9 de junho de 2013

José Ribeiro - "Faltou alguma experiência em momentos chave"

Infesta regressou aos campeonatos distritais da AF Porto depois da escalada ate á 2ª B

José Ribeiro, técnico que dirigiu o Infesta na última época, fez um balanço da mesma em exclusivo para o A Bola é Redonda. Para o técnico "profissionalmente faço um balanço muito positivo, já que fui confrontado com um desafio difícil e que me obrigou a procurar constantes soluções para os problemas que iam surgindo. Do ponto de vista colectivo como deve calcular o balanço tem de ser obrigatoriamente negativo já que não conseguimos o objectivo mínimo que era a manutenção", afirmou, dando conta dos motivos que levaram a que o clube não conseguisse esse objectivo: "Tínhamos um plantel com muita qualidade individual, mas que numa primeira fase da época, em que era importante os resultados aparecerem, acabamos por não conseguir os necessários. Perdíamos sempre por um golo de diferença e quase sempre marcávamos primeiro. A experiência nestes casos é fundamental e faltou alguma para em momentos chave desses jogos segurarmos os resultados que nos eram favoráveis. Depois com as derrotas surgiu o normal, falta de confiança, e os jogadores começaram a duvidar das capacidades da equipa e tivemos uma fase muito complicado com maus jogos e maus resultados", revelou.
José Ribeiro recolocou o Infesta na 2ª B em apenas duas épocas, de onde havia caído em 2008/09. Porém, após este regresso, os infestistas regressam aos campeonatos Distritais, ainda que numa versão mais competitiva. José Ribeiro afirma que os pormenores são fundamentais: "Se durante duas épocas fui dizendo que o sucesso era alicerçado em pequenos pormenores que nos distinguiam dos outros clubes, também este ano essa foi a diferença", e confia que as alterações feitas nos campeonatos, com a extinção da 3ª Nacional e, no caso da AF Porto, a criação da Divisão d'Elite Pro Nacional, serão benéficas para os clubes: "Na minha opinião, é uma alteração que só vai beneficiar os clubes. Menos despesas, mais receitas e um campeonato que se adivinha super-competitivo e muito atractivo", disse.
José Ribeiro não irá continuar
a treinar o Infesta
No início da temporada, Gonçalo Borges foi contratado ao Candal, após ser o melhor marcador da Divisão de Honra com 17 golos apontados. Porém, em Dezembro o jogador acabou por sair para o vizinho Padroense. José Ribeiro diz que não faltou nada ao avançado e que foi o próprio Gonçalo que pediu para sair: "Não lhe faltou nada. Sempre que esteve disponível era titular ou era utilizado. Saiu porque pediu para sair". Relativamente à sua continuidade no Infesta, o técnico afirma que até ao dia 31 de Maio não houve qualquer contacto, sendo, por isso, um treinador livre: "Neste momento sou um treinador livre, já que o meu contrato acabou a 31 de maio e ainda não recebi nenhuma proposta do clube para continuar. Por isso o meu futuro não deverá passar pelo Infesta", revelou o treinador, afirmando também que nem um eventual contacto agora o fará regressar: "Neste momento acho muito difícil continuar, mas no futebol tudo é possível", concluiu.

O Infesta terminou o campeonato da 2ª Nacional na penúltima posição, com 25 pontos, atrás do Joane que terminou a prova com 28 pontos.

Sem comentários: