2 de julho de 2007

A "guerra" do defeso...

A palavra guerra pode até ser um pouco forte, mas não deixa de ser uma verdadeira "guerra" entre os clubes para garantir a presença no plantel dos melhores jogadores, para assim, ser mais fácil atingir os objectivos.

Este defeso, tem sido animado desde o início. Anderson e Nani protagoizaram as transferencias de maior valor monetário até ao momento, mas tem sido no mercado nacional, que as coisas têm estado relativamente quentes.

O Benfica, diziam os jornais, garantiram junto do Pogon e da Inverfutbol, as contratações de Kazmierckzak e Edgar, respectivamente. Entretanto, dias depois é anúnciado que estes dois atletas vão parar aos lados so Dragão. Foi logo veiculada a informação de que o FC Porto "roubou" dois alvos ao arqui-rival, mas do lado encarnado apenas foi dito que não havia interesse nesses atletas, sendo quase de pronto, anúnciadas as contratações de Cardozo, também na órbita portista, e Bergessio, num raide negocial de José Veiga na Argentina. Os encarnados inicíam hoje os trabalhos da pre-temporada, uma vez que têm que preparar com afinco a participação na terceira pré-eliminatória da Champions League. Neste início de trabalhos, estarão presentes quase todos os jogadores que fazem parte do plantel, com excepção de Cardozo, ainda na Copa América, representando o Paraguai e a dúvida Léo, que pediu mais algum tempo, devido a problemas familiares. No seio dos encarnados, subsistem ainda algumas dúvidas no que a activos diz respeito, uma vez que Anderson disse que preferia sair a jogar na direita do eixo defensívo, Karagounis também manifestou vontade de regressar a Itália, Nuno Gomes está a estudar propostas da Lazio e do West Ham, enquanto que subsiste a eterna dúvida Miccoli, uma vez que José Veiga está em Turim para tentar garantir mais um ano de emprestimo do atleta, que também é fortemente desejado no Dragão. Assim sendo, é prioritário contratar mais um médio e um central, pois Luisão, David Luiz e Zoro, que também pode jogar à direita, não são suficientes.

