiria, em 18/19, onde despontava o adjunto Tiago Margarido
📸 - D.R.

Luís Pinto manteve a sua opção, e foi afastado do comando técnico da equipa. O Leiria viria a vencer o jogo por uma bola a zero, mas isso acabou por ser secundário, perante um ato de intromissão inqualificável. Curiosamente, na equipa técnica de Luís Pinto estava outro nome, hoje bem conhecido, que também tentava dar os primeiros passos neste mundo: Tiago Margarido, hoje treinador do Nacional da Madeira. Margarido também saiu do Leiria, ingressando no Canelas 2010, na AF Porto, pouco depois.

Luís Pinto voltaria a trabalhar ainda essa época, no Mirandela. Em fevereiro, de 2019, o treinador mirandelense, Rui Borges, hoje ao comando do Sporting CP, saiu para o Académico de Viseu, na II Liga. E foi substituído por pelo jovem técnico, que levou os transmontanos ao sexto lugar na Série A do Campeonato de Portugal. 

Felgueiras, Real SC, Leça, Lus. Lourosa e Fafe, fazem parte do percurso do treinador. 

Está época, a chegada de Luís Pinto a Tondela foi vista com alguma desconfiança... Mas apenas por quem não conhec(ia)e o seu trabalho. Com um futebol apoiado, vistoso e eficaz, o técnico foi cumprindo nos diversos clubes por onde passou, deixando uma boa imagem. E Gilberto Coimbra, presidente do Tondela, não teve dúvidas. 

Luís Pinto tem também as portas da I Liga escancaradas, uma vez que o presidente já afirmou publicamente que o treinador é para manter. 

Uma história que tem tudo para d ar certo, num mundo tão ingrato, e tão injusto, como é o mundo do Futebol. 

Sem comentários: