20 de agosto de 2025

CAMPEONATO DE PORTUGAL - TIRSENSE VISITA SÃO MARTINHO PARA CONTRARIAR A TRADIÇÃO

São Martinho venceu o último dérbi com o Tirsense, por uma bola a zero

O próximo domingo marca o regresso do dérbi de Santo Tirso, colocando frente a frente o São Martinho e o Tirsense, no Estádio Comendador Abílio Ferreira de Oliveira. As duas equipas chegam a este jogo em momentos de forma, e estados de espírito, diferentes mas com a mesma ambição: vencer o jogo. 
O Tirsense ainda não venceu nas duas jornadas já realizadas, mas soma dois pontos, fruto de dois empates. Já o São Martinho, segue no último lugar ainda sem pontos, depois de duas derrotas nas duas primeiras jornadas. Por isso, apesar de ser ainda numa fase prematura da competição, este jogo ganha um cariz diferente, para os 'campenses', última equipa a ser promovida ao Campeonato de Portugal, e por isso, a sentir algumas dores de crescimento'. "Temos tido cuidado com essa questão. Temos tentado com que os jogadores percebam que estamos ainda num processo. Tivemos algumas condicionantes, como o facto de termos feito os dois primeiros jogos com pouco tempo de trabalho, por isso, a forma como vamos abordar o dérbi será fundamental", alerta José Costa, treinador do São Martinho.

José Costa confia na
vitória do São Martinho

Ainda assim, José Costa revela a vontade em ganhar a partida. "É um jogo diferente, um jogo que todos querem ganhar. Queremos o triunfo porque seria bom para nós, pois teriamos um ânimo diferente para trabalhar os jogos seguintes", assegura José Costa.
O São Martinho vem de duas derrotas, que o técnico analisou. A primeira, frente ao Limianos, em casa, por uma bola a zero, com um golo apontado por Zé Pedro, na marcação de uma grande penalidade, e a segunda, no último domingo, em casa do Desp. Chaves B, por 3-0, com golos de Keyns Abdala (27'), Lucas Werneck (47') e Rodrigo Melro (52'), este um dos melhores golos da segunda jornada da Série A"A primeira derrota foi injusta. Penso que o resultado certo seria o empate. Criamos várias situações de golo, mas não conseguimos marcar e acabamos por sofrer de grande penalidade. Já na última partida, a equipa sentiu o primeiro jogo, e em termos físicos não estávamos no nosso melhor. Sofremos um golo aos 15', conseguimos equilibrar, mas no início da segunda parte sofremos o segundo golo, e mais tarde o terceiro. Foi uma vitória merecida do Desp. Chaves", analisou o técnico, que para este jogo não conta com Nuno Moreira e Ricardo Carvalho.

Emanuel Simões conta
com o apoio dos adeptos

Emanuel Simões, treinador do Tirsense, que ocupa o sétimo lugar da tabela classificativa, realça a normalidade deste início de campeonato, aludindo à renovação do plantel, trocou vários jogadores. "Sinceramente, olho para este início de campeonato com bastante normalidade. Temos um plantel praticamente novo, bastante jovem, comparado com o do ano passado. Nesse sentido, temos que dar tempo aos jogadores, para que estes possam evoluir", explicou o treinador.
O Tirsense vem de dois empates. O primeiro com Bragança, a dois golos, e na última segunda-feira, na receção ao Vianense, a uma bola, partida que os 'jesuítas' estiveram a perder, mas que conseguiram empatar no último suspiro do encontro, com um golo de Álvaro. Emanuel Simões acredita que a equipa poderia ter feito mais neste jogo. "É lógico que queríamos, e deveríamos, ter feito mais, principalmente no último jogo. No entanto, acredito que vamos ter essa mesma evolução e que isso acontecerá já no próximo jogo", dando de seguida a receita para o dérbi. "Um dérbi é um jogo sempre intenso. As duas equipas vão dar tudo. Tenho a certeza de que vamos estar à altura da defesa do nome do Tirsense, e fazer um bom resultado, que será a vitória", vaticinou o técnico, que conta com o apoio dos adeptos. "Tenho a certeza de que muitos tirsenses estarão no estádio, como sempre têm feito, para nos apoiar", concluiu Emanuel Simões, que não conta com Pacheco.

HISTÓRICO FAVORÁVEL AO SÃO MARTINHO

Pedro Neto decidiu o último dérbi,
 com um golo aos 89'

'Campenses' e 'Jesuítas' já se defrontaram por 11 ocasiões, com a equipa de São Martinho do Campo a levar um ligeira vantagem, contando com cinco triunfos, contra três do Tirsense, registando-se ainda três empates. 
A primeira vez que as duas equipas se defrontaram foi na primeira eliminatória da Taça de Portugal de 1982/83, com a vitória a sorrir ao São Martinho, que recebeu o Tirsense e venceu o jogo por uma bola a zero. A última vez que o Tirsense venceu o dérbi foi na época 2020/21, na primeira jornada da Série B do Campeonato de Portugal.
No entanto, é preciso recuar até à temporada 83/84, para encontrar a única vitória do Tirsense no Estádio Comendador Abílio Ferreira de Oliveira, casa do São Martinho. Foi por uma bola a zero, em jogo referente à 28ª jornada da Zona Norte da II Divisão.

A última vez que as duas equipas se defrontaram foi na época 22/23, temporada em que o São Martinho desceu aos distritais. Apesar disso, o Tirsense perdeu os dois jogos com os 'Campenses', ambos por uma bola a zero. O último jogo entre estas duas equipas foi a 12 de fevereiro de 2023, em partida referente à 18ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, e que o 0ão Martinho venceu por 1-0, com o golo a chegar aos 89', apontado por Pedro Neto.

Sem comentários: