23 de abril de 2007

Benfica-Sporting - O Derby eterno....

Primeira equipa do Benfica


Para o próximo fim de semana, estão reservados os últimos derbys deste campeonato. A jornada opõe o Benfica ao Sporting e o FC Porto ao Boavista, sendo que são dois jogos que podem clarificar muito, a decisão sobre o título. Mas destes dois jogos, salta a vista o mais antigo e mais apaixonante jogo de futebol, que Portugal alguma vêz viu. Refiro-me claro, ao Benfica-Sporting.
Os jogos entre estas duas equipas são quase seculares (fará 100 anos em 1 de Dezembro deste ano), e as histórias são mais que muitas. Desde goleadas entre rivais, até roubos de jogadores, passando por vitórias que deixaram um ou outro mais loge do título, o Benfica-Sporting tem mil e uma histórias para contar.
Como não podía deixar de ser, o A Bola é Redonda, fará, até ao dia do jogo, uma viagem pelos Benfica-Sporting, ou Sporting-Benfica mais importantes e mais intensos da história. Será apresentado um jogo por dia, e como é claro, fazendo referencia a outros. Acompanhem-nos nesta viagem.

Olhando para o lado estatistico do jogo, Benfica e Sporting já se defrontaram por 272 vezes em jogos oficíais, sendo que 145 são para o campeonato nacional.
Neses 272 jogos, a supremacía benfiquista é bem patente, registando-se 118 vitórias (67 para o campeonato), 53 empates (34 para o campeonato) e 101 vitórias do Sporting (44 para o campeonato). Em golos a vantegem do Benfica também é evidente: 465, contra 433 dos leões.

Mas a existencia de Benfica e Sporting não foi pacífica desde o primeiro dia. O Sport Lisboa, clube que está na génese do Benfica, nasceu em 1904, nas traseiras da Farmácia Franco, em Belém. O Sporting surgiría dois anos depois, em 1906, aquando da cisão no seio do Campo Grande FC, de onde saíu José Alvalade, fundador do Sporting Clube de Portugal, em conjunto com os irmãos Stomp e Gavazzo.

O primeiro jogo entre estes dois clubes, que deu o pontapé de saída nos Derbys, deu-se a 1 de Dezembro de 1907, e logo rodeado de polémica. O Sport Lisboa teve sempre grandes dificuldades para sobreviver, enquanto que o Sporting vivia na sombra do dinheiro do avô de José Alvalade, o Visconde de Alvalade. Desde logo, essa abundância financeira, proporcionou a primeira debandada histórica de jogadores entre os dois clubes. O Sporting oferecia banhos quentes aos jogadores e trocas de camisola ao intervalo, enquanto que o Sport Lisboa nem sequer campo de jogos podía oferecer. Nesta situação, o primeiro derby entre os clubes, contou na equipa que alinhou de início pelo Sporting, com 8 jogadores que abandonaram o Sport Lisboa. Foram eles: José da Cruz Viegas, Emilío de Carvalho, Albano dos Santos, António Couto, António Rosa Rodrigues, Candido Rosa Rodrigues, Daniel Queirós dos Santos e Henrique Costa.
O jogo realizou-se na Quinta Nova, campo utilizado pelo Sport Lisboa, e o árbitro foi o inglês Burtenshaw. O resultado, esse, foi de 1-2 favorável aos leões, tornando-se assim no primeiro a vencer um derby. O jogo foi realizado debaixo de uma chuva brutal, mas nem isso afastou os espectadores que acorrera em grande número para verem um jogo de futebol. O Sporting marcou primeiro, por intermedio de Cândido Costa Rodrigues, um dos oito "traidores", ainda no primeiro tempo. O Sport Lisboa chegou ao golo pouco depois do recomeço do segundo tempo, com o golo a ser apontado por Corga. O segundo golo surgiu já depois de algum tempo de paragem do jogo, devido a intensidade da chuva, e apontado na própria baliza, por um dos fudadores e mais emblematico elemento do Sport Lisboa, Cosme Damião. Já depois deste primeiro encontro, aconteceu a fusão de dois clubes que deu origem ao Sport Lisboa e Benfica que hoje conhecemos, quando o Sport Lisboa agregou o Clube Sport Benfica três meses depois, assumindo a data de fundação do Sport Lisboa, como data de nascimento do Sport Lisboa e Benfica. Assim sendo, o jogo de 1 de Dezembro de 1907 foi o pontapé de saida dos jogos entre Benfica e Sporting.




Ficam aqui recordadas as equipas que alinharam nesse primeiro encontro.


Sport Lisboa: João Persónio, Luís Vieira e Leopoldo Mocho, Alves, Cosme Damião e Marcolino Bragança, Félix Bermudes, António Costa e Eduardo Corga, António Meireles e Carlos Fraça.


Sporting CP: Emílio de Carvalho, Queirós dos Santos e José Belo, Albano dos Santos, António Couto e Nóbrega de Lima, António Rosa Rodrigues, Cândido Rosa Rodrigues e Jacob Eagleson, Cruz Viegas e Henrique Costa.

Sem comentários: