26 de abril de 2007

Sporting 7-1 SL Benfica (Época 86/87)

Entre a espectacular final de 1952 e este jogo em 1986, passaram-se 34 anos e muitos casos emocionantes, envolvendo as duas equipas. Desde as vitórias do Benfica na Taça dos Campeões Europeus, passando pela vitória leonina na Taça das Taças de 64, o momento que mais salta a vista entre os clubes e que ajudou a criar mais um foco de rivalidade, foi a chegada de Eusebio para o Benfica. Depois de alguma disputa, que teve momentos carícatos, como o facto de Eusebio ter desembarcado em Portugal, vindo de Moçambique com o nome de código Ruth para que ninguém soubesse quem era, até estar escondido no Algarve até poder jogar pelo Benfica.


Eusébio

Mas a nível de jogos, há muita coisa que merece ser destacada. Em 1965, o Sporting deslocou-se ao Estádio da Luz, que já tinha sido inaugurado, assim como o de Alvalade. Mas nesse jogo, a particularidade, é que o Sporting já não vencia em terreno encarnado... a 11 anos. A última vitória leonina em casa do Benfica, foi em Janeiro de 54. O resultado desse jogo foi de 1-4, com o héroi a ser Lourenço, o autor dos 4 golos da partida. Há também a rábula do brinco de Vitor Baptista. Esta situação decorreu durante um jogo entre os dois clubes, que cúlminou com vitória encarnada por 1-0. O golo foi apontado pelo Vitor Baptista, que nos festejos acabou por perder o brinco. O carícato é que pôs toda a gente á procura da peça durante algum tempo. No final da partida, embora contente pelo resultado, Vitor estava frustrado, pois segundo ele tinha perdido dinheiro a trabalhar. É que o Brinco custara-lhe 12 contos, enquanto que o premio de jogo foi de apenas 8....
Em 78/79, mais um derby que fica na história, como o Derby dos 5-0 ao intervalo, tando a vitória sorrído aos encarnados, que apontaram todos os golos no primeiro tempo e em 35 minutos.
Em 85/86, o jogo entre leões e águias fica na história, pelo facto de a vitória leonina ter dado o título... ao FC Porto. O Benfica recebeu o Sporting, que já não vencia na Luz desde 1965, no jogo do poker de Lourenço acíma mencionado. O Benfica era primeiro na altura, com mais dois pontos que o FC Porto. A vitória leonina deixou o Benfica em pé de igualdade pontual para os rívais do Norte, mas perdia em confronto directo. Esta derrota afectou os encarnados, que acabaram o campeonato com menos dois pontos que os azuis e brancos, pois ainda seríam derrotados pelo Boavista na última ronda.

Mas o jogo que marca a história dos Derbies até ao momento, é o Sporting-Benfica de 14 de Dezembro de 1986, que terminou com o resultado de 7-1 favorável aos leões, e que se tornou assim na vitória mais volumosa em jogos entre os dois clubes. Este foi um jogo em que correu tudo bem ao Sporting, e tudo mal ao Benfica. Mas sobretudo, correu tudo bem a Manuel Fernandes.
A tarde era de chuva e o primeiro tempo, não deixava antever a catastrofe encarnada no segundo. Ao intervalo, o Sporting vencia com um normal 1-0, golo apontado por Mario Jorge, á passagem do quarto de hora.
No reinício da 2ª parte, Manuel Fernandes abriu o lívro. Logo aos 50 minutos elevou a contagem para 2-0. Wando ainda reduziu aos 59 minutos para o Benfica, fazendo os adeptos encarnados acreditarem na reviravolta. Mas Manuel Fernandes esteve imparável, e o Sporting apoiado no seu futebol chegou ao 3-1 e ao 4-1, por intermédio de Meade e novamente Mario Jorge. Nos últimos 20 minutos, Manuel Fernandes fêz o resto, apontando mais três golos e consumando a humilhação encarnada. O intrépido avançado leonino, ainda guarda religiosamente a bola do jogo, pois no dia em que se realizou o encontro, a filha do ex-jogador fazia anos, de modo que serviu de prenda. O jogo teve ainda outra particularidade. Foi árbitrado por Vítor Correia, precisamente o mesmo árbitro do jogo da segunda volta, que terminou com vitória benfiquista por 2-1. Estes 7-1, no entanto de nada serviram, pois o Benfica acabou por se sagrar campeão nessa época, com mais 14 pontos que o Sporting, que não conseguiu melhor que o 4º lugar, atrás de FC Porto e Vit. Guimarães.

Ficam para a história, as equipas que alinharam nesse jogo:

Sporting CP: Damas, Gabriel, Vírgilio, Venâncio e Fernando Mendes, Oceano, Litos, Mário Jorge e Zinho, Meade e Manuel Fernandes.
Treinador: Manuel José. Jogaram ainda: Duílio e Silvinho.

SL Benfica: Sílvino, Veloso, Dito, Oliveira e Álvaro Magalhães, Shéu, Diamantino, Chiquinho Carlos, Carlos Manuel e Wando, Rui Águas.
Treinador: John Mortimore. Jogaram ainda: Nunes e César Brito.


Fica aqui um vídeo do jogo:


Sem comentários: