14 de junho de 2013

Entrevista Com - Milton Ribeiro (Treinador do Gondim)

Milton Ribeiro é o técnico convidado do Entrevista Com. Depois de subir o Progresso à 1ª Distrital, o técnico acabou por não acompanhar a equipa e assumiu mais um projecto aliciante, no Gondim-Maia. A turma maiata acabou promovida de forma administrativa à 1ª Distrital e depois de uma época brilhante, apesar de nova subida administrativa, o Gondim ascende pela primeira vez à Divisão de Honra da AF Porto. Apesar de ser de forma administrativa, foi preciso conquistar um lugar que possibilitasse essa situação, mas nem por isso, o quarto lugar deixou de ser surpresa para o técnico, que sempre acreditou no grupo, mesmo quando tinha as bancadas vazias. Com o passar do tempo foram-se enchendo até festejarem todos em conjunto, um objectivo que não era o inicial. 
Para ler com atenção mais um exclusivo do A Bola é Redonda.

Gondim-Maia chegou em dois anos à Divisão de Honra da AF Porto


A Bola é Redonda (ABR) - Milton Ribeiro, chegou ao Gondim no início da época pensando que iria disputar a 2ª Distrital. Como recebeu a notícia de que jogariam na 1ª Distrital?

Milton Ribeiro (MR) - Efectivamente quando fui convidado para treinar o Gondim em meados de Junho, aquilo que me foi dito pelo Presidente Mário Freitas, foi que a equipa iria disputar a 2ª Distrital, no entanto ainda haveria a possibilidade de disputarmos a 1ª Distrital, visto que a subida do Pedras Rubras à 3ª Nacional, para ocupar a vaga deixada por uma desistência, levaria o Perosinho a subir à Honra e o Gondim a subir da 2ª para a 1ª. No entanto apenas tivemos a confirmação já perto do inicio de Agosto, altura em que iríamos começar a pré-época. Foi com muito agrado que recebemos esta noticia, sabendo que teríamos de fazer alguns ajustes e que teríamos de trabalhar de forma diferente para que a adaptação fosse rápida e com resultados, visto que a 1ª divisão é muito diferente da 2ª! Senti-me preparado e sem qualquer receio. Acreditando no meu trabalho e ciente que se os jogadores fizessem aquilo que lhes seria pedido que poderíamos ser bem sucedidos.


ABR - Foi de alguma forma difícil preparar a equipa para este escalão?

MR - Os jogadores foram contratados para disputar a 2ª divisão, mas como havia a possibilidade de disputarmos a 1ª, tive o cuidado de escolher jogadores que me dessem garantias que, se fosse para jogar na 2ª iríamos lutar para sermos campeões, mas se caso acontecesse, o que acabou por acontecer, a promoção administrativa à 1ª divisão, podermos fazer um campeonato tranquilo. A equipa que começou foi aquela que tínhamos pensado para a segunda e, apenas na reabertura das inscrições, é que reforçamos a equipa nos pontos que achamos que estaríamos mais debilitados ou com algumas lacunas. Não sendo dissociável a média de idades do plantel, que se centra nos 21 anos, sendo que apenas seis dos 23 jogadores que compõem o grupo têm experiência de 1ª divisão. Quanto à preparação técnico-táctica para este escalão as coisas também eram diferentes, porque a 2ª disputa-se mais na base da força, sem desprimor para quem a disputa. Já nesta divisão os jogos têm mais qualidade, tenta-se praticar melhor futebol. A dificuldade existiu, mas com todos os intervenientes a tentarem dar o seu melhor, as dificuldades foram sendo ultrapassadas.


ABR - Para uma equipa recém-chegada da 2ª Distrital, acabar em quarto lugar deixa-o surpreendido?

