A final da Taça de Portugal entre Belenenses e Sporting, será uma reedição das finais de 40/41, 47/48 e 59/60. Será portanto o quarto confronto entre estas duas equipas, com o saldo positivo a pertencer ao Sporting, que venceu por duas vezes, enquanto que o Belenenses venceu por uma.
O primeiro jogo entre estas duas equipas foi então na distante época de 1940/1941, e acabou com vitória leonina por expressívos 4-1. Na altura marcaram pelo Sporting João Cruz (3) e Peyroteo. Pelo Belenenses marcou Gilberto Vicente.
Mas esta não foi a primeira final do emblema da Cruz de Cristo. No ano anteríor o Belenenses já tinha atingido a final, defrontando o Benfica, obtendo também uma derrota, mas por 3-1. A primeira vitoria para o Belenenses surgiu então em 41/42, na terceira final consequtiva da equipa, desta feita sendo o adversário o Vitória de Guimarães e resultado 2-0. Os golos vitoriosos foram obtidos por Artur Quaresma e Gilberto Vicente. Neste período o Belenenses tornou-se no primeiro clube a atingir três finais da Taça em três anos consecutivos.
Mas as duas equipas voltaríam a encontrar-se anos mais tarde, no regresso do Belenenses a uma final da Taça, na época de 47/48, já a equipa do Restelo tinha sido Campeã Nacional, pela primeira e única vêz na sua história. A final voltou a ser favorável ao Sporting, que venceu por 3-1, com dois golos de Peyroteo e um de Albano Pereira. O golo belenense foi apontado por Teixeira da Silva.
Anos mais tarde, em 59/60, Belenenses e Sporting voltam a medir forças, mas desta feita a vitória sorri aos azuis por 2-1, com golos de António Carvalho e do grande ídolo do clube azul, Matateu. O golo do Sporting foi apontado por Diego Arizaga.
As duas últimas presenças do Belenenses na final da Taça de Portugal foram em 85/86 e 88/89 e tiveram como adversário o Benfica. Em 85/86 o Benfica venceu, em 88/89 venceu o Belenenses num jogo bastante emotivo, com os golos dos azuis a serem apontados por Juanico e Chico Faria, enquanto que pelo Benfica marcouo Vata. Este sería o terceiro e último grande trofeu conquistado pela turma do Belenenses, na altura treinada por Marinho Peres.
Historial do Belenenses na Taça de Portugal
Presenças: 65
Presenças na Final: 8
Vitórias: 3
Historial do Sporting na Taça de Portugal
Presenças: 65
Presenças na Final: 23
Vitórias: 13
Sem comentários:
Enviar um comentário