25 de agosto de 2006

A sorte dos portugueses

Realizou-se ontem o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. Pela primeira vez na competição, Portugal estará representado por três equipas na maior competição europeia a nível de clubes. FC Porto, Benfica e Sporting, irão com certeza honrar e elevar o nome de Portugal, por essa Europa fora. O FC Porto na qualidade de Campeão Nacional, tentará fazer esquecer a má prestação da época passada, que culminou numa humilhante eliminação logo na fase de grupos. O Benfica tentará provar que a excelente campanha do ano passado não foi obra do acaso, enquanto que o Sporting far-se-á valer da sua juventude e irreverência, para fazer esquecer a Taça UEFA perdida à duas temporadas atrás e a má prestação europeia do ano passado: Depois de cair aos pés da Udinese na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões e transitar para a Taça UEFA, seria arredado da fase de grupos da competição pelo Halmstads, da Suécia.
As três equipas nacionais tiveram sortes diferentes. Enquanto que ao FC Porto o sorteio foi mais lisonjeiro, Benfica e Sporting têm ossos duros de roer. Mas será o Sporting que terá a tarefa mais dificultada, depois de cair num grupo com dois colossos do futebol europeu. Mas vejamos o que calhou em sorte aos nossos representantes:

FC Porto

Os azuis e brancos integram o Grupo G, juntamente com Arsenal, CSKA de Moscovo e Hamburgo. O clube alemão é o menos cotado do grupo, mas nem por isso será pêra doce, embora seja acessível para os dragões. O Hamburgo chega a fase de grupos depois de ultrapassar o Osasuna de Espanha, com 0-0 na Alemanha e 1-1 em Espanha. Esta equipa classificou-se na 3ª posição da passada Bundesliga, o que diz bem do seu valor. No plantel, despontam jogadores como o poderoso extremo esquerdo, Rafael Van Der Vaart, o central Kompany, e o iraniano Mahdavikia, que são jogadores de grande valor e que podem decidir uma partida. Recentemente o Hamburgo esteve em foco ao transferir para o Chelsea de Mourinho o lateral Boulahrouz, que ganhou a alcunha de “canibal” depois da entrada duríssima sobre Cristiano Ronaldo, no jogo Portugal-Holanda dos Quartos de final do Campeonato do Mundo.
Outro adversário dos dragões será o CSKA de Moscovo. Os russos voltam a encontrar o FC Porto, depois de terem calhado em sorte em 2004 nesta mesma competição, os russos acabariam por conquistar a Taça UEFA em Alvalade, frente ao Sporting, depois de também eliminado Benfica. Tradicionalmente difícil, o FC Porto acabaria por empatar no Dragão a zero, mas venceria em Moscovo por 0-1. O portentoso lateral/extremo esquerdo Daniel Carvalho e os rapidíssimos avançados Vagner Love e Olic, continuam a integrar o plantel, assim como o guarda-redes de grande futuro Akinfeev e o centro campista Aldonin.
Por último, o FC Porto terá que defrontar o vice-campeão europeu, Arsenal. A equipa de Arsene Wenger está cada vez mais a afastar-se do típico modelo de jogo inglês, adoptando um estilo de jogo mais latino. Este plantel dos “gunners”, que mais parece uma sociedade das nações, integra na sua maioria jogadores franceses (8) e espanhóis (3). Como referencias, temos o central suíço Senderos, o guarda-redes alemão Lehmann e como não poderia deixar de ser o portentoso avançado francês Henry. Mas existem também novos valores a despontar nesta equipa, como o extremo espanhol Reyes ou o centro campista Fabregas, Robie Van Persie, Gilberto Silva ou ainda Rosicky, recentemente contratado ao Borussia Dortmund. Como podemos ver, é um plantel recheado de qualidade, o que faz com que seja o principal candidato a ocupar uma vaga na fase seguinte da Champions League.
Apesar de favorito, a par do Arsenal, o FC Porto terá que ter bastante cuidado, pois qualquer deslize poderá ser fatal. Essencial será vencer os jogos todos em casa, ou pelo menos dois, e tentar amealhar o máximo de pontos possíveis fora, principalmente em Hamburgo e Moscovo. Penso que os Dragões têm todas as condições para seguir em frente, faltando definir apenas a posição que ocuparão no grupo.

Jogos

FC Porto-CSKA Moscovo 13 Setembro
Arsenal-FC Porto 26 Setembro
FC Porto-Hamburgo 17 Outubro
Hamburgo-FC Porto 1 Novembro
CSKA Moscovo-FC Porto 21 Novembro
FC Porto-Arsenal 6 Dezembro

Sporting CP

Dos três grandes, a fava calhou ao Sporting. Se o Grupo A era indesejável, pois teria que defrontar Barcelona e Chelsea no mesmo grupo, o Grupo B não lhe fica atrás. Inter de Milão, Bayern de Munique e Spartak de Moscovo, são os adversários dos Leões nesta fase de grupos. Embora tenha ocupado o Pote 3 no sorteio, julgo que o conjunto de Alvalade será o outsider do grupo. As minhas razões para essa consideração prendem-se com o facto desta equipa ser muito jovem e ainda sem experiência internacional, a nível de clubes. Os jogadores por ventura mais rotinados nesta competição serão Ricardo e Farnerud.
O Inter de Milão é claramente o favorito ao 1º lugar do grupo. Recentemente esteve em Alvalade para a apresentação do Sporting aos seus associados, e deixou excelentes indicações, principalmente das novas vedetas que constituem o plantel às ordens de Mancini. Jogadores como Toldo, Maicon, Vieira, Figo, Grosso, Adriano, Martins ou Ibrahimovic, fazem desta equipa interista um adversário difícil de roer, tanto mais que nos últimos anos tem-se cruzado sempre no caminho dos três grandes, e tem levado sempre a melhor.
O Bayern de Munique é o outro candidato a ocupar uma vaga na fase seguinte. Com um plantel sem grandes alterações, a única contratação mais sonante foi a da estrela emergente do futebol germânico, Lucas Podolski. Tentou também contratar Van Nistelrooy, de saída do Man. United, mas perdeu a corrida para o Real Madrid. Kahn deverá continuar na baliza, Lúcio continuará a ser o patrão da defesa, e Podolsky junta-se a Makaay, Pizarro e Santa Cruz na frente de ataque. Outros destaques dos Bávaros, são Schweinsteiger, jogador de má memória para Portugal, no Mundial 06, Hargreaves, que depois da perda de Ballack para o Chelsea, deverá assumir-se como patrão do meio campo. No entanto este jogador parece querer abandonar também o clube, para rumar ao Man United, mas a direcção dos bávaros mantém-se irredutível na intenção de manter o jogador.
O Spartak de Moscovo, que já defrontou os leões nesta mesma competição, em 00/01, com dias vitórias, uma por 3-0, outra por 3-1, será sempre um adversário difícil, principalmente no jogo na Rússia. O defesa central Rodriguez é uma das principais estrelas, mas também Shiskin, seu companheiro no eixo defensivo, Kalynychenko ou o portentoso avançado argentino Cavenaghi, serão obstáculos de peso para os leões. Esta equipa do Spartak deverá rivalizar com o Sporting por uma vaga na Taça UEFA.

Jogos

Sporting-Inter Milão 12 Setembro
Spartak Moscovo-Sporting 27 Setembro
Sporting-Bayern Munique 18 Outubro
Bayern Munique-Sporting 31 Outubro
Inter Milão-Sporting 22 Novembro
Sporting-Spartak Moscovo 5 Dezembro

SL Benfica

Os encarnados ficaram agrupados no Grupo F, juntamente com Manchester United, Celtic e FC Copenhaga.
De todos os adversários, o mais acessível deverá ser mesmo a formação escandinava, no entanto este adversário deverá ser respeitado, pois na 3ª pré-eliminatória, acabou por elimina o Ajax. Depois de perder em casa por 1-2, a deslocação à Holanda revelou-se bastante gratificante, e depois de uma concludente vitória por 0-2, estará presente pela primeira vez na fase de grupos desta competição. Silberbauer, tornou-se herói em Copenhaga, devido ao golo marcado ao Ajax, uma vez que o segundo golo dos dinamarqueses foi da autoria de Vermeer, na própria baliza. O centro campista Linderoth e o dianteiro Allback, são os jogadores mais conhecidos deste estreante na fase de grupos.
O Celtic está ao alcance do Benfica. Já sem Larsson na frente de ataque, um dos crónicos candidatos ao título escocês, perde força neste sector, embora tenha recentemente contratado Venegoor Of Hesselink, ao PSV Eindhoven. De referir que este jogador andou durante algum tempo nas cogitações do FC Porto, podendo estar na origem da demissão de Adriaanse. Com uma equipa praticamente diferente daquela que foi derrotada pelos dragões em 02/03 na final da Taça UEFA, em Sevilha, apenas o centro campista Lennon figura no onze tipo, os escoceses têm uma equipa forte, com o extremo japonês Nakamura, como expoente máximo, onde também despontam Jarosik, ex-Chelsea e os já citados Lennon e Hesselink. Será uma boa oportunidade para o Benfica vingar o jogo dos oitavos de final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 69/70, onde os encarnados acabariam por ser eliminados da prova, imagine-se, por moeda ao ar, depois de terem sido derrotados por 3-0 no jogo da primeira mão e terem vencido por 3-0 na segunda mão dessa eliminatória.
O Manchester United volta a estar no caminho dos encarnados. Desta vez deverão abordar os jogos com o Benfica com mais respeito pelo clube português, depois de terem sido eliminados das competições europeias na última temporada em pleno Estádio da Luz, com uma derrota por 2-1. Com poucas mexidas no plantel, acaba por ser o sector atacante que está com um índice de perigo mais reduzido, depois da saída de Van Nistelrooy para o Real Madrid. A contratação mais sonante dos Red Devils foi o centro campista Michael Carrick. Neste momento o United tenta reforçar o meio campo com Hargreaves, mas o negócio não se afigura nada fácil, muito por culpa da transferência do avançado holandês para Espanha, quando estava praticamente tudo certo para o jogador rumar a Munique. Cristiano Ronaldo continua a brilhar, assim como Rooney. Na defesa Rio Ferdinand continua a ser o patrão, e a baliza continua bem entregue a Van der Sar.

Jogos

FC Copenhaga-Benfica 13 Setembro
Benfica-Manchester United 26 Setembro
Celtic-Benfica 17 Outubro
Benfica-Celtic 1 Novembro
Benfica-FC Copenhaga 21 Novembro
Manchester United-Benfica 6 Dezembro

Em jeito de conclusão, arrisco a dizer que apenas o FC Porto terá a passagem aos oitavos de final praticamente certa. O Benfica, se mostrar os índices que demonstrou na última edição da prova, também pode estar presente na fase seguinte. O Sporting terá que esperar uma má prestação de algum dos grandes que ocupa o grupo, para aspirar a estar na fase seguinte. No entanto tudo é possível e por vezes o futebol tem o condão de surpreender pela positiva. Resta-me só desejar boa sorte aos três representantes portugueses e que consigam fazer o melhor possível, tanto por Portugal, como pela imagem do futebol português.

Os restantes grupos

Nos restantes grupos, há emparelhamentos curiosos, como no Grupo A, onde estão integrados, Barcelona e Chelsea. Este era certamente um grupo a evitar, não só pelas equipas portuguesas, mas também pelas restantes. No entanto a fava caiu ao Werder Bremen da Alemanha e ao Levski de Sófia da Bulgária. Obviamente que os favoritos são os dois primeiros, tanto mais que o Barcelona é o detentor do troféu e o Chelsea um crónico candidato a vence-lo. Mourinho criticou a UEFA, por esta não ter dado o estatuto de cabeça de série, ao campeão inglês, pois assim evitaria defrontar um clube forte. Ainda assim, os vice campeões alemães têm um excelente plantel, e podem intrometer-se na luta pela passagem a fase seguinte.

De todos os grupos, o que me parece mais equilibrado é o Grupo C, que engloba o Liverpool, o PSV Eindhoven, o Bordéus e o Galatasaray. Se não houver surpresas os candidatos à passagem a fase seguinte são precisamente ingleses e holandeses, mas o vice campeão francês, também tem uma equipa bastante forte, assim como o Galatasaray, que costuma intrometer-se entre os favoritos, já para não falar no infernal ambiente que os adversários encontram na Turquia. Koeman irá estar presente pela segunda vez na competição, desta vez como treinador do PSV.

No Grupo D coabitam Valência, Roma, Olimpiacos e Shakhtar Donetsk. Dos ucranianos, já vimos um bocadinho e sabe-se que são um adversário difícil, principalmente em casa. O Valência será favorito á passagem a fase seguinte, juntamente com a Roma, que beneficiou do Calciocaos, para estar presente nesta competição. No entanto o Olimpiacos tem demonstrado ao longo dos anos que é uma equipa dificílima de bater, principalmente em casa.

No Grupo E, Real Madrid, Lyon, Steua de Bucareste e Dínamo de Kiev, vão medir forças pela passagem aos oitavos de final. Espanhóis e franceses já se defrontaram na passada edição da competição, com vantagem para o Lyon. Esta equipa francesas esta em crescendo, e é uma equipa bastante forte, o que faz dela incomoda, até para um clube como o Real Madrid. Tiago, Juninho Pernambucano, ou Wiltord, serão dores de cabeça para os restantes adversários. Os romenos do Steaua regressam a Liga dos Campeões, competição que já venceram. O guardião Carlos, que se transferiu em Dezembro ultimo, terá uma oportunidade de se mostrar na maior montra do futebol internacional a nível de clubes. O Dínamo de Kiev será também um adversário difícil, pelas mesmas razões dos restantes clubes oriundos desta zona do globo. Os principais candidatos à passagem aos oitavos, são, naturalmente, Lyon e Real Madrid, no entanto o Dínamo de Kiev terá uma palavra a dizer. Os romenos deverão ser o outsider do grupo.

Por último, o Grupo H. Este grupo inclui o AC Milan, outro dos clubes beneficiados pelo Calciocaos, Lille, AEK de Atenas e Anderlecht. Os italianos deverão ter presença garantida na fase seguinte, deixando a outra vaga à disposição de qualquer um dos restantes integrantes do grupo, tendo no entanto vantagem o Lille. Os franceses defrontaram o Benfica na última edição da competição, e deixaram boas indicações. AEK e Anderlecht serão outsiders, tanto mais que os belgas têm um fraco pecúlio na competição. Quanto aos gregos, demonstraram excelentes recursos frente ao Benfica, ainda na pré-temporada, e poderão discutir com o Lille a passagem aos oitavos de final.

Sem comentários: