11 de agosto de 2006

Novo colunista do blog! Apresentação e objectivos.


Olá a todos!


É com muito orgulho que escrevo este primeiro post, num blog jovem, coerente e promissor, como é o A Bola é Redonda.
Aceitei com muita honra o convite do Johnny, para vos falar daquilo que penso ser a minha especialidade, Futebol de Formação.

Antes de entrar no Futebol propriamente dito, penso que me devo apresentar e falar-vos daquilo que são os meus objectivos, neste início de colaboração com o blog.

O objectivo numero um será ,sempre, acrescentar qualidade e algo de novo ao blog.
O primordial será captar a vossa atenção e interesse, para uma vertente do nosso Futebol que por vezes é esquecida ou subvalorizada – o Futebol de Formação.
Numa era de profundas alterações no Futebol Internacional, e de implementação de regras internacionais tendo em vista a defesa da formação de jovens atletas, o Futebol de Formação tem, nos últimos tempos, começado uma longa caminhada rumo a uma importância extrema no dia a dia dos clubes e do Futebol em geral.
Cada vez mais a aposta na juventude e na qualidade de trabalho na formação será exigida e vital para a sobrevivência dos clubes e cada vez mais a prospecção de talentos ganhará um peso assinalável, na luta pela aquisição dos futuros Ronaldos e Zidanes do Futebol.

Assim, nada melhor do que criar neste blog um espaço sobre Futebol Jovem, sobre estrelas de amanha, sobre conceitos técnicos, ideias, divagações ou até informação útil para vocês - leitores, terem mais facilidade no acesso á informação do Futebol de Formação, que escasseia noutros veículos de informação.




Para quem já me conhece sabe a minha forma de funcionamento.
Não gosto de estipular datas fixas em relação a textos e rubricas, no entanto tudo farei para ser uma presença assídua e agradável neste blog.
A Rubrica Diário de Observador, que me permitiu ganhar algum mediatismo na blogosfera, será uma presença constante neste blog, e muitas outras rubricas lhe seguirão.



Antes de me despedir e como forma de todos vocês me conhecerem melhor e saberem um pouco mais sobre mim, deixo-vos algumas informações sobre a minha pessoa:

Chamo-me Nelson Oliveira, tenho 24 anos. Estou a finalizar o Curso de Relações Internacionais e resido em VN Gaia, distrito do Porto.
Desde muito novo que sou um apaixonado ou mesmo obsecado por futebol e sobretudo por futebol de formação.
Sempre tive prazer em acompanhar as competições jovens, em descobrir os craques de amanha e em estudar futebol.

Como a maioria dos miúdos sonhava um dia ter um papel activo no Futebol, não tanto como jogador, mas sim como alguém ligado á prospecção ou ao treino de miúdos.
Mas como não tinha grandes conhecimentos no meio do Futebol, decidi traçar outro rumo e decidi-me pelo curso de Relações Internacionais.
No entanto, a vida ,por vezes, prega-nos agradáveis surpresas, e depois da criação do meu blog e do abandono temporário do mesmo, recebi ,entretanto, um convite de um grande clube portugues (o qual não divulgarei o nome, por ética profissional), para me tornar observador desse mesmo clube, após alguns dirigentes terem lido alguns dos textos que publiquei no blog.
Isto aconteceu á cerca de 8 meses atrás.

Hoje em dia, fruto da minha tenacidade e procura por novas ideias e projectos, consegui uma promoção profissional, e a partir da próxima época exercerei direcção da prospecção de jovens talentos no meu distrito.
É sem dúvida alguma um projecto aliciante.

Para além dessa minha actividade á qual ,ainda, se junta a de estudante, iniciei outro tipo de actividades.
Desde logo a participação em 3 blogs futebolísticos distintos, uns mais conhecidos outros menos.
A colaboração com uma empresa de agenciamento de jogadores estrangeira.
E mais recentemente cheguei a acordo para me tornar colunista da Revista ,de eleição, Futebolista, onde retratarei mensalmente (2 páginas por mês) jovens atletas, nacionais e internacionais, a despontar no Futebol.



É uma carreira ainda curta, mas recheada de êxitos e vitórias pessoais, que vai caminhando a passos pequenos para algo maior , permitindo-me desde já a realização de alguns sonhos de menino.

Espero que a minha colaboração com este blog e em particular com o Johnny, seja mais um passo acertado nesta minha carreira, pois acredito que os blogs desportivos, são o veículo de informação e opinião mais isento e interessante, que actualmente temos.
E acredito também, que um bom blog de Futebol puderá ,no futuro, ser um projecto altamente aliciante e com uma notoriedade considerável.


Assim, despeço-me com a promessa de temas e textos muito em breve, pedindo desde já o vosso feedback, pois as vossas críticas e sugestões ..permitem-me conseguir formas de aprimorar o meu trabalhar, e de tentar encontrar meios para colmatar a vossa curiosidade e as vossas dúvidas.

Abraço e até breve
Nelson Oliveira

Sem comentários: