23 de julho de 2010

Entrevista com: Hélder Calviño (ex-jogador do Candal)

Hélder Calviño foi o escolhido para ser o entrevistado desta sexta-feira. O jogador está de saída do Candal, rumando ao Bragança, para disputar o campeonato da 2ª B. O jogador, que iniciou a sua carreira no Boavista, que ainda representou na I Liga chegando a ser uma das esperanças do clube do Bessa, tem feito o seu percurso nas divisões secundárias do nosso futebol. Com passagens por Paços de Ferreira, onde se sagrou campeão na II Liga, subindo à primeira, Marco, Estoril, todos por emprestimo do Boavista, ou Lousada e Lourosa, esta temporada representou o Cinfães até Dezembro e depois o Candal até ao fim da época. Aqui ficam as esperanças do médio criativo sobre o seu futuro, que agradece todo o apoio aos sócios candalenses.

Hélder Calviño expulso no jogo com Ol. Douro

A Bola é Redonda (ABR) - Hélder, antes de mais, gostava que me desses a tua opinião sobre a temporada do Candal, embora tenhas chegado apenas em Dezembro.
Hélder Calviño (HC) - Na minha opinião foi uma época em cheio, porque foi a melhor classificação de sempre do clube. Mas ficou um sabor amargo porque perdemos a subida por um ponto.

ABR - A equipa quase alcançava a subida de divisão. O que falhou?

HC - O que falhou? Tivemos alguma ansiedade na equipa que era muito nova e também muita falta de sorte, porque ao longo da época poucas vezes tivemos a sorte do nosso lado...

 
ABR - Sei que estas de saída do clube e que vais rumar a Bragança. Confirmas?

HC - Confirmo. Para o ano vou jogar no Bragança.


ABR - Que se passou para não teres continuado ao serviço do Candal?

HC - O Candal é um clube que, a nível de ordenados, pelo menos desde que estive lá, não falha. Mas tem um orçamento muito baixo e tive muitos convites. Só aceitei agora o do Bragança, mas desejo tudo de bom para o Candal.


ABR - Que ideia levas do clube em termos de estrutura e de condições?
HC - Toda gente com quem falo, diz-me tudo de bom. Sao pessoas trabalhadores que honram os seus compromissos e isso é muito importante. É um clube que merece estar na 2ª Divisão.


ABR - O que esperas agora do Bragança, uma equipa que vai disputar a 2ª B?
HC - Espero primeiro não ter lesões e fazer uma época como tenho feito ,nestes últimos anos com mais golos se possível, para assim ultrapassar os 11 do ano passado. Mas vai ser difícil. Em termos colectivos, a permanência é a primeira meta, depois logo se vê.


ABR - Olhando um pouco ao teu percurso no futebol. Estiveste ao serviço do Boavista, mas depois não te afirmaste como era esperado. O que aconteceu?
HC - No primeiro ano era difícil, porque na minha posição tinha o Ricardo Sousa que marcava em todos os jogos. Mesmo assim, ainda fiz bons jogos com 18 anos, mas são coisas da idade que nesta altura já não fazia. Mas é passado.


ABR - Passaste por vários clubes com nome no futebol português. Qual foi o que mais te marcou?
HC - Claro que foi o Boavista. Sou tudo graças a eles, mas o Paços de Ferreira também porque é também um bom clube, cumpridor e amigo das pessoas.


ABR - O teu percurso foi praticamente entre a II Liga e a 2ª B. Este ano representaste dois clubes da 3ª Nacional. Foi um passo atrás ou não o encaras dessa forma?
HC - Claro que não, porque às vezes ganha-se mais na 3ª Divisao do que na 2ª. Em termos de clubes, o Cinfães tinha um projecto para subir e pensei que com equipa que tínhamos, podíamos dar cartas. Mas foi ate Dezembro. Fui muito feliz lá, os adeptos que o digam.


ABR - Esta temporada corres o risco de defrontar o Boavista, caso a equipa se consiga inscrever. Será um jogo especial?
HC - Claro que sim, apesar de já os ter defrontado para Taça de Portugal com o Lousada. Apesar de muitas pessoas estarem magoadas comigo por eu ter posto o clube em tribunal, têm de compreender que eu vivo disto.


ABR - Como vês a situação do clube, tendo em conta que há dez anos foi Campeão Nacional?
HC - Estou muito triste, mas acho muito estranho que ninguém fale de quem deixou aquele clube assim. Mas também não sou que vou falar.


ABR - Tens 26 anos. Ainda esperas chegar a um clube da Liga principal?
HC - Claro que sim. Mas tenho que ser realista e quando se cai numa 3ª ou 2ª divisão é muito difícil voltar ao topo. Mas sei do meu valor e tenho fé, por isso vamos ver.


ABR - Voltando um pouco atrás. O que esperas do Candal na próxima época?
HC - Que faça ainda melhor. Vai ser difícil porque saiu quase a estrutura titular toda, mas o futebol é isto, os jogadores saem e o clube fica, restando-me só desejar boa sorte.


ABR - Achas que o facto de mais de metade da equipa ter saído, vai prejudicar o clube este ano?
HC - Sim. É muito importante ficar sempre com o núcleo, e penso que até saiu mais que metade da equipa. Mas como disse, vêm outros que ate podem ser melhores. Vamos ver no que dá.


ABR - Queres deixar uma palavra aos adeptos do Candal que te viram jogar esta época?
HC - Aos adeptos que estiveram sempre comigo e com a equipa, quero dizer o meu  muito obrigado e que continuem a apoiar o Candal, unindo-se cada vez mais para tornar o clube mais forte.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tu bem tentas meter algum jogador do Candal ao barulho ! Meter jogadores a dizer mal do clube mas estás com azar ! Deixa de ser parvalhão e não deixa de ter 2 personalidades , é assim tão dificil ?

Anónimo disse...

Mais um reforço pró cdc !
Era muito bom e só esteve 2 dias em bragança.
Os transmontanos não são os candalenses, andam com os olhos bem abertos.