4 de março de 2011

Miguel Moreira dá murro na mesa - "Jogadores acomodados e sem atitude têm os dias contados no Arcozelo"

Miguel Moreira, técnico do Arcozelo estava mais uma vez muito desagradado com o desempenho dos seus jogadores, no final da partida frente ao Pedras Rubras, que terminou com vitória do conjunto da casa por 4-1, depois de os gaienses terem ganho vantagem com o um golo de Bruno aos oito minutos de jogo. No rescaldo da partida, o técnico já havia dito que houve jogadores que tiveram vontade de vencer, mas outros não: "Houve jogadores que também tiveram essa vontade, mas outros estiveram a passear o equipamento em campo. Aliado a isto, voltamos a sofrer golos infantis, em situações de jogo para as quais os nossos jogadores estavam avisados".
É a segunda vez num curto espaço de tempo, que o técnico questiona a atitude dos seus atletas. Já no início do mês de Fevereiro, em vésperas da recepção ao Vilarinho, Miguel Moreira referiu que tinha medo da vontade de ganhar da sua equipa, mas desta vez foi mais longe e questiona mesmo a atitude de alguns atletas em campo, no desafio do passado domingo com o Pedras Rubras: "Dentro do campo, a principal diferença que se notou foi a atitude e postura competitiva. Não basta ter talento para jogar futebol, acima de tudo é preciso postura competitiva e é esse o principal defeito de alguns dos nossos jogadores" disse Miguel Moreira. Num plantel onde não há muitas referencias de épocas anteriores, o técnico faz essa mesma chamada de atenção, referindo que os jogadores mais novos têm que olhar para os poucos mais velhos que existem na equipa: "Num plantel com tanta juventude e inexperiência junta, não é fácil ter exemplos para seguir, mas os nossos jogadores mais jovens têm de olhar para os poucos mais velhos e experientes que temos, como o Júlu e o Litos e ver neles um exemplo. Claro que num plantel com muitos jogadores experientes e dois ou três jovens, eles aprendem rapidamente a postura a ter, porque se não o fizerem são abafados e nunca jogam. Aqui, com 16 jovens e quatro jogadores mais experientes, isso é mais difícil de acontecer, porque obviamente alguns desses jogadores, mesmo que não tenham a melhor postura competitiva, acabam por obrigatoriamente ter de jogar", atirou Miguel Moreira.
O treinador está consciente das dificuldades da equipa para garantir a manutenção, mas ainda assim deixa um sério aviso à navegação: "Está mais do que visto que o talento não é tudo e apesar de sabermos que o nosso objectivo está cada vez mais difícil de alcançar, enquanto matematicamente for possível, vamos lutar por ele e quem vestir a camisola do Arcozelo ao domingo, vai ter de honrar e dignificar o símbolo que traz ao peito. O talento não serve para nada se a isso não juntarmos ambição e querer, por isso os jogadores que não derem tudo dentro do campo, vão passar a ter muitas dificuldades em jogar. Podemos perder os jogos porque os adversários foram melhores ou porque tivemos azar, mas é inconcebível perder jogos pura e simplesmente porque os adversários se empenham mais do que nós. Foram poucos os jogos em que perdemos porque o adversário joga melhor do que nós, mas já perdi a conta às derrotas que tivemos porque houve falta de concentração e atitude por parte de alguns dos nossos jogadores. Jogadores acomodados e sem atitude têm os dias contados no Arcozelo", afirmou Miguel Moreira.
Sobre a manutenção, Miguel Moreira afirma que alcançar esse objectivo está difícil, mas não é impossível: "Sabemos que o nosso objectivo está cada vez mais difícil, mas enquanto matematicamente for possível, vamos continuar a tentar atingi-lo. Tendo em conta o plantel e orçamento que possuímos, obviamente que sabíamos as dificuldades que íamos ter e sabemos que na opinião da  maior parte das pessoas, com esta realidade, o Arcozelo não é deste campeonato, que é uma competição com tão boas equipas, recheadas de bons jogadores e com orçamentos muito mais altos do que o nosso, mas tal como nos fomos batendo até agora, vamos continuar a fazê-lo até ao fim" e aborda as questões orçamentais da equipa que muitas dificuldades têm trazido ao clube desde o final da época passada: "As pessoas têm de ter a noção que neste momento o Arcozelo deve ter dos planteis mais jovens de todas as equipas que competem nos três campeonatos da AF Porto pois não conheço nenhuma equipa que tenha subido 11 juniores e com quase todos a jogarem com bastante regularidade. Em relação ao orçamento, é de longe o mais baixo da nossa divisão e aposto que mesmo na 1ª Distrital, a grande maioria das equipas, pelo menos da Série 1, têm orçamentos mais altos do que o nosso. Mas esta é a realidade que temos e é com ela que temos de viver e não vai ser por isso que vamos atirar  a toalha ao chão", atirou Miguel Moreira, abordando de seguida a partida com o Salgueiros 08, referindo que espera ser este jogo o da viragem para os gaienses: "Vai ser mais um jogo difícil, contra um adversário bastante experiente, que reforçou bastante a sua equipa desde o início da época e que está melhor do que estava na primeira volta e que vem moralizado com os últimos resultados que obteve. Mas vamos tentar preparar-nos o melhor possível, de forma a tentar vencer  o jogo e começar aqui a nossa recuperação" finalizou o treinador.

3 comentários:

Anónimo disse...

Perante este cenário não sabemos quem é que tem os dias contados, se serão os alguns atletas ou será o Treinador!!!. Nunca um Treinador com personalidade pode ter este tipo de comentários em público. Perante o grupo de trabalho fica em posição bastante fragilizada e sem moral perante os atletas. Veremos a posíção oficial da Direcção do Clube!

Anónimo disse...

O que se está a passar no S.C.Arcozelo, só tem um culpado: ARMANDO.

Anónimo disse...

Não compreendo como um Treinador consegue elaborar este tipo de comunicados fora das portas do balneário. Por muito que possa ter razão, este não é o local apropriado para isto. Quero ver que consequências isto terá no grupo de trabalho. Até porque sendo assim tão jovens, não saberão lidar com este tipo de postura por parte do seu treinador fora do balneário. Apenas sujou a imagem dos tais jogadores jovens.