27 de junho de 2013

Regulamentos da Divisão d'Elite e Divisão de Honra já foram publicados

A AF Porto já publicou o documento onde exibe os regulamentos da Divisão d'Elite Pro Nacional e na Divisão de Honra, em conformidade com o que foi deliberado na Assembleia Geral Extraordinária de 31 de Maio.
Na Circular nº 201 de 19 de Junho de 2012, pode ler-se que os clubes que irão compor a Divisão d'Elite Pro Nacional serão os clubes da 2ª Nacional que não alcançaram a classificação necessária para participar no Campeonato Nacional de Seniores, mais os clubes da 3ª Nacional que não alcançaram classificação para subir ao CNS, as equipas B e ainda os clubes da Divisão de Honra necessários para garantir os 22 participantes, à excepção do campeão, que sobe ao CNS. 
No referido documento diz ainda que nesta fase transitória descerão quatro clubes no final da temporada 2013/14 e subirão apenas dois, para que a Divisão d'Elite venha a ser então composta por 20 clubes nas temporadas seguintes.
Já para a Divisão de Honra, que será composta por 16 clubes, os participantes serão os clubes que não alcançaram a classificação necessária para subir ao CNS e ainda os clubes da 1ª Distrital necessários para que sejam garantidos os 16 participantes. O documento na integra pode ser consultado aqui
Noutro âmbito, o Leixões informou no seu site, em comunicado, que não irá ter equipa B a disputar a Divisão d'Elite Pro Nacional. Assim, será certo que o São Martinho irá ocupar a vaga deixada pelos matosinhenses, sendo necessário promover mais um clube à Divisão de Honra e, por conseguinte, mais uma equipa será promovida à 1ª Distrital. As desistências podem não ficar por aqui e, inclusive, pode até nem haver equipas B, já que fala-se da possibilidade de Paços de Ferreira e Rio Ave também desistirem do projecto, apesar de ainda não haver confirmação oficial desta situação. Sobra o Varzim, que no seu Site promoveu as captações para este escalão. Em caso de desistências por parte do Paços de Ferreira e Rio Ave, Barrosas e Canidelo deverão ser promovidos à Divisão d'Elite.

1 comentário:

João disse...

E pode acontecer uma situação muito comica... imaginemos que o varzi, paços de ferreira e rio ave B nao competem... têm de subir para alem do sao martinho, o barrosas o canidelo e o sandinenses... e agora se sobe tambem o perafita? la vai o maia lidador subir directamente da 1ª distrital para a elite...

Uma comédia