27 de abril de 2007

Sporting CP 3-6 SL Benfica (Época 93/94)

Equipa campeã, na recepção ao Vit. Guimarães

Depois dos 7-1 de Alvalde, muitos outros jogos entre Benfica e Sporting foram disputados, mas nenhum com a importância e o resultado tão desiqulibrado como o de 14 de Maio de 1994. Este foi o jogo dos celébres 3-6, que, da mesma forma que Manuel Fernandes foi o alicerce dos 7-1, João Vieira Pinto ajudou a construir. Mas recuando um pouco, até ao início da época, para as hostes encarnadas este jogo e este resultado, têm ainda mais significado. O Sporting tinha uma excelente equipa nesse ano, assim como em anos anteríores, mas faltava-lhe o título, algo que já não alcançava desde a época de 81/82. Na equipa leonina, desde essa época, tinham surgido alguns bons valores, como Paulo Futre, Oceano, Carlos Xavier, Balakov, Ivkovic, aos quais se lhes juntaram, já na década de 90 e depois dos mundiais de sub-20 de Riade e Lisboa, jogadores como Figo, Paulo Torres, Capucho, Nelson, Cadete, entre outros. Mas o presidente da altura, Sousa Cintra achou que eram poucos, e quis juntar mais alguns. O Benfica começava, já desde os inícios dos anos 90, a demonstrar alguma difículdade financeira. Falava-se em salários em atraso, dívidas ao fisco e passívo a aumentar. Sousa Cintra, numa operação cirurgica, acabou por levar dois jogadores do Benfica para o Sporting, aproveitando estas dificuldades financeiras, com os jogadores, Pacheco e Paulo Sousa, a alegarem salários em atraso e a rescindirem os seus vículos com justa causa. Mas, o presidente encarnado da altura, Jorge de Brito, foi fundamental num aspecto. É que caso não tivesse intervido de uma forma célere, poderíam ter sido três os jogadores a abandonarem o clube. É que Jorge de Brito, foi resgatar aquele que durante vários anos foi a bandeira do futebol encarnado, João Vieira Pinto. Á semelhança do que aconteceu na já longinqua data de 1907, em que o Sporting oferecia banhos quentes e camisolas trocadas ao intervalo e conseguiu roubar oito jogadores, Sousa Cintra ofereceu melhores salários e conseguiu roubar dois. Mas, por ventura, não conseguiu atrair o jogador que mais lhe apetecia atrair. É que, se Paulo Sousa foi um jogador de bom nível no meio campo leonino, tendo depois sido bem vendido á Juventus, o mesmo não se pode dizer de Pacheco, que nunca consegiu assumir a importância que tinha no plantel encarnado. Jorge de Brito, então, teve que se deslocar a Marbella, onde Sousa Cintra tinha escondido o "Menino de Ouro" e voltou com ele, tendo o jogador sido fundamental nessa época, na conquista do último título, antes do longo jejum.
Mas a noite de 14 de Maio, até se prevía adversa para os encarnados. O Benfica tinha feito uma época mais ou menos razoavel, mas vinha a perder fulgor. Depois de vitórias concludentes sobre alguns clubes mais fracos, como o Famalicão que saíu vergado da Luz ao peso de uma derrota de 8-0, até ao facto de não ter perdido nenhum clássico até essa data, com um empate nas Antas logo na 1ª jornada do campeonato a 3 golos, tendo depois vencido na Luz, por 2-0 e tendo também já vencido o Sporting na Luz, também por 2-0, o certo é que chegava a esta fase da época, quando faltavam 5 jogos para o fim, apenas com um ponto de vantagem sobre o Sporting, devido ao empate cedido na jornada anterior frente ao Estrela da Amadora, enquanto que os leões tinham goleado o Beira-Mar, em Aveiro, por 0-4.
Durante essa semana, os jornais noticíavam uma derrota do Benfica, pois segundo eles, a equipa encarnada estava velha, o que contrastava com a juventude e irreverência do conjunto verde e branco, e também pelo desgaste que o jogo podería ter, pois no dia do encontro choveu com bastante intensidade, o que tornou o terreno pesado. Toda esta envolvência criou um excesso de confiança em tudo o que era Sporting, que até o speaker do estádio, antes do início do jogo, anunciou um prémio para o jogador do Sporting que marcasse... o 4º golo da noite. E por pouco não aconteceu. O que ninguém contava, era com o vendaval João Pinto.
Mas o jogo até começou bem para o Sporting, com Cadete a abrir o activo logo aos 8 minutos de jogo. Mas o festival João Pinto começou á passagem da meia hora, quando com um movimento de corpo a retira do caminho dois sportinguistas e a rematar sem hipoteses para Lemajic. Figo ainda voltou a dar vantagem aos leões, pouco depois, com um golo na pequena área, já quase dentro da baliza, na sequência da marcação de um lívre, mas depois ninguém mais conseguiu parar o grande artista. Dois minutos depois, João Pinto leva meia equipa leonina atrás e depois de tirar Vujacic da frente, bateu cruzado sem hipoteses mais uma vez para o guardião leonino. Ainda antes do intervalo, mais um golo de João Pinto, de cabeça, pôs o Benfica pela primeira vez em vantagem. Estava consumada a reviravolta, e tudo isto em 14 minutos. A saga de João Pinto continuou no segundo tempo, assistindo Isaias para os 4º e 5º golos do jogo. Só no sexto não teve participação directa. Balakov ainda atenuou a desvantagem a 10 minutos do fim, mas nada iría roubar a vitória ao Benfica, que arrancou decididamente para o título, agora com três pontos de vantagem sobre o segundo classificado. O Sporting acabou a época na 3ª posição sendo ainda ultrapassado pelo FC Porto, tendo o Benfica sido campeão com dois pontos de avanço sobre os azuis e brancos. João Pinto foi considerado pela crítica, como o melhor em campo, tendo inclusivé levado nota 10 do jornal A Bola, algo que ainda não tinha acontecido, nem voltou a acontecer. De referir que João Vieira Pinto entra na história dos classicos, por ser o único jogador encarnado a apontar um hattrick pelo Benfica em casa do Sporting desde 1908, ficando á frente de jogadores como Eusébio, José Águas, Arsénio, Rogério ou Nené. Depois deste jogo, o Benfica recebeu a União da Madeira e venceu por 1-0, indo festejar o título ao Norte, no jogo com o Gil Vicente, que o Benfica acabou por vencer por 0-3. Já campeões ainda receberam o Vit. Guimarães (empate a zero) e deslocaram-se ao Bessa (derrota por 1-0) para fechar o campeonato.

Fica aqui um vídeo do jogo. Infelizmente não consegui encontrar nenhum que contivesse também os golos do Sporting, por isso só verão os golos do Benfica.

3 comentários:

Anónimo disse...

i truthfully love your writing choice, very remarkable,
don't quit as well as keep creating considering the fact that it just simply very well worth to follow it.
looking forward to browse a whole lot more of your current stories, enjoy your day!

Raúl Paiva disse...

João Pinto não foi o único jogador a ser pontuado com a nota "10" do Jornal "ABola".
Miki Fehér no jogo em que faleceu, também recebeu a nota "10" atribuída pelo mesmo jornal ...

Rui Nascimento disse...

O resultado do jogo da 1º volta na Luz foi 2-1 e não 2-0.