30 de março de 2011

Entrevista com: Prof. Rui Pedro (Treinador dos Juniores do Vilanovense)

Esta semana o 'Entrevista Com' falou com o Professor Rui Pedro, treinador da equipa de juniores do Vilanovense que assegurou o regresso à 1ª Distrital um ano depois de ter descido. Essa conquista deu-se apenas na última jornada, na recepção ao Oliveira do Douro, onde os vilanovenses estiveram a perder por duas bolas a zero e chegando mesmo a jogar com apenas nove elementos, acabando por vencer por 4-2, ultrapassando assim os azuis e brancos na classificação. O técnico aborda a temporada, a fé dos seus jogadores na subida, bem como os próximos objectivos. Mais uma entrevista a não perder do 'A Bola é Redonda'

Prof. Rui Pedro conseguiu a subida à 1ª Distrital de juniores

 A Bola é Redonda (ABR) - Mister Rui Pedro, após ter descido na época anterior, terminando na última posição, o Vilanovense arrasou a concorrencia e regressou à 1ª Distrital. Qual foi a receita?

Rui Pedro (RP) - Penso que não há nenhuma receita especial. Apenas trabalhamos diariamente de uma forma séria, para que os níveis dos atletas estejam sempre elevados para cada jogo que disputamos. Aliado a isso temos um grupo fantástico de jogadores e estes "miúdos" são também, já grande homens. É um trabalho rigoroso de equipa, que além de mim, inclui o Vandim, meu adjunto e treinador de Guarda Redes, de um outro grande homem que é o Sr. Albino, nosso director, um homem incansável e que muito faz por esta equipa e pelo clube também. O Sr. Costa, massagista, que sempre trata com carinho e profissionalismo qualquer problemas dos atletas. O Zequinha e o Zé Carlos que nunca deixaram faltar nada em termos logísticos. Por último uma palavra também de agradecimento para a C.A. que sem nunca nos terem pedido a subida, apenas nos pediram que honrássemos e dignificássemos este clube quase centenário, sempre nos apoiaram e estiveram connosco. Portanto,como vê, este sucesso deve-se a um variado conjunto de pessoas, em que cada elemento teve o seu papel e função fundamental para este rápido regresso à 1ª Distrital.


ABR - O Vilanovense andou sempre nos lugares cimeiros da classificação, apesar de apenas por uma vez ter sido primeiro, à quinta jornada. Sempre acreditou que seria este o desfecho no final do campeonato?

RP - Sim, sinceramente sempre acreditei. Pois quem trabalha como nós trabalhamos, merece sem dúvida ter sucesso. É de salientar que na segunda volta apenas cedemos um empate, contando-se por vitórias os restantes jogos. Desde o início da época que um atleta, o Tiaguinho, dizia que iríamos conseguir a subida, precisamente no último jogo com o Oliveira do Douro! E felizmente isso veio a acontecer, pois sempre acreditamos e trabalhamos para isso.


ABR - A três jornadas do final, o Vilanovense empatou em Gervide e viu o Oliveira do Douro golear o Torrão e aumentar para seis pontos a vantagem que tinha. O que pensou nessa altura?

RP - É evidente que nessa altura tudo se tornou mais complicado, mas mesmo assim acreditamos que seria possível, pois o Oliveira do Douro, apesar dessa goleada infringida ao Torrão, vinha revelando sinais de algum abaixamento, o que nos motivava ainda mais. Fiz ver aos atletas que só poderíamos resignar-nos quando só já não fosse matematicamente possível. Até lá teríamos que dar tudo e deixar tudo em campo para atingir o nosso objectivo.

Jogo de nervos com o Ol. Douro terminou com vitória, apesar de algumas contrariedades

ABR - No último jogo, o Oliveira do Douro esteve a vencer por duas bolas a zero e o Vilanovense chegou a jogar com nove elementos. Que disse aos seus atletas para os motivar, construindo mesmo um resultado que não sofre contestação?

RP - Aquilo que sempre disse. Que até ao apito final tudo seria possível. E eles foram e são grandiosos, pois dar a volta a uma desvantagem de dois golos, durante algum tempo com menos dois elementos, perante uma excelente equipa como é o Oliveira do Douro, só está ao alcance das grandes equipas. Provamos ser, sem margem para dúvidas, a melhor equipa desta série e conquistar a merecida subida. Foi um jogo histórico, como o meu amigo João Seixas o descreveu, parafraseando esta expressão: " Quem viu, viu. Quem não viu, jamais verá!". Foi sem dúvida um jogo épico. Estiveram a assistir ao jogo cerca de 1000 adeptos! Único para um jogo deste escalão nesta divisão. Eles foram sem dúvida o nosso 12º jogador. Apoiaram-nos de princípio a fim, e tal como nós equipa, nunca desacreditaram que a reviravolta seria possível, porque esta equipa tem carácter, tem raça, tem qualidade, tem classe mas acima de tudo tem humildade e grande união no grupo. Em nome da equipa o meu muito obrigado mais uma vez a esta massa associativa fantástica, pois eu nunca tinha visto nada assim!


ABR - Agora, quais são os objectivos da equipa?

RP - Serão continuar a honrar e dignificar este grandioso clube e tentar chegar o mais longe possível, ou seja, o título distrital. Continuaremos a trabalhar da mesma forma, com a mesma humildade para o conseguir. Os nossos adversários terão de trabalhar muito e mais do que nós em campo, para nos bater. E se assim for, só há que dar os parabéns aos vencedores e ficarmos orgulhosos e de consciência tranquila de que tudo fizemos para conquistar o título.


ABR - Para o ano, o mister vai continuar a treinar a equipa na 1ª Distrital?

RP - No que depender de mim continuarei, pois é com muito prazer e com muita honra que estou neste clube. É um grande clube, com uma massa associativa fantástica e com grandes homens a dirigi-lo.


ABR - Quais serão os objectivos para essa temporada que se avizinha difícil?

RP - É evidente que a 1ª Divisão é bem mais exigente, mas os nossos objectivos passarão por fazer um campeonato o mais tranquilo possível. Consolidar as bases que estão a ser criadas no clube e como qualquer treinador/atleta é tentar chegar o mais acima possível na tabela classificativa. Mas acima de tudo conseguir a manutenção o mais cedo possível.

A festa de mais um golo do Vilanovense rumo à subida

ABR - As três equipas que desceram o ano passado, Valadares, Oliveira do Douro e Vilanovense, ocuparam curiosamente os três primeiros lugares na 2ª Divisão. São estes os clubes mais fortes neste camada?

RP - Penso que sim. Embora não nos podemos esquecer do Leverense e do Grijó, que também fizeram um campeonato fantástico, com jogadores de grande qualidade e muito bem orientados. Foram grandes e dignos adversários e nesta hora queria também felicitá-los pelo campeonato que realizaram e certamente há que contar com estas equipas no futuro.


ABR - Qual foi o ponto alto da época? E o ponto mais baixo?

RP - O ponto alto da época foi sem dúvida o último jogo com o Oliveira do Douro. Por tudo o que representou para nós, pela envolvência, pelo ambiente fantástico, pela moldura humana incrível e também pelo Fair Play demonstrado por todos os intervenientes, num jogo intenso, emotivo, disputado e decisivo. Ponto baixo, sinceramente penso não ter havido nenhum, pois fizemos um campeonato bastante satisfatório.


ABR - Por último, gostava que deixasse uma mensagem aos adeptos do Vilanovense e aos leitores do blog.

RP - Para os adeptos do Vilanovense, dizer-lhes que são a melhor massa associativa que alguma vez encontrei e o meu agradecimento mais uma vez por todo o apoio que nos têm dado. O Vilanovense é sem dúvida um clube diferente! Para o Blog, agradecer esta oportunidade que me concedeu e felicitá-lo pela divulgação que tem feito do futebol gaiense e desejar que continuem este vosso trabalho que é digno de ser reconhecido. Parabéns e bem hajam!

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns!!! Prof. Rui Pedro, magnificio trabalho!, Grande Homem!

Anónimo disse...

esta equipa de arbitragem foi mesmo preparada para este jogo.......só aparecem em jogos cruciais ...........porque será????????
reparem na atenção do gordo ao que diz o atleta do vila....

o juiz de linha mais gordo arranjou o filho a ir jogar para lá de certeza, já que o candal e parece que tambem o coimbrões não o quizeram e agora estão todos a pagar as facturas........

e mais não digo....

Anónimo disse...

Sem dúvida que o Vilanovense continua a ser o único clube de GAIA a formar jogadores jovens de qualidade.

Força VILA!!!!!!!!

Anónimo disse...

Aqui o segundo comentarista só destila ódio!!! Deus te abençoe!!!

Anónimo disse...

É com essas "falinhas-mansas" que os enganas..! Parece que não parte um prato mas quando vamos a ver lá se foi o enxoval completo!