MR - Sei que vai parecer um cliché aquilo que vou dizer, mas sinceramente o quarto lugar não me deixa nada surpreendido. A nossa série foi muito competitiva, as equipas andaram sempre muito juntas até ao ultimo terço do campeonato, apenas aí é que começou a existir alguma clivagem entre a primeira metade da tabela e a segunda. O plantel foi todo escolhido por mim, desde os jogadores que se mantiveram em Gondim, assim como todos aqueles que vieram antes e depois do campeonato começar, logo eu sabia aquilo que tinha em mãos, ou melhor, aquilo que tenho em mãos. Assim sendo, sabia também como retirar o máximo de cada jogador. Nem tudo correu como esperávamos, houve jogadores que não renderam aquilo que estávamos à espera, mas a grosso modo todos conseguiram dar o seu contributo para que este quarto lugar fosse possível, sendo que acabamos a época apenas com dois jogadores a não terem sido utilizados como titulares, já que todos os outros tiveram a sua oportunidade de jogar na equipa inicial. A direcção pediu-nos a manutenção folgada, objectivo que conseguimos atingir a 10 jornadas do final da prova. Devido ao facto de termos andado a maior parte do campeonato dentro dos cinco primeiros lugares, entendemos que devíamos querer algo mais e, juntamente com a equipa, decidimos colocar um objectivo a nós próprios e decidimos que apontaríamos a luta pelos primeiros lugares. Sabíamos que teríamos dificuldades, primeiro pela falta de experiência da quase totalidade do plantel na 1ª divisão e, mais ainda, pela falta de experiência de lutarem para subir de divisão neste escalão. É certo que houve jogos onde se notou esse handicap, assim como houve muita desconfiança por parte de adeptos do nosso clube e de outros, e também de alguns elementos de dentro do próprio clube, em relação à capacidade da equipa se manter na frente até ao final. Fomos a segunda melhor defesa, o quarto melhor ataque, a equipa que teve mais jogos consecutivos sem perder e a equipa com mais goleadas dadas. Mas conseguimos e a trabalhar da maneira que trabalhamos, sinceramente não me deixa surpreendido.


ABR - Ao abrigo da reformulação dos quadros competitivos da AF Porto, o Gondim acabou por ser promovido à Divisão de Honra. Como foi que recebeu esta notícia?

MR - De forma tranquila, sendo que foi uma noticia que nos deixou muito contentes. Ainda antes do inicio do campeonato fomos sendo informados, até por elementos de dentro da AF Porto, que a manutenção nos cinco primeiros lugares nos poderia dar a subida de divisão. Assim sendo, e como andamos a maior parte da época dentro dos primeiros cinco classificados, fomos acreditando que era possível conseguir a tal subida de divisão. Depois com as constantes mudanças de informação, centra-mo-nos no terceiro lugar, visto que esse daria subida directa, sem termos de andar a pensar nas alterações que pudessem surgir. Partimos para o último jogo a não depender apenas de nós, fizemos o nosso trabalho, vencemos, mas o Maia, a quem aproveito para endereçar os parabéns pela conquista da série e do campeonato, conseguiu vencer e assim passar de quarto para primeiro relegando-nos para fora do tal lugar que queríamos. Depois veio a informação que teríamos de disputar o jogo com o Foz (4º da Serie 1) e que em caso de vitoria nos daria a subida, mas com as alterações efectuadas na Assembleia Geral de 31/05, soubemos que subiríamos mesmo sem ter de vencer esse jogo. No entanto mentalizei os jogadores que a subida já estava conquistada, mas que teríamos de vencer para dignificar a camisola e podermos festejar a subida. Isso aconteceu, vencemos por 2-1 e assim podemos dar asas aos festejos que duraram até altas horas.


Milton Ribeiro irá continuar a
treinar o clube maiato
ABR - Qual será o seu futuro no Gondim. Vai continuar a treinar a equipa na próxima temporada?

MR - Sim, irei continuar a ser o treinador do Gondim na próxima temporada. A continuidade no comando técnico da equipa foi acertada na passada segunda-feira, numa reunião que durou pouco tempo, visto que as ideias, quer da direcção, quer da equipa técnica por mim liderada, são convergentes naquilo que ao futuro do clube diz respeito. Assim sendo, estamos já a preparar a próxima época sabendo que será um campeonato diferente daquele que disputamos este ano, mas com a noção que temos todas as condições para conseguir desempenhar um bom trabalho. Aproveito para agradecer a confiança reiterada pela direcção na pessoa do Presidente Mário Freitas e como é apanágio da minha parte, tudo farei para continuar a corresponder e conseguir ajudar a que a ARDC Gondim-Maia continue a crescer.


ABR-  Quais são as expectativas do clube para a Divisão de Honra, uma divisão bastante competitiva?

MR - A Divisão de Honra é, como o nome indica, uma Honra. Acredito que a divisão irá ser muito competitiva devido, primeiro, à qualidade dos clubes que a compõem, segundo, pela quantidade de dérbis que acontecerão e, terceiro, pela vontade que todas as equipas têm em se afirmar. As expectativas do clube são as melhores possíveis.


ABR - Poderemos ter uma nova surpresa proporcionada pelo Gondim na próxima temporada?

MR - Aquilo que posso garantir é que a equipa será preparada para proporcionar bons espectáculos de futebol e vencer o maior numero de jogos possível. Todas as épocas são diferentes, o Gondim está nesta divisão pela primeira vez e como é óbvio, o principal objectivo passará por conseguir a manutenção o mais rapidamente possível. Só depois disso pensaremos em algo mais. Não posso prometer a subida de divisão, mas posso garantir que trabalharemos para que isso possa ser possível, entrando em campo apenas com um pensamento, a vitoria, sem com isto estar aqui a dizer que vamos proporcionar uma surpresa ou não. Estamos a montar uma equipa competitiva, mantendo a base da época passada e acrescentando qualidade e competitividade à mesma, desta forma pretendemos ter uma equipa que possa entrar em campo, domingo a domingo e dar-nos aquilo que pretendemos que são os três pontos.


Milton Ribeiro não esquece
a equipa tecnica no momento
dos agradecimentos
ABR - Mister, deixe uma mensagem aos adeptos do Gondim e também aos leitores do blog.

MR - Em primeiro lugar quero agradecer ao A BOLA É REDONDA, por se lembrar dos treinadores de clubes das distritais da AF Porto e por nos dar a palavra para falarmos sobre aquilo que realmente gostamos.
Em segundo lugar quero agradecer aos leitores do blog o facto de o lerem, porque assim fazem com que ele se mantenha no ar e que possamos estar sempre actualizados em relação aos campeonatos onde estão presentes equipas do concelho de Gaia, mas não só. Dizer-lhes ainda que este desporto é fantástico e que todos podemos contribuir para que ele seja ainda melhor.
Em terceiro lugar quero agradecer à minha equipa técnica, ao meu adjunto Tiago Margarido, ao meu treinador de guarda-redes Tiago Brito, ao nosso scout Jorge Margarido e ao meu grande amigo José Leitão, pelo trabalho que têm desempenhado com seriedade, honestidade, empenho e com muito amor à modalidade. O sucesso é em grande parte vosso.
Em quarto lugar quero agradecer a todos os meus jogadores, que fizeram com que aquilo que eu idealizei fosse transportado para dentro do campo e assim conseguirmos criar este cenário. O sucesso é deles porque acreditaram nos métodos de treino, no modelo e estratégia de jogo e tentaram cumprir sempre os pressupostos que pensamos para a equipa.
Em ultimo lugar, mas não menos importante, para os adeptos do Gondim. Começamos a época com poucas pessoas nos jogo em casa, com muito poucas no jogos fora, mas com o decorrer do tempo fizemos com que vocês acreditassem nesta equipa, naquilo que nós podíamos fazer, mesmo sabendo que muitos dos que estavam na bancada preocupam-se mais em criticar do que em apoiar. No entanto crescemos com todos, aprendemos com todos e, também, por esses motivos estamos como estamos. No ultimo jogo da época tínhamos a bancada cheia, os aplausos que ouvimos foram muito bem recebidos e fizeram-nos trabalhar ainda mais. Só temos a agradecer, sem personalizar ninguém, todas as criticas, todas as vaias, todos os aplausos, todas as vezes que gritaram golo. Mais uma vez muito obrigado e espero que tenham orgulho no que esta equipa fez esta época, também vencemos por vós.

Sem comentários: