Esta semana o 'Entrevista Com' falou com o Professor Rui Pedro, treinador da equipa de juniores do Vilanovense que assegurou o regresso à 1ª Distrital um ano depois de ter descido. Essa conquista deu-se apenas na última jornada, na recepção ao Oliveira do Douro, onde os vilanovenses estiveram a perder por duas bolas a zero e chegando mesmo a jogar com apenas nove elementos, acabando por vencer por 4-2, ultrapassando assim os azuis e brancos na classificação. O técnico aborda a temporada, a fé dos seus jogadores na subida, bem como os próximos objectivos. Mais uma entrevista a não perder do 'A Bola é Redonda'
A Bola é Redonda (ABR) - Mister Rui Pedro, após ter descido na época anterior, terminando na última posição, o Vilanovense arrasou a concorrencia e regressou à 1ª Distrital. Qual foi a receita?
Prof. Rui Pedro conseguiu a subida à 1ª Distrital de juniores |
A Bola é Redonda (ABR) - Mister Rui Pedro, após ter descido na época anterior, terminando na última posição, o Vilanovense arrasou a concorrencia e regressou à 1ª Distrital. Qual foi a receita?
Rui Pedro (RP) - Penso que não há nenhuma receita especial. Apenas trabalhamos diariamente de uma forma séria, para que os níveis dos atletas estejam sempre elevados para cada jogo que disputamos. Aliado a isso temos um grupo fantástico de jogadores e estes "miúdos" são também, já grande homens. É um trabalho rigoroso de equipa, que além de mim, inclui o Vandim, meu adjunto e treinador de Guarda Redes, de um outro grande homem que é o Sr. Albino, nosso director, um homem incansável e que muito faz por esta equipa e pelo clube também. O Sr. Costa, massagista, que sempre trata com carinho e profissionalismo qualquer problemas dos atletas. O Zequinha e o Zé Carlos que nunca deixaram faltar nada em termos logísticos. Por último uma palavra também de agradecimento para a C.A. que sem nunca nos terem pedido a subida, apenas nos pediram que honrássemos e dignificássemos este clube quase centenário, sempre nos apoiaram e estiveram connosco. Portanto,como vê, este sucesso deve-se a um variado conjunto de pessoas, em que cada elemento teve o seu papel e função fundamental para este rápido regresso à 1ª Distrital.
ABR - O Vilanovense andou sempre nos lugares cimeiros da classificação, apesar de apenas por uma vez ter sido primeiro, à quinta jornada. Sempre acreditou que seria este o desfecho no final do campeonato?
RP - Sim, sinceramente sempre acreditei. Pois quem trabalha como nós trabalhamos, merece sem dúvida ter sucesso. É de salientar que na segunda volta apenas cedemos um empate, contando-se por vitórias os restantes jogos. Desde o início da época que um atleta, o Tiaguinho, dizia que iríamos conseguir a subida, precisamente no último jogo com o Oliveira do Douro! E felizmente isso veio a acontecer, pois sempre acreditamos e trabalhamos para isso.
ABR - A três jornadas do final, o Vilanovense empatou em Gervide e viu o Oliveira do Douro golear o Torrão e aumentar para seis pontos a vantagem que tinha. O que pensou nessa altura?
RP - É evidente que nessa altura tudo se tornou mais complicado, mas mesmo assim acreditamos que seria possível, pois o Oliveira do Douro, apesar dessa goleada infringida ao Torrão, vinha revelando sinais de algum abaixamento, o que nos motivava ainda mais. Fiz ver aos atletas que só poderíamos resignar-nos quando só já não fosse matematicamente possível. Até lá teríamos que dar tudo e deixar tudo em campo para atingir o nosso objectivo.
Jogo de nervos com o Ol. Douro terminou com vitória, apesar de algumas contrariedades |
ABR - No último jogo, o Oliveira do Douro esteve a vencer por duas bolas a zero e o Vilanovense chegou a jogar com nove elementos. Que disse aos seus atletas para os motivar, construindo mesmo um resultado que não sofre contestação?
RP - Aquilo que sempre disse. Que até ao apito final tudo seria possível. E eles foram e são grandiosos, pois dar a volta a uma desvantagem de dois golos, durante algum tempo com menos dois elementos, perante uma excelente equipa como é o Oliveira do Douro, só está ao alcance das grandes equipas. Provamos ser, sem margem para dúvidas, a melhor equipa desta série e conquistar a merecida subida. Foi um jogo histórico, como o meu amigo João Seixas o descreveu, parafraseando esta expressão: " Quem viu, viu. Quem não viu, jamais verá!". Foi sem dúvida um jogo épico. Estiveram a assistir ao jogo cerca de 1000 adeptos! Único para um jogo deste escalão nesta divisão. Eles foram sem dúvida o nosso 12º jogador. Apoiaram-nos de princípio a fim, e tal como nós equipa, nunca desacreditaram que a reviravolta seria possível, porque esta equipa tem carácter, tem raça, tem qualidade, tem classe mas acima de tudo tem humildade e grande união no grupo. Em nome da equipa o meu muito obrigado mais uma vez a esta massa associativa fantástica, pois eu nunca tinha visto nada assim!
ABR - Agora, quais são os objectivos da equipa?
RP - Serão continuar a honrar e dignificar este grandioso clube e tentar chegar o mais longe possível, ou seja, o título distrital. Continuaremos a trabalhar da mesma forma, com a mesma humildade para o conseguir. Os nossos adversários terão de trabalhar muito e mais do que nós em campo, para nos bater. E se assim for, só há que dar os parabéns aos vencedores e ficarmos orgulhosos e de consciência tranquila de que tudo fizemos para conquistar o título.
ABR - Para o ano, o mister vai continuar a treinar a equipa na 1ª Distrital?
RP - No que depender de mim continuarei, pois é com muito prazer e com muita honra que estou neste clube. É um grande clube, com uma massa associativa fantástica e com grandes homens a dirigi-lo.
ABR - Quais serão os objectivos para essa temporada que se avizinha difícil?
RP - É evidente que a 1ª Divisão é bem mais exigente, mas os nossos objectivos passarão por fazer um campeonato o mais tranquilo possível. Consolidar as bases que estão a ser criadas no clube e como qualquer treinador/atleta é tentar chegar o mais acima possível na tabela classificativa. Mas acima de tudo conseguir a manutenção o mais cedo possível.
A festa de mais um golo do Vilanovense rumo à subida |
ABR - As três equipas que desceram o ano passado, Valadares, Oliveira do Douro e Vilanovense, ocuparam curiosamente os três primeiros lugares na 2ª Divisão. São estes os clubes mais fortes neste camada?
RP - Penso que sim. Embora não nos podemos esquecer do Leverense e do Grijó, que também fizeram um campeonato fantástico, com jogadores de grande qualidade e muito bem orientados. Foram grandes e dignos adversários e nesta hora queria também felicitá-los pelo campeonato que realizaram e certamente há que contar com estas equipas no futuro.
ABR - Qual foi o ponto alto da época? E o ponto mais baixo?
RP - O ponto alto da época foi sem dúvida o último jogo com o Oliveira do Douro. Por tudo o que representou para nós, pela envolvência, pelo ambiente fantástico, pela moldura humana incrível e também pelo Fair Play demonstrado por todos os intervenientes, num jogo intenso, emotivo, disputado e decisivo. Ponto baixo, sinceramente penso não ter havido nenhum, pois fizemos um campeonato bastante satisfatório.
ABR - Por último, gostava que deixasse uma mensagem aos adeptos do Vilanovense e aos leitores do blog.
RP - Para os adeptos do Vilanovense, dizer-lhes que são a melhor massa associativa que alguma vez encontrei e o meu agradecimento mais uma vez por todo o apoio que nos têm dado. O Vilanovense é sem dúvida um clube diferente! Para o Blog, agradecer esta oportunidade que me concedeu e felicitá-lo pela divulgação que tem feito do futebol gaiense e desejar que continuem este vosso trabalho que é digno de ser reconhecido. Parabéns e bem hajam!
5 comentários:
Parabéns!!! Prof. Rui Pedro, magnificio trabalho!, Grande Homem!
esta equipa de arbitragem foi mesmo preparada para este jogo.......só aparecem em jogos cruciais ...........porque será????????
reparem na atenção do gordo ao que diz o atleta do vila....
o juiz de linha mais gordo arranjou o filho a ir jogar para lá de certeza, já que o candal e parece que tambem o coimbrões não o quizeram e agora estão todos a pagar as facturas........
e mais não digo....
Sem dúvida que o Vilanovense continua a ser o único clube de GAIA a formar jogadores jovens de qualidade.
Força VILA!!!!!!!!
Aqui o segundo comentarista só destila ódio!!! Deus te abençoe!!!
É com essas "falinhas-mansas" que os enganas..! Parece que não parte um prato mas quando vamos a ver lá se foi o enxoval completo!
Enviar um comentário