Leões apostam no mercado de leste
O Sporting tem estado um pouco à margem desta guerrilha entre encarnados e azuis e brancos, reforçando-se cirurgicamente. Nani saiu, e deixou uma vaga por preencher, o que poderá acontecer ainda durante esta semana com a chegada de Izmailov, extremo cedido a título de empréstimo pelo Lokomotiv de Moscovo. Outro reforço leonino para o miolo é Simon Vukcevic, que provém do Saturn. O jogador chega a Alvalade depois de uma maratona negocial mais difícil do que era esperado, mas ainda assim o Sporting consegue garantir 50% do passe do atleta por cinco épocas por 2 milhões de euros, com a opção de compra dos restantes 50% pelo mesmo valor, no fim dessas cinco épocas. Gladstone já tinha sido anúnciado há algum tempo, mas poderá haver necessidade de reforçar o sector defensivo, uma vez que o Valência conta com Marco Caneira para a próxima temporada, pondo de parte o cenário do empréstimo, tendo sido veiculada a informação do avanço do Sporting para a compra do passe do atleta. Soares Franco anúnciou que até 4ª Feira será anúnciado um outro reforço para o ataque leonino, mesmo depois de já ter sido garantido o concurso de Derlei, avançado que jogou no Benfica na época finda.
Dragões com pré-temporada conturbada
O mundo azul e branco não está a ser nada pacífico. A suspeição continua na órbita do Dragão, e depois de Pinto da Costa ser formalmente acusado de corrupção em dois jogos, o FC Porto-Beira-Mar e o Nacional-Benfica, para além da suspeição que reina sobre a classificação dos árbitos da época de 2004, a preparação do plantel também não tem sido fácil. Anderson saiu prematuramente do plantel, assim como Vitor Baía, que abandonou o futebol e Ricardo Costa de partida para a Alemanha. Mas há alguns jogadores insatisfeitos no seio do clube. Baía deixou no ar, a ideia de ter sido forçado a abandonar a carreira, Ricardo Costa diz que se estão a perder referencias no balneario portista, e já anteriormente, os pais de Ibson e Bruno Moraes, atacaram a gestão do plantel feita por Jesualdo Ferreira. Se o primeiro não gostou daquilo que o pai disse, já o segundo corroborou tudo aquilo que foi dito, deixando no ar algum mau estar. Em termos de entradas, depois dos já supracitados Edgar e Kazmierckzac, também chegam ao FC Porto, Luís Aguiar, chegando por empréstimo do Liverpool de Montevideu, clube de onde também chegou na época anterior Jorge Fucile. Também chega para o meio campo, mas apenas depois do fim do mundial de sub-20, o talentoso médio Leandro Lima, proveniente do São Caetano. As dúvidas dos azuis e brancos, prendem-se no ataque, onde não se sabe se Miccoli chegará, e onde parece que Helder Postiga poderá sair, pois há interesse do Hertha de Berlim no atleta. Dúvidas também são as permanências de Pepe e Quaresma. O extremo continua a ser assediado pelo Atletico de Madrid, enquanto que o central é cobiçado pela Juventus, podendo aí estar o trunfo para entrada de Miccoli no universo azul e branco, uma vez que Ranieri é confesso admirador das qualidades do central portista. A defesa portista já tinha sido reforçada com a contratação de Lino á Académica, não estando posta de parte a chegada de outro jogador para este sector, no caso de Pepe abandonar o Dragão. As dúvidas portistas, que arrancam com os trabalhos de pré-temporada amanhã, é com os jogadores a colocar. São nada mais nada menos, do que 17 os atletas a emprestar ou dispensar, sendo que vários já têm clube.
A guerra dos pequenos.
Paços de Ferreira e U. Leiria protagonizaram a guerra dos pequenos, neste caso pelo avançado Jessuí. Depois do presidente pacense, acompanhado por José Mota, terem falado com o jogador e garantido que este estaría de corpo e alma no Paços de Ferreira, o jogador acabou por ser contratado pela União de Leiría, que também apresenta o seu plantel hoje. Entre os reforços leirienses, estão os regressados Maciel e Éder. O primeiro por empréstimo do FC Porto, o segundo proveniente do Gama do Brasil. Recorde-se que o central já tinha representado a União, antes de sair para o Boavista.
O Boavista sofreu uma razia no seu plantel, tendo neste momento algumas dificuldades para reconstrui-lo, dificuldades essas que advém de problemas financeiros. As notícias de ordenados em atraso não ajudam em nada, mas ainda assim conseguiu trazer de volta o guardião Carlos, depois de passagem algo aziaga pela Romenia, o extremo ex-Malaga, Edgar, e entre outros, a promessa do Real Massamá, Kifuta.
O Belenenses, depois da época sensacional que devolveu o clube à Europa, também se reforçou, e depois de algumas noticias que davam como certas as transferencias de Rodrigo Alvim e Rubén Amorim, o certo é que ninguém apresentou propostas concretas pelos dois atletas. No entanto, o presidente Azul e o seu treinador, Jorge Jesus, trouxeram mais alguma qualidade ao plantel, com as inclusões, de entr outros ateltas, de Hugo Leal, Devic, que actuou no Beira-Mar e chegou a falar-se de um possível interesse do FC Porto nos seus préstimos e Mendonça, portentoso atacante contratado ao Varzim.
Os regressados Vitória de Guimarães e Leixões, também reformularam os seus plantéis, com vista a uma temporada tranquila. Assim, o conjunto do Mar, optou na maioría, pelo empréstimo de atletas. Aí, o destaque vai para os atletas cedidos pelo FC Porto: Diogo Valente, Ezequias e Paulo Machado estão confirmados, Vierinha, Zequinha e Claudio Pitbull estão próximos. Jorge Baptista, guarda-redes, ex-Gil Vicente também reforça o Leixões, assim como Nuno Diogo (Penafiel) e Tales Schutz (South China)
O Vitória, apostou no mercado brasieliro, com as chegadas de Tiago Ronaldo, Luciano Amaral, Andrezinho e Felipe Tigrão. Mas também se reforçou junto de clubes nacionais, com as chegadas de Fajardo (Naval) e Carlitos (Belenenses). Mrdakovic chega para a frente de ataque, proveniente do Maccabi Telavive, e em termos de empréstimos, João Alves chega do Sporting e Raviola, jogador vendido ao FC Porto há alguns dias, ficará no plantel vitoriano.
O Sp. Braga também se reforçou convenientemente, incluindo nos seus quadros, de entre outros elementos, João Tomás, Cesar Peixoto e Zé Manuel, que abandonou o Boavista a custo zero.

Sem comentários: