30 de maio de 2007

O mercado já mexe...

A época ainda agora terminou, mas as operações de mercado já se fizeram sentir nalguns clubes, nomeadamente nos grandes portugueses. O FC Porto, Campeão Nacional, já garantiu as contratações de Nuno Espírito Santo, ex-guardião do Dínamo de Moscovo, que actuou desde Janeiro no Desp. Aves, e o lateral esquerdo da Académica, Lino. O jogador brasileiro chega ao FC Porto perto de concretizar 30 anos, assinando por duas temporadas. O defesa/extremo notabilizou-se esta temporada ao serviço dos estudantes, contabilizando algumas boas exibições, e apontando alguns golos. Quanto ao guarda-redes, segundo algumas notícias na imprensa escrita, deverá assinar também por 2 duas épocas, sendo que ainda nada está no papel. A confirmar-se, será o regresso do guardião a uma casa que bem conhece, onde jogou entre 2002 e 2005. Quanto a saídas, o FC Porto devera ceder alguns jogadores à Briosa envolvidos no negócio Lino, sendo que se afigura como provável a manutenção do extremo Hélder Barbosa, bem como o regresso de Ezequias, que fará o percurso contrario ao início da época anterior.

No Sporting, ainda não foram anunciadas quaisquer contratações, mas já existe uma novela: A renovação ou não de Rodrigo Tello. O chileno estava em fim de contrato com o clube, mas a vontade era permanecer em Alvalade. Ontem, porém, ao que tudo indica, o jogador não apareceu no departamento médico para realizar os testes e hoje o site Maisfutebol anuncia que o jogador estará a um passo de acertar um vínculo contratual com os turcos do Besiktas. Os responsáveis leoninos, dizem que o jogador tem um compromisso com o clube, e que a ser verdade a sua ida para a Turquia, agirão em conformidade. Neste momento, a preocupação dos dirigentes leoninos, é renovar contrato com as principais figuras da equipa, e depois de já terem renovado o vínculo com João Moutinho, Nani Ricardo e Tello, serão os jogadores que se seguem, com a devida ressalva ao chileno. No mesmo site, é anunciada também uma reunião entre Manchester United e Sporting por Nani, sendo que os responsáveis do clube inglês estarão interessados em levar o extremo para fazer companhia a Cristiano Ronaldo no plantel.


Zoro


No Benfica, depois da oficialização do acordo com Zoro, a custo zero, e da entrada de Fábio Coentrão, proveniente do Rio Ave, a direcção dos encarnados acertou a compra de 80% do passe do central David Luiz, que segundo declarações do pai a imprensa escrita, disse que o “FC Porto tentou de todas as formas junto do jogador, desvia-lo para o Dragão”. Ladislau Marinho diz-se “satisfeito por o filho ter ficado no Benfica” sendo que essa “sempre foi a sua vontade”. O jogador firmou um vínculo contratual por cinco temporadas. Hoje em alguns órgãos de comunicação, avançou-se o interesse dos responsáveis do Benfica no ponta de lança do Livorno, Lucarelli. Em matéria de saídas, e depois de confirmada a desvinculação de Manduca, ligado agora ao AEK, Moretto pode seguir-lhe as pisadas, mas para o Panathinaikos, que será treinado por José Peseiro. Os responsáveis do clube da capital grega procuram um guarda-redes de renome e viram em Moretto as qualidades necessárias para fazer parte do plantel. O único entrave poderá ser o valor pedido pelo Benfica, que andará a rondar o milhão de euros. Hoje também é avançada a vontade de Karagounis de rumar a Itália, onde pretende jogar por mais dois ou três anos. Rui Costa já manifestou a vontade de jogar mais uma temporada, e ainda nada esta definido em relação a Miccoli, que também já andou nas cogitações dos dragões.

No resto das equipas da Bwin Liga, o Boavista deverá reformular todo o seu plantel, com a saída de 12 jogadores e com o risco de perder mais cinco. De entre dispensas e jogadores em fim de contrato, serão vários os jogadores a abandonarem o plantel de Pacheco: William, Khadim, Zé Manuel, Hélder Rosário, Lucas, Bessa, Fernando Dinis, Tamboussi, Kaziu, Tiago, Paulo Sousa e Ricardo Sousa. Mas também poderão ser vendidos alguns atletas, como é o caso de Linz. Kazmierckzak e Grzelak deverão voltar ao clube de origem e Fary e Livramento querem abandonar o Bessa. No Paços de Ferreira, Geraldo foi vendido ao Cluj da Roménia, a Naval 1º de Maio vai dispensar o seu capitão Fernando, a oito épocas no clube, Lito deverá jogar na Académica, e Fajardo parece ter tudo acertado com o Vit. Guimarães. No Belenenses, Nivaldo renovou até 2009, Garcés abandonará o clube, pois o seu clube de origem pede um milhão de euros pelo seu passe, quantia proibitiva para os cofres do clube do Restelo. Por último, o Sp. Braga, já apresentou o lateral/extremo esquerdo, César Peixoto que assinou um vínculo com os arsenalistas por três épocas. João Tomás também parece estar de volta á cidade dos arcebispos, depois de o Al-Rayyan não ter exercido o direito de opção. Vandinho também renovou o seu vínculo contratual e no ar permanece a hipótese de Roberto Brum também rumar a Braga, proveniente da Académica.

Sem comentários: