26 de abril de 2007

SL Benfica 5-4 Sporting CP (Final da Taça de Portugal, época 51/52)

No seguimento do post anterior, e devido a problemas alheios, não consegui por on-line os posts referentes a dois jogos entre Benfica e Sporting, como tinha prometido. Por isso ficarão aqui e agora a referência a mais dois excelentes jogos de futebol entre estas duas equipas.

O jogo de hoje, faz referência á primeira final da Taça de Portugal, disputada entre os dois clubes. Mas antes disso, um pouco de história..

Equipa que venceu o Sporting pela 1ª vez, em 1908


Depois do primeiro jogo entre o Sport Lisboa e o Sporting CP, em 1907, as equipas voltaríam a encontrar-se para disputar a segunda volta do Regional de Lisboa, e o Sporting voltou a vencer. O Benfica chegou á primeira vitória em Derbies, apenas ao terceiro jogo, em 25 de Outubro de 1908. Nesse jogo, o Sporting estreou as camisolas a duas cores, metade verde, metade branca, conhecidas hoje como as camisolas Stomp, em homenagem a um dos fundadores e mais emblematico atleta do clube. O resultado desse jogo foi de 2-0, favorável aos encarnados.
Mas entre o início do século e meados do mesmo, muita coisa sucedeu. Desde logo salta á vista o jogo entre ambos os clubes na época de 47/48, em que o sporting venceu o campeonato ás custas do Benfica, naquele que ficou conhecido como o "campeonato do pirolito". Os encarnados receberam os leões a poucas jornadas do fim, e com vantagem pontual e no confronto directo fruto de vitória por 3-1 em casa do Sporting na primeira volta, tinham tudo para se poderem sagrar campeões. Além do mais, o Sporting apenas tinha vencido o Benfica por 3 vezes em 25 jogos, no terreno destes. Mas o impensável aconteceu, e o Sporting acabou por vencer por 1-4, com 4 golos do fantástico Peyroteo, pérola leonina da altura. Os golos foram marcados em apenas 35 minutos, e após percurso identico até final do campeonato, o Sporting sagrou-se campeão, com os mesmos pontos do Benfica, mas com vantagem de 5-4 no confronto directo entre ambos...
há também que relembrar, a época de 45/46, época em que o Belenenses se sagrou campeão. Os derbies entre os dois clubes, atingiram níveis de emoção bastante altos. No campo do Lúmiar, terreno do Sporting, o Benfica vencia por 0-3. Mas o resultado final acabou por ser.. 4-3 a favor dos leões, que efectuaram reviravolta fantástica, reduzindo ainda antes do intervalo, a diferença para 2-3, dando a machadada final já no segundo tempo. Mas o Benfica vingou-se no jogo da segunda volta. No Campo grande, os encarnados receberam os leões. O resultado, esse, fixou-se nos 7-2 favorável aos encarnados. Este foi o maior registo do Benfica em jogos frente ao Sporting, que chegou a estar a perder por 7-1, tendo Peyroteo reduzido a diferença a 5 minutos do fim da partida... O pecúliar deste jogo, é que os 9 golos foram todos apontados.. no segundo tempo e em 40 minutos...

Mas o melhor jogo entre ambos os clubes, estava guardado para a final da Taça de Portugal, da época de 51/52, a primeira entre ambos os clubes. Tanto Benfica como sporting já tinham vencido a competição, alías, o Benfica detinha já o record de vitória mais volumosa numa final, ao vencer o Estoril por 8-0.
O jogo foi no dia 15 de Junho de 1952, no Estádio Nacional. O jogo começou practicamente com o golo de Albano para os leões, logo aos 9 minutos de jogo, e de grande penalidade. O Benfica empatou ainda antes do intervalo, por Rogério "Pipi", também de grande penalidade.
Num jogo em que houve espectaculo, quatro revira-voltas no marcador, um hattrick e três grandes penalidades, uma delas falhada, o melhor ficou para a segunda parte. O Benfica entrou melhor e logo a abrir, Corona deu vantagem aos encarnados. Mas seis minutos depois, o Benfica já perdia por 2-3, com golos-relâmpago de Rola e Martins aos 51 e 55 minutos, respectivamente.
Mas como o jogo era impróprio para cardiacos, Rogério "Pipi", que na altura já tinha falhado uma grande penalidade, restabeleceu a igualdade ao minuto 69. Mas Rola voltaría a dar vantagem ao Sporting apenas dois minutos depois, com Raul Águas a restabelecer a igualdade aos 74 minutos de jogo. Ou seja, 3 golos novamente em 5 minutos apenas. Mas o melhor estava guardado para o minuto 90, quando Rogério "Pipi", deu a vitória ao Benfica já no minuto 90, depois de bem assistido por Águas. O esguio avançado encarnado, que detém o recorde de golos em finais de Taça (15), disse sobre o momento: "foi um momento inolvidavel. Quando o Águas me passou a bola, tive um pressentimento de que algo de bom ia acontecer. Via a Taça á minha frente, corri quanto pude, rematei e pareceu que a bola demorou um século a entrar na baliza. Depois a festa. Foram tão fortes e tantos os abraços dos colegas, que quando dei por mim, estava estendido no solo". De facto o delírio era tanto, que minutos depois o árbitro da partida teve alguma difículdade em dar por terminado o jogo, tendo que se fazer entender por gestos, tal era o ruído vindo das bancadas que nem deixou ouvir o apíto final. Quando se percebeu que o jogo terminara, a festa foi total, e no relvado os adversários abraçaram-se em sinal de que tinha sido um grande jogo, e que tinha vencido o melhor. Este jogo assinalou a despedida do Capitão encarnado na altura, Francisco Ferreira, autor da alcunha do "Pipi". Esta final, continua a ser considerada a melhor e mais emotiva final da Taça de sempre, até porque detém o recorde de golos apontados que é de 9.

Ficam para a história, as equipas que alinharam nesse jogo:

SL Benfica: Bastos, Artur e Fernandes, Moreira, Félix e Francisco Ferreira, Arsénio e Rogério, Corona, Águas e Rosário.
Treinador: Cândido Tavares.

Sporting CP: Carlos Gomes, Juvenal e Pacheco, Veríssimo, Passos e juca, Travaços e Albano, Pacheco Nobre, Martins e Rola.
Treinador: Randolhp Galloway.

Sem comentários: